enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador Sobremesas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sobremesas. Mostrar todas as postagens

domingo, 19 de março de 2017

Mousse de Chocolate e Damasco

Essa sobremesa foi adaptada do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Daniele Noce, do canal ICKFD. É super fácil de fazer, e o damasco dá um toque mais sofisticado e quebra o doce exagerado do mousse de chocolate. Sem falar que o whisky faz uma participação especial que não pode ser ignorada.

Ficou tão bom que não deu tempo de tirar a foto! :P

Ingredientes
  • 60g de açúcar
  • 3 gemas
  • 110 mL de leite
  • 120g de chocolate meio amargo (58% cacau) derretido
  • 100g de damasco
  • 1 colher (sopa) de whisky
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 200g de creme de leite fresco


Preparo

Cerca de uma hora antes, hidrate o damasco em água quente. Se quiser, adicione 1 colher (chá) de whisky na água.
Depois de hidratado, drene a água e leve o damasco ao processador para virar um purê.

Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até clarear. Ferva o leite e acrescente à mistura das gemas com o açúcar, e mexa bem.
Coe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, até começar a ferver. Retire do fogo e reserve o creme formado numa tigela. Deixe amornar.

Hidrate a gelatina em água fria conforme as instruções da embalagem. Aqueça no microondas para dissolver e, então, acrescente 2 - 3 colheres (chá) da gelatina líquida no creme morno.
Adicione o chocolate derretido e o purê de damasco.
Espere a temperatura baixar para ~30 oC e adicione o whisky.

Bata o creme de leite em ponto de chantilly e acrescente 1/3 deste na massa, mexendo bem. Na sequência junto os outros 2/3, incorporando delicadamente.

Coloque em potinhos e leve à geladeira por pelo menos 2h.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Paleta Mexicana na Travessa

Depois do sucesso das paletas mexicanas a internet está lotada destas receitas, que nós resolvemos testar. A primeira tentativa foi com a combinação de sabor e recheio que eu acho a mais perfeita: morando com leite condensado. (Na verdade, o leite condensado é um brigadeiro branco)

A que fizemos em casa é uma adaptação das receitas que rolam por aí... A nossa vai menos brigadeiro e menos açucar no suco de morango.


Para o sorvete de morango
  • 600g de morangos limpos e lavados
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • suco de 2 limões


Para o recheio de leite condensado
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga)


Preparo

Bata no liquidificador o morango com o suco de limão e o açúcar até ficar homogêneo.
Despeje metade do suco na travessa e leve ao freezer até congelar. Reserve a outra metade.

Numa panela, prepare o brigadeiro branco aquecendo a manteiga em fogo brando. Quando derreter, adicione o leite condensado e deixe aquecendo por cerca de 10 min em fogo baixo (até atingir o ponto de brigadeiro mole).
Espere esfriar e, então, despeje o recheio de leite condensado sobre a camada de suco congelada. Leve de volta ao freezer.

 Quando o recheio endurecer, despeje o restante do suco sobre ele e volte para o freezer. Sirva depois de gelado.

**Esta receita é para cerca de 4 a 6 porções (travessa quadrada de 20 cm)
***Ainda não testei, mas acredito que as diferentes receitas de brigadeiro do blog também funcionam muito bem como recheio. E o suco de outras frutas vermelhas também podem ser usadas no sorvete.

domingo, 19 de junho de 2016

Brigadeiro Gourmet de Amaretto

Pra quem acha que brigadeiro é doce de criança, aqui vai uma receita proibida para menores...
A receita é baseada no Brigadeiro ao Conhaque do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce e do ICKFD. Mas como o amaretto é muito mais saboroso, veio a ideia de usá-lo no lugar do conhaque!

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de glucose
  • 3 colheres (sopa) de amaretto


Preparo:

Misture todos os ingredientes na panela, menos o amaretto e cozinhe em fogo baixo até chega em ponto de brigadeiro. (Eu ainda deixo ele apurar um pouquinho mais no fogo, porque ele vai amolecer um pouquinho quando adicionar o amaretto).

Desligue o fogo, transfira para um pirex frio e continue mexendo até amornar (em torno de 30 oC). Acrescente o amaretto e misture bem.

Cubra com papel filme e leva à geladeira até esfriar

Faça bolinhas e cubra com chocolate granulado ou outro confeito de preferência.

***DICA: Você pode parar de cozinhar o brigadeiro um pouco antes para fazer um brigadeiro de
colher. E para deixar ainda mais gostoso, use-o como cobertura, mergulhando um físalis (ou physalis) - aquela frutinha linda e deliciosa - aberto e depois cobrindo com o chocolate granulado, como na foto. Fica maravilhoso!

***DICA: Não é muito fácil (nem barato) encontrar o Amaretto original por aí. Nós usamos o licor de amaretto (foto) produzido pela Cantina Strapazzon, em Bento Gonçalves - RS. Para saber mais sobre a vinícula:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/CantinaStrapazzon/
TripAdvisor: Reviews Cantina Strapazzon (para quem pretende viajar a Gramado ou a outros destinos da Serra Gaúcha, #fikdik)
Informações Turísticas: Serra Gaúcha - Cantina Strapazzon



sábado, 18 de junho de 2016

Brigadeiro de Paçoca


Junho é tempo de festa, e nada melhor que combinar um clássico das Festas Juninas com o docinho mais querido dos aniversários!


Essa receita foi inspirada nas variações de brigadeiro do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce, do site ICKFD. Só que nós fizemos umas mexidinhas, e ficou um brigadeiro de colher muito bom!



Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 paçocas bem amassadas / trituradas + 3 paçocas amassadas para enfeitar
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal

Preparo
Misture todos os ingredientes na panela e cozinhe em fogo baixo até dar ponto de brigadeiro,
desgrudando do fundo da panela (se for fazer brigadeiro de colher, eu tiro do fogo um pouquinho antes do ponto de brigadeiro, para ficar mais mole).

Brigadeiro: leve na geladeira com um filme plástico por cima e, depois de frio, enrole usando a paçoca amassada para efeitar (substituindo o chocolate granulado)

Brigadeiro de colher: Arrume em copinhos intercalando camadas do brigadeiro e da paçoca, deixando uma última camada de paçoca. Leve para gelar e sirva quando quiser!

**Dica: Pra quem nunca fez brigadeiro, a Danielle Noce tem um vídeo ensinando como reconhecer o famoso ponto de brigadeiro: http://bit.ly/ickfd-22



quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Morangos no Vinagre Balsâmico com Brigadeiro de Copo

Essa é uma daquelas combinações inusitadas. Quem diria que morangos combinariam com vinagre balsâmico? Pois é...  A marinada de morango com aceto balsamico (ou vinagre balsâmico aqui no Brasil) vem fazendo sucesso, pois o balsâmico realça a cor e, mais importante, o sabor do morango, deixando-o ainda mais gostoso. 

E se morango já é bom, morango com chocolate melhor ainda. Então, fica a dica de uma receita que sempre impressiona: marinadas de morango no balsâmico servida com brigadeiro mole.



Ingredientes:
  • 600g de morangos cortados em cubos
  • 1/3 de xícara (chá) de vinagre balsâmico
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 150g de chocolate amargo picado
  • 200 mL de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly (com 2 colheres (sopa) de açúcar)


Preparo:

Numa tigela, coloque 600 g de morangos cortados em cubos, 1/3 de xícara (chá) de vinagre balsâmico e 1/2 xícara (chá) de açúcar. misture e deixe marinando por cerca de 1 h. Em seguida escorra os morangos numa peneira e reserve a marinada.

Coloque numa panela 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos. Desligue o fogo e adicione 150 g de chocolate meio amargo picado, misturando bem até derreter. Retire 1/3 desta mistura de chocolate e adicione 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture bem.

Acrescente ao restante do chocolate a marinada do morango (reservada acima) e misture.

Em taças individuais, ou numa travessa, distribua os morangos marinados (reservados acima). Coloque uma camada de chocolate com a marinada de vinagre balsâmico e em seguida uma camada de chocolate com chantilly. Leve à geladeira para gelar.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Crème Fraîche

O "crème fraîche" é um creme de origem francesa, que aparece bastante nas receitas de sobremesas como ingrediente ou como acompanhamento, principalmente nas sobremesas a base de frutas.  Não é  doce, nem muito azedo... é bem sem graça se você experimentá-lo sozinho na verdade, mas muda totalmente uma receita.

A Rachel Khoo, autora do livro A Pequena Cozinha em Paris vive citando este creme em suas receitas; mas em Paris, o crème fraîche é comercializado em qualquer supermercado. Para nós, resta fazer em casa, e a Raiza Costa, do canal Dulce Deligth,  fez o favor de compartilhar este segredinho com a gente. No seu programa no GNT, Rainha da Cocada, ela sugere o crème fraîche como acompanhamento para outra receita clássica francesa, a tarte tartin, que nós já fizemos aqui. Mas, como o creme é sempre indicado para sobremesas com frutas, outra sugestão que ficou perfeita, é fazê-lo junto com outra sobremesa que já postamos aqui, as pêras ao vinho.

Assim, se você está procurando alguma coisa para dar um upgrade naquela sua sobremesa, anota a receita aí, é super fácil!

Ingredientes:

  • 240 mL de creme de leite fresco
  • 30 mL de iogurte natural


Preparo:

Misture o creme de leite com o iogurte. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 24 horas. Dê preferência para um lugar morninho, assim ele azedará mais rapidamente. Assim que ele der uma engrossadinha, pode levar para a geladeira. Coloque em um pote tampado e consuma em até 7 dias.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Gelatina de Iogurte

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • 3 xícaras (chá) de iogurte natural
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 2 envelopes de gelatina sem sabor (incolor) dissolvido em 1/3 xícara (chá) de água

Para a calda

  • 2 xícaras (chá) de suco de laranja
  • 1/4 xícara (chá) de amido de milho
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar
  • 1/3 xícara (chá) de licor de laranja

 

Para o crocante de coco

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 100 g de coco seco ralado

 

Modo de preparo

Numa tigela, junte 1 xícara (chá) de creme de leite, 3 xícaras (chá) de iogurte natural, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 colher (sopa) de essência de baunilha. Reserve.
Misture a gelatina dissolvida em 1/3 de xícara (chá) de água, com o creme reservado e coloque num refratário para pudim (8 cm x 3,5 cm).
Leve à geladeira por cerca de 3 h.
Desenforme e reserve.

Para a calda

Numa panela, misture 2 xícaras (chá) de suco de laranja, 1/4 xícara (chá) de amido de milho, 1/3 xícara (chá) de açúcar e 1/3 xícara (chá) de licor de laranja.
Leve ao fogo até engrossar ligeiramente.
Reserve.

 

Para o crocante de coco

Numa panela, coloque 2 xícaras (chá) de açúcar e deixe formar um caramelo.
Adicione 100g de coco seco ralado.
Misture bem, deixe esfriar e coloque dentro de um saco plástico.
Com o auxílio de um martelo de cozinha, bata bem até ficar um crocante fino.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bombocado de Uva Itália

Sobremesa que nunca pode faltar nas festas em família, também conhecida como bombom de uva ou de morango (basta substituir a fruta). Você também pode usar esta receita para fazer os bombons individuais.

Ingredientes

  • 1,2 kg de uva itália
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas (mesma medida) de leite
  • 4 gemas
  • 2 colheres (sopa) de maisena
  • 2 barras (400g) de chocolate meio amargo
  • 2 latas de creme de leite sem soro

1a. Camada
Forre o pirex com as uvas (ou morangos) lavadas e secas

2a. Camada
Numa panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas e a maisena dissolvida em 3-4 colheres de leite.
Leve ao fogo até ferver
Desligue e deixe esfriar bem
Despeje sobre a camada de frutas

3a. Camada
Derreta o chocolate com o creme de leite
Despeje sobre o creme branco e deixe na geladeira para endurecer.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Torta Crocante de Nozes

Esta é uma sobremesa que sempre faz sucesso nas festas! Mas atenção, pois ela tem que ser feita na véspera!

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 200g de manteiga
  • 1 xícara de chocolate em pó solúvel
  • 4 ovos (claras em neve)
  • 1 pacote de biscoito maisena (250g) picadas em pedacinhos (nas mãos)
  • 1 xícara de passas secas
  • 250g de nozes picadas
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 tablete de chocolate meio amargo
  • Nozes inteiras para enfeitar

Preparo:
Pique as nozes e o biscoito
Bata muito bem a manteiga e as gemas
Junte o leite condensado e o chocolate em pó, misture bem.
Bata as claras em neve e junte à mistura
Adicione o biscoito quebrado, as nozes picadas e as passas
Despeje em forma redonda forrada com plástico fino e leve ao freezer
No dia seguinte, desenforme e cubra com a mistura de chocolate derretido no creme de leite.

sábado, 22 de agosto de 2015

Musse de mascarpone com morangos

Essa é mais uma receita roubada do ICKFD, e é deliciosa, principalmente pela super ideia de fazer o "brulée" por cima da mousse (ou musse). Na verdade, eu acho que é uma combinação de três ideias fantásticas, que ficaram muito bem juntas, mas também podem ser utilizadas em outras sobremesas, separadamente.

1. Morangos marinados na redução de balsâmico
2. Chantilly com mascarpone
3. Açúcar queimado por cima, ou "brulée"


Como são 3 passos, vou colocar os ingredientes seguidos do modo de preparo de cada um, em separado.



1. Morangos marinados



Misture todos os ingredientes, mexa e reserve pelo tempo necessário para fazer a musse de mascarpone. Assim que terminar de bater a musse, separe os morangos do líquido formado e use-os para forrar forminhas onde será servido.

 2. Mousse de Mascarpone

  • 150 mL de creme de leite fresco
  • 1/3 xícara de açúcar refinado
  • 2 colheres (sopa) de cointreau (licor de laranja)
  • 1 fava de baunilha ou 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
  • 250g de mascarpone (não, não dá para substituir por ricota)
O creme de leite deve ser batido em ponto de chantilly. Para facilitar, eu uso a dica de colocar a bacia e o batedor da batedeira meia hora antes na geladeira. Se precisar, aqui tem mais dicas para bater chantilly
Junte o creme de leite fresco, o açúcar, o cointreau e a baunilha e bata até quase ponto de chantilly.
Adicione o mascarpone e bata mais até ficar na consistência de musse.
Preencha os potinhos com morangos com a musse e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Quando for servir, deixe 30 minutos antes no freezer, para que na hora de fazer o brulée, a musse não derreter.


3. "Brulée"

  • Açúcar demerara, a gosto

Jogue um pouco de açúcar demerara (ou cristal) por cima da mousse em todo o potinho e queime com um maçarico. Se não tiver um maçarico culinário, já vi darem a dica de aquecer uma colher e colocar por cima do açúcar para ir queimando, mas nunca testei. 
#DICA: Para formar uma casquinha bem crocante, típica do creme brulée, queima uma segunda camada de açúcar por cima da primeira.





domingo, 19 de julho de 2015

Sabayon de Champanhe com Frutas Vermelhas



A Dani já postou aqui uma receita de Zabaione ou Zabaglione, com vinho do porto. Esta receita é a versão francesa, que usa champanhe como o ingrediente alcoólico.


Ingredientes
  • 200 - 300g de frutas vermelhas (eu usei framboesas e mirtilhos)
  • 4 gemas
  • 25g de açúcar
  • 100 ml de champanhe (eu usei um demi-sec)


Preparo
  1. Coloque os ovos e o açúcar numa tigela em banho-maria e bata com o fouet até esbranquiçar e engrossar. 
  2. Acrescente o champanhe e bata até ficar bem grosso e começar a espumar, o que leva cerca de 10 minutos. (Para saber se está no ponto, desenhe um oito com o fouet - se não desmanchar, o sabayon está pronto.)
  3. Divida em 4 tigelas, coloque as frutas vermelhas por cima e sirva imediatamente.
  4. Ou leve o sabayon à geladeira até a hora de servir (bastam algumas horas) e arrume as frutas antes de servir.

Ovos batidos com o açúcar
Aparência fical, depois de adicionar a champanhe e bater por 10 min,
DICAS:

O chato desta receita é bater o creme por muito tempo e em banho-maria. Mas, se você tem uma KitchenAid (ou uma batedeira profissional, com a mesma potência) pode bater na velocidade máxima. Dá super certo (as fotos foram feitas na KitchenAid).

Eu tirei essa receita do livro "A Pequena Cozinha em Paris" de Rachel Khoo. Originalmente, a receita é com 200g de morangos e 100g de tomates-cereja. Fica a dica para quem quiser inovar!

domingo, 12 de julho de 2015

Torta Banoffee (by Eric Lanlard)

Existem variações para essa sobremesa de banana e doce-de-leite (toffee), conhecida como banoffee, mas acho que a melhor delas é a versão do Eric Lanlard, publicada no seu livro: Feito em Casa. E o melhor de tudo: é super fácil de fazer!
(E essa é a terceira receita da série: o que fazer com bananas maduras) :P

Ingredientes:

Para a base
  • 75g de manteiga sem sal + 1 colher (sopa) de manteiga derretida para untar
  • 300g de biscoito de aveia ou integral com cacau
 Para o recheio "toffee"
  • 100g de manteiga sem sal
  • 100g de açúcar mascavo
  • 1 lata de leite condensado 
Para a cobertura
  • 3 bananas grandes levemente maduras
  • 500mL de creme de leite fresco
  • chocolate em pó para polvilhar

Preparo:

Unte uma forma de 22cm com manteiga derretida.
Triture os biscoitos. Derreta a manteiga numa panela, em fogo brando, e despeje sobre o biscoito triturado. Misture bem até incorporar perfeitamente.

Coloque na forma e pressione com as costas de uma colher, cobrindo todo o fundo. Leve à geladeira para firmar.

Para preparar o recheio toffee, coloque a manteiga e o açúcar numa panela e leve ao fogo brando até o açúcar dissolver. Despeje o leite condensado e deixe ferver, sem parar de mexer. Quando abrir fervura, retire do fogo e despeje o doce de leite sobre a base de biscoito. Deixe na geladeira até gelar bem.

Quando a torta já estiver gelada, fatie as bananas e distribua sobre o doce de leite.

Bata o creme de leite em ponto de chantili e use-o para cobrir as bananas. (Dicas de como fazer a chantili caseira)

Polvilhe com o chocolate em pó e leve novamente à geladeira até a hora de servir.  


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Framboesas Vermelhas Sexy em Gelatina de Chardonnay

Essa é uma sobremesa tirada do site da Nigella Lawson, originalmente batizada de Slut Red Raspberries in Chardonnay Jelly. Segundo ela, as framboesas levam esse nome devido ao vermelho intenso, resultante da mistura das frutas vermelhas com o vinho branco.

Com este nome, #fikdik para o Dia dos Namorados!

Ingredientes:
  • 1 garrafa (750 mL) de vinho Chardonnay
  • 300g de framboesas
  • 1 fava de baunilha
  • 16g de gelatina em folha (aprox. 5 folhas)
  • 250g de açúcar
  • chantilly (opcional) para servir

*Se você não encontrar gelatina em folhas, pode substituir por gelatina sem sabor incolor em pó. São cerca de 3 colheres (chá) hidratada em 3 colheres (chá) de água fria - mas não custa observar no rótulo qual a relação correta para a gelatina em folha. Depois, quando chegar a etapa 3, adicione 1/3 da mistura de vinho quente e misture bem até a gelatina se dissolver.

Preparo:
  1. Coloque o vinho e as framboesas numa tigela e deixe marinando por 30 min. Escorra o vinho numa panela e reserve as framboesas. Corte a fava de baunilha ao meio e retire as sementes com as costas de uma faca. Junte ao vinho e aqueça até começar a ferver. Desligue o fogo e deixe a infusão esfriar por 15 min.
  2. Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por 5 min. Enquanto isso, retire as sementes de baunilha do vinho. Na panela com o vinho, adicione o açúcar e aqueça novamente em fogo baixo até o açúcar se dissolver. 
  3. Esprema as folhas de gelatina e coloque-as em outra tigela. Adicione 1/3 do vinho aquecido e mexa bem até que as folhas se dissolvam e retorne essa mistura para a panela. Misture bem e coe o vinho.
  4. Distribua as framboesas em 6 taças de vidro e acrescente a mistura de vinho e gelatina coada.
  5. Deixa na geladeira por pelo menos 3h e no máximo 24h. Retire 15min antes de servir. Se quiser, acrescente chantilly.

domingo, 31 de maio de 2015

Bolinho de Brigadeiro

Esse foi um achado do site Panelinha. Sabe aquela tarde preguiçosa, quando bate uma vontade de um docinho com café, mas ninguém quer sair de casa? Então... este bolo / doce é justamente perfeita para essas ocasiões.

A receita original é uma espécie de bolo (mas não vai farinha) no formato de um brigadeirão, com uma cobertura de brigadeiro. Deve ficar uma delícia, mas como eu não tenho (ainda) forma para pudim, acabei distribuindo a receita em forminhas de cupcakes. E aproveitei para dar uma "gourmetizada", ainda na onda das receitas menos doces...

Assim, segue a receita original, e depois, as minhas adaptações:


Ingredientes
Foto da receita original, retirado do Panelinha

(p/a massa)
  • 7 ovos
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • 10 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 50 g de coco ralado
(p/cobertura)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 lata de leite
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga 
  • 50g de chocolate granulado
Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma fôrma de pudim (com furo no meio) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno por cerca de 1 hora. Enquanto o brigadeirão assa. Quando retirar do forno, passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma e deixe esfriar.

Para a cobertura, misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa até o brigadeiro soltar do fundo da panela (cerca de 7 minutos). Desligue o fogo e deixe esfriar.

Desenforme o brigadeirão, colocando um prato por cima da fôrma e virando-o de uma vez. Espalhe a cobertura no brigadeirão e polvilhe com chocolate granulado.

 Bolinhos de Brigadeiro "Gourmet"

Aproveitando a receita acima, fiz duas modificações da massa:
1. Substituí o óleo de canola por azeite trufado
2. Adicionei castanha do pará picada no lugar do coco ralado

Na falta de leite condensado, e na preguiça de sair de casa, não tinha como fazer a cobertura.

Mas, eu queria enfeitar meus bolinhas com as estrelinhas de confeitar, e para isso precisava de uma cobertura. Além disso, o azeite trufado dá um gostinho diferente ao chocolate e pede um toque azedinho. Solução: redução de balsâmico!
(Já ouvi dizer que redução de balsâmico é o novo tomate seco. Mas fazer o que se é uma solução eficiente para quebrar o doce exagerado de algumas sobremesas...)

E para gourmetizar de vez a brincadeira, não foi qualquer redução de balsâmico. Foi o creme balsâmico da Casa Madeira, que é saborizado com as geleias também produzidas por eles (e maravilhosas para rechear uma torta). Estes bolinhos eu cobri com o creme balsâmico sabor morango e pimenta ou laranja e mel. Ambos combinaram super bem!

domingo, 24 de maio de 2015

Cheesecake de Nutella

A receita original é da Nigella Lawson, mas para quem ficou curioso, segue a tradução abaixo:

Ingredientes
  • 250 g de biscoito de maisena
  • 75 g de manteiga (sem sal) amolecida
  • 400 g (1 pote) de Nutella
  • 100 g de avelãs picadas e tostadas
  • 500 g de cream cheese (na temperatura ambiente)
  • 60 g de açúcar de confeiteiro

Preparo


Quebre os biscoitos dentro do processador, adicione a manteiga e 1 colher de chá (15 mL) de Nutella e misture. Adicione 3 colheres de chá (25g) das avelãs picadas e continue batendo na função pulsar.


Coloque a mistura numa forma circular e pressione no formato para a base da cheesecake usando as costas de uma colher. Coloque no freezer.


Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro e, depois, acrescente o restante da Nutella na mistura. Continue batendo até misturar completamente.

Tire a forma com a base do freezer e, delicadamente, coloque a mistura de Nutella. Salpique o restante das avelãs picadas por cima, para cobrir, e leve ao freezer por, pelo menos, 4 h. O ideal é preparar na véspera.

Retire do freezer apenas na hora de servir.


***
Como disse, a receita acima foi retirada do site da Nigella. Eu fiz exatamente como está lá, mas particularmente, acho que a massa de cheesecake do Claude Troisgrois, que já foi publicada aqui no site,  é melhor: vai um pouquinho mais de manteiga e, por isso, não esfarela tanto na hora de servir.
***

***
Como a própria Nigella aconselha, esta torta é muito doce, e por isso, deve ser servida bem gelada. Ela também sugere como uma sobremesa de inverno, pois no verão a cheesecake logo derrete e fica doce demais.
***

***
Mesmo esperando o inverno (ou melhor, o falso-inverno deste outono) para fazer essa cheesecake, ainda assim achei muito doce. Crianças provavelmente vão adorar, mas para quem não curte sobremesas exageradamente doces, uma redução de vinagre balsâmico vai muito bem. O azedinho da redução realça o sabor da avelã, deixando a sobremesa ainda mais gostosa!
***

segunda-feira, 2 de março de 2015

Bolo de Caneca

Sabe quando você está sozinha em casa, com uma vontade de um café com bolo, mas com muita preguiça...? Pois é. O bolo de caneca é a resposta perfeita. Nada de trabalho para preparar, e sem sobras para ficar uma semana comendo bolo velho...
Claro, você pode comprar o envelopinho da Dr. Oetker. Mas as vezes, a preguiça de ir até o supermercado também é grande...

Bolo de Caneca de Laranja

  • 1 ovo pequeno
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 1 colher (café) rasa de fermento em pó
  • 2 gotas de essência de baunilha
  • suco de 3 laranjas

Preparo: Coloque o ovo numa caneca e bata bem com um garfo. Adicione a essência de baunilha, o óleo, o açúcar e o leite e bata um pouco. A parte, esprema as laranjas, aqueça o suco numa panela e aguarde até o volume do líquido reduzir pela metade. Em seguida, coloque essa redução na caneca e acrescente a farinha de trigo e o fermento. Mexa delicadamente até a massa ficar homogênea. Asse no forno de microondas: 3 min na potência máxima.


Bolo de Chocolate na Caneca

  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de leita
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de fermento em pó

Preparo: Coloque o ovo na caneca e bata com um garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate, e bata mais um pouco. Acrescente farinha e o fermento, mexendo delicadamente para incorporar. Leve por 3 min no microondas em potência máxima.

DICA 1: Antes de assar, você pode dividir a porção em duas canecas e, no espaço que sobrar depois de assado, servir com uma bola de sorvete.

DICA 2: Acrescente pedaços de chocolate na massa crua.

Quando fui fazer esse post acabei encontrando receitas novas de bolo de caneca. Ainda não experimentei, mas parecem muito gostosas. Segue o link:

Mundo das Tribos: Bolo de fubá com goiaba na canela, Bolo de leite de coco na caneca e calda de chocolate fácil para incrementar ainda mais as receitas!

Dr. Oetker: Dicas para incrementar ainda mais os bolos prontos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Semifreddo de Chocolate e Pistache

No verão escaldante de Joinville, nada como uma sobremesa bem gelada. E pra quem não tem uma sorveteira em casa, a alternativa são os semifredos: sobremesas semi-congeladas. Este, de chocolate e pistache é uma receita do Gordon Ramsey, super simples de fazer, e que você acha o vídeo legendado em português no site da GNT.



Ingredientes
  • 75g de açúcar mascavo 
  • 4 ovos 
  • 250g de chocolate escuro finamente picado 
  • 450ml de creme de leite 
  • 50g de pistaches picados 
  • Fava de baunilha 


Modo de Preparo

Quebre o chocolate em pedaços e coloque em uma tigela sobre banho-maria para derreter. Depois de derretido, deixe esfriar um pouco (mas cuidado para não esfriar demais, ou será difícil de incorporar no creme de ovos).

Em outra tigela, abra quatro ovos, adicione o açúcar e bata. Acrescente a mistura de chocolate aos ovos batidos até obter uma ganache de chocolate bem encorpada

Em um terceiro recipiente, bata o creme de leite para que fique cremoso. Adicione as sementes de uma fava de baunilha. Em seguida, coloque o creme batido na ganache de chocolate e misture bem. Coloque os pistaches.

Prepare uma forma retangular forrando-a com um plástico (se ficar em dúvida, veja o vídeo no link acima). Despeje a mistura em uma forma, assentando a superfície com uma colher. Cubra com plástico e deixe no congelador durante 3 horas.

Para servir, retire o plástico, desenforme e polvilhe chocolate ralado por cima.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Bolo Genovês com Maçãs

O bolo genovês é um bolo leve básico, que pode ser recheado ou coberto com o creme de sua preferência. Essa versão com maçãs eu tirei do livro do Le Cordon Bleu, e pode ser servida como bolo num café, ou como uma deliciosa sobremesa acompanhada de nata, creme de baunilha ou sorvete!

Ingredientes:

  • 2 maçãs grandes
  • 20g de manteiga sem sal
  • 20g de açúcar baunilhado
  • 3 ovos
  • 60g de açúcar granulado fino
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 90g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 20 g de manteiga sem sal derretida


Preparo:

Primeiro, prepare a cobertura de maçã.  Para isso, descasque as maças e corte-as em formato de meia lua.  

Numa frigideira, derreta a manteiga com o açúcar baunilha. Deixe cozinhar até dourar e caramelizar. Adicione as fatias de maça e cozinhe em fogo médio a alto por cerca de 1 minuto. 

Forre uma forma redonda (cerca de 18 cm de diâmetro) com papel manteiga, unte e enfarinhe. Disponha as fatias de maça no fundo forma e deixe descansar.

Pré-aqueça o forno a 180 oC.

Misture os ovos, o açúcar e a baunilha numa tigela. Coloque-a sobre uma panela com água quente e bata (em banho-maria) até esbranquiçar e dobrar o volume. Retire do banho-maria e deixe esfriar.

Peneire a farinha e a canela e envolva ligeiramente no creme anterior. Em seguida, verta a manteiga derretida e incorpore cuidadosamente. Adicione à forma já preparada com as maçãs.

Leve ao forno por cerca de 30 min. Deixe esfriar por 5 a 10 min e desenforme.

Dicas:

* O açúcar baunilhado pode ser feito colocando uma vagem de baunilha num recipiente com açúcar.

** Se você tem uma batedeira do tipo da Kitchen Aid, não precisa bater o creme em banho-maria. É o único modelo que vi que tem força suficiente para não precisar do aquecimento para incorporar ar na massa.

domingo, 23 de novembro de 2014

Creme brulee

Esta é uma sobremesa que sempre faz sucesso. O seu nome significa creme queimado. Para ela ficar perfeita é necessário um maçarico para fazer a crosta de açúcar queimado.

Ingredientes

  • 300ml de leite
  • 300ml de creme de leite
  • 2 favas de baunilha
  • 75g de açúcar
  • 6 gemas de ovos

Numa panela aqueça o leite,  creme leite e as favas de baunilha (deve-se abrir a fava e raspar as sementes. Pode-se colocar as favas juntos na infusão ou guarda-las junto com açúcar para fazer açúcar baunilhado) . Não deixe ferver.

Batas as gemas e os açúcar até obter um creme esbranquiçado.
Quando a mistura do leite estiver morna, retire a fava de baunilha misture com creme de gemas.

Coloque em ramequins e coloque num formar para assar em banho-maria em forno pré aquecido a 120°C até estarem em consistência de pudim.

Leve a geladeira por no mínimo 12h.

Para fazer a crosta eu prefiro açúcar demerera, pois deixa crosta mais escura. Cubra a superfície do creme com açúcar e utilize o maçarico para caramelizar o açúcar. 

domingo, 16 de novembro de 2014

Tiramisu

Ingredientes

  • 150g de biscoito champanhe
  • 5 xícaras (café) de café (de preferência café expresso)
  • 2 colheres de sopa de vinho do Porto
  • 300g de mascarpone
  • 1 xícara de açúcar confeiteiro
  • 3 gemas
  • Cacau para polvilhar

Prepare o creme: bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.  Adicione o mascarpone e continue batendo até obter uma mistura homogênea.

Junte o vinho e o café e mergulhe os biscoitos neste líquido.  

Cubra o fundo da travessa com os biscoitos.  

Espalhe metade do creme sobre a bolacha e salpique com o cacau em pó.

Repita a operação.

Deixe na geladeira por no mínimo 3 horas.