Essa é uma sobremesa tirada do site da Nigella Lawson, originalmente batizada de Slut Red Raspberries in Chardonnay Jelly. Segundo ela, as framboesas levam esse nome devido ao vermelho intenso, resultante da mistura das frutas vermelhas com o vinho branco.
Com este nome, #fikdik para o Dia dos Namorados!
Ingredientes:
- 1 garrafa (750 mL) de vinho Chardonnay
- 300g de framboesas
- 1 fava de baunilha
- 16g de gelatina em folha (aprox. 5 folhas)
- 250g de açúcar
- chantilly (opcional) para servir
*Se você não encontrar gelatina em folhas, pode substituir por gelatina sem sabor incolor em pó. São cerca de 3 colheres (chá) hidratada em 3 colheres (chá) de água fria - mas não custa observar no rótulo qual a relação correta para a gelatina em folha. Depois, quando chegar a etapa 3, adicione 1/3 da mistura de vinho quente e misture bem até a gelatina se dissolver.
Preparo:
- Coloque o vinho e as framboesas numa tigela e deixe marinando por 30 min. Escorra o vinho numa panela e reserve as framboesas. Corte a fava de baunilha ao meio e retire as sementes com as costas de uma faca. Junte ao vinho e aqueça até começar a ferver. Desligue o fogo e deixe a infusão esfriar por 15 min.
- Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por 5 min. Enquanto isso, retire as sementes de baunilha do vinho. Na panela com o vinho, adicione o açúcar e aqueça novamente em fogo baixo até o açúcar se dissolver.
- Esprema as folhas de gelatina e coloque-as em outra tigela. Adicione 1/3 do vinho aquecido e mexa bem até que as folhas se dissolvam e retorne essa mistura para a panela. Misture bem e coe o vinho.
- Distribua as framboesas em 6 taças de vidro e acrescente a mistura de vinho e gelatina coada.
- Deixa na geladeira por pelo menos 3h e no máximo 24h. Retire 15min antes de servir. Se quiser, acrescente chantilly.
Nenhum comentário:
Postar um comentário