enchalotes

enchalotes

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Um clássico francês: Bouef Bourguignon

Desde a primeira vez que eu assisti o filme Julie&Julia fiquei com vontade de fazer o bouef bourguignon. Na verdade, queria fazer a receita numa panela da Le Cruset, pois acho que está receita merecia ser feita numa panela desta, mas acho que os valores destas panelas são quase proibitivos. Então resolvi fazer na minha caçarola da Tramontina (que é uma excelente panelas!). O importante é ter uma panela que possa ir ao forno!

Quanto à receita, fiz pequenas adaptações das receitas postadas em dois blogs:


Pulei alguns passos sugeridos, como secar a carne e coar o molho no final. E no final, deixei o molho reduzir no fogão por uns 30 minutos, para deixar o molho na consistência que eu queria.

Ingredientes:

  • 1 quilo e meio de coxão mole
  • 200g. de bacon
  • 1 1/2 cebola
  • 2 cenouras
  • 2 dentes de alhos amassados
  • bouque garnie (salsinha, tomilho, alecrim e louro),
  • 3 xícaras de vinho tinto (Utilizei um tannat que já tínhamos em casa, embora a Julia recomende alguns vinhos europeus mais charmosos... como Chianti.)
  • 2 xícaras de caldo de carne (usei uma mistura de demi-glace pré pronta da nestlé)
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • sal e pimenta do reino moídos na hora
  • 300g de cebolinha
  • 300g de cogumelos paris
  • manteiga (3 colheres de sopa)
  • 1 xícara de uma mistura de caldo de carne e vinho (para o preparo da cebolinha)

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 250 graus. 

Corte o bacon em cubos. Frite os pedaços de bacon com azeite de oliva na panela. Retire com uma escumadeira e deixe reservado.

Deixe a gordura esquentar até quase fazer fumaça. Aos poucos, frite os cubos de carne na gordura do bacon, sem encher muito a panela para que dourem por igual, por todos os lados. Retire os cubos já dourados e reserve junto ao bacon frito. 

Doure a cenoura cortada em rodelas e a cebola em fatias na mesma gordura. 

Volte a carne e o bacon à panela junto com os vegetais e tempere com sal e pimenta, salpique a farinha de trigo, misture e leve a panela ao forno, deixando a farinha dourar sobre a carne por 4 minutos ou mais. 

Retire do forno, mexa a carne e retorne a panela ao forno, deixando mais 4 minutos. Ao final, retire a panela e abaixe a temperatura do forno para 160ºC (fogo baixo). 

Derrame na panela o vinho e o caldo de carne, cobrindo a carne. Adicione os dentes de alho esmagados, e as ervas. Leve à fervura na chama do fogão. Tampe a panela e transfira-a para o forno (deixe na grade mais baixa do forno), e regule o calor para que o líquido ferva apenas levemente. 

Deixe cozinhar por 3 horas, ou até que consiga espetar um garfo na carne com facilidade.

Você deverá obter um molho espesso o suficiente para cobrir o verso de uma colher. Se o molho ficar muito ralo, ferva-o por alguns minutos até reduzir e espessar. Se estiver espesso demais, ajuste a consistência com um pouco de caldo de carne. Ajuste o tempero, controlando com cuidado o sal e a pimenta.

Enquanto a carne está no forno, comece a preparar as cebolinhas e os cogumelos. 

Descasque as cebolinhas, coloque para fritar em uma frigideira com 1 colher de sopa de manteiga. Após estarem douradas, junte uma xícara de caldo de carne com o vinho e deixe as cebolinhas cozinharem por 20 minutos (ou até ficarem macias).

Para preparar os cogumelos é só salteá-los na manteiga. Corte-os em 4 pedaços e doure na manteiga. Se soltar água é só manter no fogo até secar.

Quando a carne estiver pronta, misture as cebolinhas e o cogumelos e deixe cozinhar até ferver.

Nós servimos com macarão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário