enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador Brigadeiro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Brigadeiro. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Paleta Mexicana na Travessa

Depois do sucesso das paletas mexicanas a internet está lotada destas receitas, que nós resolvemos testar. A primeira tentativa foi com a combinação de sabor e recheio que eu acho a mais perfeita: morando com leite condensado. (Na verdade, o leite condensado é um brigadeiro branco)

A que fizemos em casa é uma adaptação das receitas que rolam por aí... A nossa vai menos brigadeiro e menos açucar no suco de morango.


Para o sorvete de morango
  • 600g de morangos limpos e lavados
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • suco de 2 limões


Para o recheio de leite condensado
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga)


Preparo

Bata no liquidificador o morango com o suco de limão e o açúcar até ficar homogêneo.
Despeje metade do suco na travessa e leve ao freezer até congelar. Reserve a outra metade.

Numa panela, prepare o brigadeiro branco aquecendo a manteiga em fogo brando. Quando derreter, adicione o leite condensado e deixe aquecendo por cerca de 10 min em fogo baixo (até atingir o ponto de brigadeiro mole).
Espere esfriar e, então, despeje o recheio de leite condensado sobre a camada de suco congelada. Leve de volta ao freezer.

 Quando o recheio endurecer, despeje o restante do suco sobre ele e volte para o freezer. Sirva depois de gelado.

**Esta receita é para cerca de 4 a 6 porções (travessa quadrada de 20 cm)
***Ainda não testei, mas acredito que as diferentes receitas de brigadeiro do blog também funcionam muito bem como recheio. E o suco de outras frutas vermelhas também podem ser usadas no sorvete.

domingo, 19 de junho de 2016

Brigadeiro Gourmet de Amaretto

Pra quem acha que brigadeiro é doce de criança, aqui vai uma receita proibida para menores...
A receita é baseada no Brigadeiro ao Conhaque do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce e do ICKFD. Mas como o amaretto é muito mais saboroso, veio a ideia de usá-lo no lugar do conhaque!

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de glucose
  • 3 colheres (sopa) de amaretto


Preparo:

Misture todos os ingredientes na panela, menos o amaretto e cozinhe em fogo baixo até chega em ponto de brigadeiro. (Eu ainda deixo ele apurar um pouquinho mais no fogo, porque ele vai amolecer um pouquinho quando adicionar o amaretto).

Desligue o fogo, transfira para um pirex frio e continue mexendo até amornar (em torno de 30 oC). Acrescente o amaretto e misture bem.

Cubra com papel filme e leva à geladeira até esfriar

Faça bolinhas e cubra com chocolate granulado ou outro confeito de preferência.

***DICA: Você pode parar de cozinhar o brigadeiro um pouco antes para fazer um brigadeiro de
colher. E para deixar ainda mais gostoso, use-o como cobertura, mergulhando um físalis (ou physalis) - aquela frutinha linda e deliciosa - aberto e depois cobrindo com o chocolate granulado, como na foto. Fica maravilhoso!

***DICA: Não é muito fácil (nem barato) encontrar o Amaretto original por aí. Nós usamos o licor de amaretto (foto) produzido pela Cantina Strapazzon, em Bento Gonçalves - RS. Para saber mais sobre a vinícula:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/CantinaStrapazzon/
TripAdvisor: Reviews Cantina Strapazzon (para quem pretende viajar a Gramado ou a outros destinos da Serra Gaúcha, #fikdik)
Informações Turísticas: Serra Gaúcha - Cantina Strapazzon



sábado, 18 de junho de 2016

Brigadeiro de Paçoca


Junho é tempo de festa, e nada melhor que combinar um clássico das Festas Juninas com o docinho mais querido dos aniversários!


Essa receita foi inspirada nas variações de brigadeiro do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce, do site ICKFD. Só que nós fizemos umas mexidinhas, e ficou um brigadeiro de colher muito bom!



Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 paçocas bem amassadas / trituradas + 3 paçocas amassadas para enfeitar
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal

Preparo
Misture todos os ingredientes na panela e cozinhe em fogo baixo até dar ponto de brigadeiro,
desgrudando do fundo da panela (se for fazer brigadeiro de colher, eu tiro do fogo um pouquinho antes do ponto de brigadeiro, para ficar mais mole).

Brigadeiro: leve na geladeira com um filme plástico por cima e, depois de frio, enrole usando a paçoca amassada para efeitar (substituindo o chocolate granulado)

Brigadeiro de colher: Arrume em copinhos intercalando camadas do brigadeiro e da paçoca, deixando uma última camada de paçoca. Leve para gelar e sirva quando quiser!

**Dica: Pra quem nunca fez brigadeiro, a Danielle Noce tem um vídeo ensinando como reconhecer o famoso ponto de brigadeiro: http://bit.ly/ickfd-22



quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Morangos no Vinagre Balsâmico com Brigadeiro de Copo

Essa é uma daquelas combinações inusitadas. Quem diria que morangos combinariam com vinagre balsâmico? Pois é...  A marinada de morango com aceto balsamico (ou vinagre balsâmico aqui no Brasil) vem fazendo sucesso, pois o balsâmico realça a cor e, mais importante, o sabor do morango, deixando-o ainda mais gostoso. 

E se morango já é bom, morango com chocolate melhor ainda. Então, fica a dica de uma receita que sempre impressiona: marinadas de morango no balsâmico servida com brigadeiro mole.



Ingredientes:
  • 600g de morangos cortados em cubos
  • 1/3 de xícara (chá) de vinagre balsâmico
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 150g de chocolate amargo picado
  • 200 mL de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly (com 2 colheres (sopa) de açúcar)


Preparo:

Numa tigela, coloque 600 g de morangos cortados em cubos, 1/3 de xícara (chá) de vinagre balsâmico e 1/2 xícara (chá) de açúcar. misture e deixe marinando por cerca de 1 h. Em seguida escorra os morangos numa peneira e reserve a marinada.

Coloque numa panela 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos. Desligue o fogo e adicione 150 g de chocolate meio amargo picado, misturando bem até derreter. Retire 1/3 desta mistura de chocolate e adicione 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture bem.

Acrescente ao restante do chocolate a marinada do morango (reservada acima) e misture.

Em taças individuais, ou numa travessa, distribua os morangos marinados (reservados acima). Coloque uma camada de chocolate com a marinada de vinagre balsâmico e em seguida uma camada de chocolate com chantilly. Leve à geladeira para gelar.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Palha Italiana

Dizem que a palha italiana é a mistura do brigadeiro com a bolacha. E apesar do nome, não é uma receita italiana, mas é uma versão brasileira do Salame de Chocolate, e foi criada por imigrantes que não tinham os ingredientes corretos e fizeram uma receita parecida, baseada no brigadeiro.

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado
  • 500g de bolacha Maria moída no liquidificador
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 150g de manteiga


Preparo:

Coloque numa panela o leite condensando, a manteiga, e o chocolate em pó. 

Cozinhe por 4 - 5 min, até começar a engrossar.

Coloque a bolacha moída, misture bem e retire do fogo

Despeje numa forma, espalhando bem e coloque na geladeira

Corte em quadradinhos e polvilhe com açúcar.

domingo, 31 de maio de 2015

Bolinho de Brigadeiro

Esse foi um achado do site Panelinha. Sabe aquela tarde preguiçosa, quando bate uma vontade de um docinho com café, mas ninguém quer sair de casa? Então... este bolo / doce é justamente perfeita para essas ocasiões.

A receita original é uma espécie de bolo (mas não vai farinha) no formato de um brigadeirão, com uma cobertura de brigadeiro. Deve ficar uma delícia, mas como eu não tenho (ainda) forma para pudim, acabei distribuindo a receita em forminhas de cupcakes. E aproveitei para dar uma "gourmetizada", ainda na onda das receitas menos doces...

Assim, segue a receita original, e depois, as minhas adaptações:


Ingredientes
Foto da receita original, retirado do Panelinha

(p/a massa)
  • 7 ovos
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • 10 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 50 g de coco ralado
(p/cobertura)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 lata de leite
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga 
  • 50g de chocolate granulado
Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma fôrma de pudim (com furo no meio) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno por cerca de 1 hora. Enquanto o brigadeirão assa. Quando retirar do forno, passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma e deixe esfriar.

Para a cobertura, misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa até o brigadeiro soltar do fundo da panela (cerca de 7 minutos). Desligue o fogo e deixe esfriar.

Desenforme o brigadeirão, colocando um prato por cima da fôrma e virando-o de uma vez. Espalhe a cobertura no brigadeirão e polvilhe com chocolate granulado.

 Bolinhos de Brigadeiro "Gourmet"

Aproveitando a receita acima, fiz duas modificações da massa:
1. Substituí o óleo de canola por azeite trufado
2. Adicionei castanha do pará picada no lugar do coco ralado

Na falta de leite condensado, e na preguiça de sair de casa, não tinha como fazer a cobertura.

Mas, eu queria enfeitar meus bolinhas com as estrelinhas de confeitar, e para isso precisava de uma cobertura. Além disso, o azeite trufado dá um gostinho diferente ao chocolate e pede um toque azedinho. Solução: redução de balsâmico!
(Já ouvi dizer que redução de balsâmico é o novo tomate seco. Mas fazer o que se é uma solução eficiente para quebrar o doce exagerado de algumas sobremesas...)

E para gourmetizar de vez a brincadeira, não foi qualquer redução de balsâmico. Foi o creme balsâmico da Casa Madeira, que é saborizado com as geleias também produzidas por eles (e maravilhosas para rechear uma torta). Estes bolinhos eu cobri com o creme balsâmico sabor morango e pimenta ou laranja e mel. Ambos combinaram super bem!