enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador Chocolate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Chocolate. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de maio de 2018

Boeuf Bourguignon com Chocolate Amargo

Boeuf Bourguignon é um clássico da cozinha francesa, famoso pelas horas de cozimento da carne, que dá um sabor todo especial ao prato. Nós já testamos (e aprovamos) uma versão da receita clássica aqui. Mas nosso chefe francês abrasileirado favorito, Claude Troisgros, nos fez o favor de facilitar o preparo, diminuindo o tempo de cozimento. O segredo é a adição do chocolate amargo, que empresta sua parte amarga para substituir as horas de cozimento lento.

Ingredientes

Para a carne
  • 1 kg de coxão mole, cortado em cubos
  • 750 mL de vinho tinto
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura cortada em cubos
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de tomate concentrado
  • 200g de bacon cortado em cubos
  • 100 mL de cachaça
  • 1 bouquet garni (tomilho, louro e salsa)
  • cravo-da-índia a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de chocolate amargo em barra derretido
  • 50 mL de creme de leite fresco

Para os legumes
  • 250g de bacon cortado em cubos
  • 300g de cogumelo paris cortados em quatro partes
  • 250g de cebola miúda cortada ao meio
  • 100g de ervilha congelada
  • 300g de macarrão (sugere-se rigatoni, pene ou fusili) cozido
  • sal e pimenta a gosto

Preparo

Tempere a carne com sal e pimenta. 

Em uma frigideira, deixe o bacon dourar um pouco e junte a carne para dourar também. Em seguida, coloque a farinha de trigo e mexa bem. Adicione tudo na panela de pressão.
Na mesma frigideira, acrescente a cebola picada e os cubinhos de cenoura. Deixe que eles percam um pouco de água e flambe com a cachaça. Coloque o vinho tinto, o tomate concentrado, o bouquet garni, sal e pimenta. Deixe ferver e coloque tudo na panela de pressão.
Cozinhe com a panela fechada, em fogo baixo, por 25 minutos. Depois, passe tudo para uma panela de ferro (ou cerâmica) e deixe cozinhar por mais 25 minutos, em fogo baixo e tampado.

Para os demais legumes, deixe o restante do bacon dourar um pouco numa frigideira larga, e em seguida adicione as cebolas e os cogumelos. Deixe tostar.
Adicione o macarrão já cozido e as ervilhas. Tempere com sal e pimenta a gosto. 

Para servir, adicione o chocolate amargo derretido e o creme de leite à carne e misture bem. Mexa bem, sem deixar ferver, para o chocolate não talhar.
Depois de desligar o fogo, você pode adicionar os legumes e o macarrão da mesma panela, ou servir o prato colocando a carne no fundo e dispondo os legumes por cima.

 

 

domingo, 19 de março de 2017

Mousse de Chocolate e Damasco

Essa sobremesa foi adaptada do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Daniele Noce, do canal ICKFD. É super fácil de fazer, e o damasco dá um toque mais sofisticado e quebra o doce exagerado do mousse de chocolate. Sem falar que o whisky faz uma participação especial que não pode ser ignorada.

Ficou tão bom que não deu tempo de tirar a foto! :P

Ingredientes
  • 60g de açúcar
  • 3 gemas
  • 110 mL de leite
  • 120g de chocolate meio amargo (58% cacau) derretido
  • 100g de damasco
  • 1 colher (sopa) de whisky
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 200g de creme de leite fresco


Preparo

Cerca de uma hora antes, hidrate o damasco em água quente. Se quiser, adicione 1 colher (chá) de whisky na água.
Depois de hidratado, drene a água e leve o damasco ao processador para virar um purê.

Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até clarear. Ferva o leite e acrescente à mistura das gemas com o açúcar, e mexa bem.
Coe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, até começar a ferver. Retire do fogo e reserve o creme formado numa tigela. Deixe amornar.

Hidrate a gelatina em água fria conforme as instruções da embalagem. Aqueça no microondas para dissolver e, então, acrescente 2 - 3 colheres (chá) da gelatina líquida no creme morno.
Adicione o chocolate derretido e o purê de damasco.
Espere a temperatura baixar para ~30 oC e adicione o whisky.

Bata o creme de leite em ponto de chantilly e acrescente 1/3 deste na massa, mexendo bem. Na sequência junto os outros 2/3, incorporando delicadamente.

Coloque em potinhos e leve à geladeira por pelo menos 2h.

domingo, 19 de junho de 2016

Brigadeiro Gourmet de Amaretto

Pra quem acha que brigadeiro é doce de criança, aqui vai uma receita proibida para menores...
A receita é baseada no Brigadeiro ao Conhaque do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce e do ICKFD. Mas como o amaretto é muito mais saboroso, veio a ideia de usá-lo no lugar do conhaque!

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de glucose
  • 3 colheres (sopa) de amaretto


Preparo:

Misture todos os ingredientes na panela, menos o amaretto e cozinhe em fogo baixo até chega em ponto de brigadeiro. (Eu ainda deixo ele apurar um pouquinho mais no fogo, porque ele vai amolecer um pouquinho quando adicionar o amaretto).

Desligue o fogo, transfira para um pirex frio e continue mexendo até amornar (em torno de 30 oC). Acrescente o amaretto e misture bem.

Cubra com papel filme e leva à geladeira até esfriar

Faça bolinhas e cubra com chocolate granulado ou outro confeito de preferência.

***DICA: Você pode parar de cozinhar o brigadeiro um pouco antes para fazer um brigadeiro de
colher. E para deixar ainda mais gostoso, use-o como cobertura, mergulhando um físalis (ou physalis) - aquela frutinha linda e deliciosa - aberto e depois cobrindo com o chocolate granulado, como na foto. Fica maravilhoso!

***DICA: Não é muito fácil (nem barato) encontrar o Amaretto original por aí. Nós usamos o licor de amaretto (foto) produzido pela Cantina Strapazzon, em Bento Gonçalves - RS. Para saber mais sobre a vinícula:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/CantinaStrapazzon/
TripAdvisor: Reviews Cantina Strapazzon (para quem pretende viajar a Gramado ou a outros destinos da Serra Gaúcha, #fikdik)
Informações Turísticas: Serra Gaúcha - Cantina Strapazzon



sábado, 18 de junho de 2016

Brigadeiro de Paçoca


Junho é tempo de festa, e nada melhor que combinar um clássico das Festas Juninas com o docinho mais querido dos aniversários!


Essa receita foi inspirada nas variações de brigadeiro do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce, do site ICKFD. Só que nós fizemos umas mexidinhas, e ficou um brigadeiro de colher muito bom!



Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 paçocas bem amassadas / trituradas + 3 paçocas amassadas para enfeitar
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal

Preparo
Misture todos os ingredientes na panela e cozinhe em fogo baixo até dar ponto de brigadeiro,
desgrudando do fundo da panela (se for fazer brigadeiro de colher, eu tiro do fogo um pouquinho antes do ponto de brigadeiro, para ficar mais mole).

Brigadeiro: leve na geladeira com um filme plástico por cima e, depois de frio, enrole usando a paçoca amassada para efeitar (substituindo o chocolate granulado)

Brigadeiro de colher: Arrume em copinhos intercalando camadas do brigadeiro e da paçoca, deixando uma última camada de paçoca. Leve para gelar e sirva quando quiser!

**Dica: Pra quem nunca fez brigadeiro, a Danielle Noce tem um vídeo ensinando como reconhecer o famoso ponto de brigadeiro: http://bit.ly/ickfd-22



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Sachertorte

A Sachertorte é um bolo de chocolate, inventado por Franz Sacher em 1832 para o príncipe Metternich em Viena, capital da Áustria. É uma das mais famosas especialidades gastronômicas da cidade.

O bolo consiste de duas camadas de massa de chocolate com uma pequena camada de geleia de damasco no meio e uma cobertura de chocolate amargo, com lascas de chocolate em cima e dos lados. É tradicionalmente servida com chantilly.
A marca registrada "Original Sachertorte" foi registrada pelo Hotel Sacher, construído em 1876, pelo filho de Franz Sacher. No Hotel Sacher de Viena são produzidas cerca de 270 000 unidades todos os anos. A receita é um segredo bem guardado, mas existem diversas receitas que tentam copiar o bolo original, como esta aí embaixo:

Ingredientes:

Massa
  • 150g de chocolate meio amargo picado
  • 170g de manteiga
  • 170g de açúcar de confeiteiro
  • 2g de sal
  • 6 gemas
  • 6 claras
  • 70g de farinha de rosca
  • manteiga e farinha para untar

Recheio
  • 200g de geleia de damasco

Cobertura
  • 200g de chocolate amargo picado
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro
  • 30g de açúcar de confeiteiro

Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria, retire do fogo e deixe amornar.
Bata a manteiga na batedeira com 100g de açúcar de confeiteiro e sal, até obter uma consistência bem cremosa. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater. A mistura deve ficar leve e espumante. Incorpore o chocolate derretido ainda morno e a farinha de rosca caindo em chuva.
Bata as claras em neve até ficarem firmes. Junte então o açúcar de confeiteiro que sobrou e bata até o ponto de merengue. Misture delicadamente à massa. Coloque a massa em uma forma de fundo solto, de 24cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca.
Asse em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 30 min. Retire a torta do forno, deixe descansar por 30 min e deixa na geladeira por 24h.

Recheio
Bata a geleia de damasco no liquidificador e passe por uma peneira. Corte a torta ao meio, no sentido horizontal, recheie com a geleia e recoloque a parte de cima. Espalhe a geleia que sobrou, alisando bem.

Cobertura
Misture o chocolate com o creme de leite e o açúcar de confeiteiro. Derreta em banho-maria, retire do fogo e deixe amornar. Espalhe a cobertura sobre a torta com a ajuda de uma espátula.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Morangos no Vinagre Balsâmico com Brigadeiro de Copo

Essa é uma daquelas combinações inusitadas. Quem diria que morangos combinariam com vinagre balsâmico? Pois é...  A marinada de morango com aceto balsamico (ou vinagre balsâmico aqui no Brasil) vem fazendo sucesso, pois o balsâmico realça a cor e, mais importante, o sabor do morango, deixando-o ainda mais gostoso. 

E se morango já é bom, morango com chocolate melhor ainda. Então, fica a dica de uma receita que sempre impressiona: marinadas de morango no balsâmico servida com brigadeiro mole.



Ingredientes:
  • 600g de morangos cortados em cubos
  • 1/3 de xícara (chá) de vinagre balsâmico
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 150g de chocolate amargo picado
  • 200 mL de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly (com 2 colheres (sopa) de açúcar)


Preparo:

Numa tigela, coloque 600 g de morangos cortados em cubos, 1/3 de xícara (chá) de vinagre balsâmico e 1/2 xícara (chá) de açúcar. misture e deixe marinando por cerca de 1 h. Em seguida escorra os morangos numa peneira e reserve a marinada.

Coloque numa panela 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos. Desligue o fogo e adicione 150 g de chocolate meio amargo picado, misturando bem até derreter. Retire 1/3 desta mistura de chocolate e adicione 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture bem.

Acrescente ao restante do chocolate a marinada do morango (reservada acima) e misture.

Em taças individuais, ou numa travessa, distribua os morangos marinados (reservados acima). Coloque uma camada de chocolate com a marinada de vinagre balsâmico e em seguida uma camada de chocolate com chantilly. Leve à geladeira para gelar.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Naked Cake de Chocolate com Frutas Vermelhas

O Naked Cake está na moda. E como o visual desse "bolo pelado" é super bonito e ainda por cima super prático porque não precisa se lambuzar para fazer uma cobertura, é claro que eu me arrisquei a tentar. E deu super certo!

Entre várias receitas que tem por aí na internet, algumas com várias etapas, diferentes cremes e camadas para fazer, apostei na receita da Danielle Noce, do ICKFD, no seu livro "Por Uma Vida Mais Doce". É um bolo de chocolate super fácil de fazer (que também serve para fazer um bolo comum, se você não quiser enfeitar, nem rechear, pois a massa é uma delícia), o recheio é um creme branco simples, daqueles que a gente faz para comer com morango e suspiro mesmo, e a cobertura é uma ganache de chocolate que vale a pena guardar a receita para várias outras ocasiões.

Para o bolo de chocolate (rende 2 bolos)
  • 8 ovos
  • 300 mL de leite
  • 255 mL de óleo
  • 340g de açúcar mascavo
  • 20 mL (4 colheres de chá) de extrato de baunilha
  • 330g de farinha de trigo
  • 50g (1/2 xícara) de cacau em pó
  • 5g (1 colher de chá) de bicarbonato de sódio
  • 6g (2 colheres de chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Unte 2 formas de 20 cm com manteiga, corte dois pedaços de papel-manteiga do tamanho do fundo e coloque dentro de cada forma. Unte o papel-manteiga e enfarinhe com chocolate em pó.

Misture os ovos, o leite, o óleo e a baunilha. Em seguida, adicione o açúcar mascavo.

Peneire todos os ingredientes secos. Junte a mistura dos líquidos e mexa bem.

Divida a massa nas duas formas e leve para assar por aproximadamente 1 hora em forno pré-aquecido a 170 oC.

**Dica: Como eu não tinha duas formas iguais, fiz um bolo numa forma maior (25 cm) e outro na de 20 cm. O bolo maior foi a base, sobrando espaço para fixar algumas frutas no meio, como dá para ver na foto.

Para o creme (recheio)

  • 300g (2 potinhos) de cream cheese
  • 140g de açúcar de confeiteiro
  • 120g (1/2 xícara) de creme de leite fresco

Bata o creme de leite em ponto leve, sem deixar chegar ao ponto de chantili.

Misture o açúcar e o cream cheese. Na sequência, acrescente o creme de leite batido.

Leve para gelar.

Para a ganache (cobertura)
  • 150g de chocolate meio amargo
  • 1/4 de xícara de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de glucose ou mel
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • 1/2 colher (sopa) de rum

Ferva o creme de leite com a glucose.

Desligue o fogo e adicione o chocolate picado e mexa até ficar derreter. Acrescente a manteiga e mexa bem até ficar liso.

Quando amornar (~40 oC), adicione o rum e mexa.


Montagem:

Se precisar, corte os bolos para igualar e deixar retos.

Coloque o primeiro bolo (base) com a parte de baixo virada para cima e retire o papel manteiga.

Coloque o creme e arrume as frutas.

Coloque o segunda bolo por cima. Jogue a ganache e finalize arrumando as frutas.

Se sobrar recheio ou ganache, sirva em potes separados para que a pessoa possa se servir e colocar mais.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Nega Maluca

Quem nunca se deliciou com uma nega maluca não teve infância... Então aí vai a receita para matar a saudade!

Ingredientes
  • 3 ovos
  • 1 copo de água
  • 1/2 copo de óleo
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 1 copo de açúcar
  • 1 copo de chocolate em pó
  • 1 colher de fermento

Modo de Preparo:
Coloque os ovos em uma tigela, peneire a farinha e adicione o açúcar, o óleo, o chocolate e a água fervendo.
Mexa delicadamente, adicionando o fermento no final.
Despeje em uma assadeira untada e leve ao forno médio, pré-aquecido (180 oC), por cerca de 30 min.

Cobertura:
1 copo de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 copo de água

Leve ao forno e deixe até formar uma calda. Fure o bolo após assado e coloque a cobertura.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Palha Italiana

Dizem que a palha italiana é a mistura do brigadeiro com a bolacha. E apesar do nome, não é uma receita italiana, mas é uma versão brasileira do Salame de Chocolate, e foi criada por imigrantes que não tinham os ingredientes corretos e fizeram uma receita parecida, baseada no brigadeiro.

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado
  • 500g de bolacha Maria moída no liquidificador
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 150g de manteiga


Preparo:

Coloque numa panela o leite condensando, a manteiga, e o chocolate em pó. 

Cozinhe por 4 - 5 min, até começar a engrossar.

Coloque a bolacha moída, misture bem e retire do fogo

Despeje numa forma, espalhando bem e coloque na geladeira

Corte em quadradinhos e polvilhe com açúcar.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Torta de Chocolate e Banana

Banana é uma fruta que rende várias receitas. E esta é mais uma, quando você quiser dar uma variada no que fazer com aquelas bananas que estão amadurecendo mais rápido que o esperado... E com chocolate, fica uma combinação perfeita!

Ingredientes:

Massa
  • 125g de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • 3 colheres (café) de canela em pó
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 colheres (café) de fermento em pó
  • raspas de 1 limão
  • 50g de coco ralado seco
  • 250g de farinha de trigo
  • 80g de manteiga

Creme de Banana
  • 4 bananas (nanica)
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • gengibre, cravo, pimenta da jamaica em pó e a gosto

Ganache
  • 250g de chocolate meio amargo
  • 150 ml de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Preparo:

Massa:
Misture o açúcar, o ovo, a gema, a canela, o sal o fermento, as raspas de limão e o coco ralado. Junte a farinha peneirada e misture.
Coloque a manteiga e trabalhe rapidamente com as mãos.
Leve à geladeira por mais ou menos 2 horas, antes de usar.
Abra a massa no plástico e monte numa forma para torta.
Asse em forno pré-aquecido a 170 oC por 25 min.

Creme de Banana:
Corte as bananas em rodelas, adicione o limão e leve ao fogo com o açúcar e as especiarias.
Deixe misturar até atingir o ponto de purê. Deixe esfriar por uns 10 min e recheie a torta.

Ganache:
Leve o creme de leite ao forno até ferver. jogue sobre o chocolate picado e a manteiga.
Aplique sobre a torta ainda morna.
Leve a geladeira até o ponto de creme.

*** Rende 2 tortas de 18 cm

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Bolo de Pão de Mel

Seguindo a série de receitas para o feriadão, quem não gosta de pão de mel? Além de delicioso, assar um bolo de pão de mel deixa um cheiro maravilhoso de especiarias na cozinha!

Ingredientes
  • 1 xícara de mel
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga na temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher (chá) de noz-moscada 
  • 1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • manteiga e farinha de rosca para untar


Preparo


Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. (A farinha de rosca é só para a tampa do bolo não ficar branca quando desenformar, eu usei farinha integral, que também tem uma cor mais parecida com a do bolo) 

Na  batedeira, junte o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos e bata muito bem. Em seguida, acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater. Coloque primeiro 1 xícara (chá) de farinha, em seguida ½ xícara (chá) de leite e assim por diante. Depois da última adição, pare de bater.
Junte as especiarias e o bicarbonato e misture delicadamente com uma espátula.
Transfira a massa para a assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido.
Deixe assar por 15 minutos em temperatura média. Depois, abaixe o fogo o máximo que puder e deixe assar por mais 20-30 minutos. Para ter certeza de que oo bolo está assado, faça o teste do palito. Espete o bolo com um palitinho. Se o palito sair sem massa, o bolo está pronto.
Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta redonda nas laterais da assadeira. Deixe esfriar e desenforme (coloque um prato sobre a assadeira e vire de uma vez).
Cubra o bolo com a cobertura de chocolate. Eu usei a mesma ganache do Bolo de Cenoura.


segunda-feira, 13 de julho de 2015

Bolo de Cenoura com Ganache de Chocolate

Quem não gosta de bolo de cenoura? Eu adoro, mas sempre sofri com as receitas que rolam por aí... sempre que tentava fazer, saía um bolo pesado e batumado. Até conhecer a receita da Daniele Noce, do ICKFD. Como ela explica, o segredo é pesar exatamente a quantidade indicada de cenoura (depois de descascada e limpa), pois são os ingredientes fora de proporção que deixam a massa pesada. Outra modificação, é que nessa receita a quantidade de açúcar foi reduzida, e o bolo não fica tão doce. Resultado: perfeição!

Ah! E para deixar o bolo ainda mais gostoso, que tal uma ganache de chocolate para usar como cobertura? Dá um toque bem mais sofisticado.




Bolo de Cenoura

Ingredientes
  • 270g de cenoura limpa e lavada (aprox. 3 cenouras médias)
  • 200mL de óleo
  • 3 ovos
  • 360g (2 xícaras) de açúcar
  • 240g (2 xícaras) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó

Preparo
  1. Unte e enfarinhe uma forma de bolo.
  2. Rale as cenouras e bata no liquidificador junto com o óleo, os ovos e o açúcar (Eu bato primeiro a cenoura com o óleo, até ficar homogêneo, depois acrescento os ovos e o açúcar para bater novamente).
  3. Numa tigela grande, peneire a farinha com o fermento. Acrescente a mistura do liquidificador e misture com o fouet (batedor de claras). É super fácil de bater, não precisa da batedeira. (Na receita original, há a dica de misturar a farinha e o fermento direto no liquidificador, mas eu não confio que o meu dará conta do recado, então prefiro passar tudo para a tigela.)
  4. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 oC por aproximadamente 1 hora.

Ganache de Chocolate


Ingredientes
  • 170g de chocolate meio amargo (56% de cacau) picado
  • 17g ou 1 colher (sopa) de glucose ou mel
  • 100g de manteiga sem sal

Preparo
  1. Coloque o chocolate picado dentro do processador.
  2. À parte, leve a manteiga e a glucose para ferver.
  3. Jogue por cima do chocolate picado e cubra. Espere por 3 min, até o chocolate derreter.
  4. Processe tudo até ficar bem homogêneo e liso.
  5. Se for usar como cobertura, é só jogar por cima do bolo!

domingo, 24 de maio de 2015

Cheesecake de Nutella

A receita original é da Nigella Lawson, mas para quem ficou curioso, segue a tradução abaixo:

Ingredientes
  • 250 g de biscoito de maisena
  • 75 g de manteiga (sem sal) amolecida
  • 400 g (1 pote) de Nutella
  • 100 g de avelãs picadas e tostadas
  • 500 g de cream cheese (na temperatura ambiente)
  • 60 g de açúcar de confeiteiro

Preparo


Quebre os biscoitos dentro do processador, adicione a manteiga e 1 colher de chá (15 mL) de Nutella e misture. Adicione 3 colheres de chá (25g) das avelãs picadas e continue batendo na função pulsar.


Coloque a mistura numa forma circular e pressione no formato para a base da cheesecake usando as costas de uma colher. Coloque no freezer.


Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro e, depois, acrescente o restante da Nutella na mistura. Continue batendo até misturar completamente.

Tire a forma com a base do freezer e, delicadamente, coloque a mistura de Nutella. Salpique o restante das avelãs picadas por cima, para cobrir, e leve ao freezer por, pelo menos, 4 h. O ideal é preparar na véspera.

Retire do freezer apenas na hora de servir.


***
Como disse, a receita acima foi retirada do site da Nigella. Eu fiz exatamente como está lá, mas particularmente, acho que a massa de cheesecake do Claude Troisgrois, que já foi publicada aqui no site,  é melhor: vai um pouquinho mais de manteiga e, por isso, não esfarela tanto na hora de servir.
***

***
Como a própria Nigella aconselha, esta torta é muito doce, e por isso, deve ser servida bem gelada. Ela também sugere como uma sobremesa de inverno, pois no verão a cheesecake logo derrete e fica doce demais.
***

***
Mesmo esperando o inverno (ou melhor, o falso-inverno deste outono) para fazer essa cheesecake, ainda assim achei muito doce. Crianças provavelmente vão adorar, mas para quem não curte sobremesas exageradamente doces, uma redução de vinagre balsâmico vai muito bem. O azedinho da redução realça o sabor da avelã, deixando a sobremesa ainda mais gostosa!
***

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cookies!


Os famosos biscoitinhos americanos... Quem não ama?!

A receita básica é muito fácil de fazer - por mais que você varie alguma coisa, sempre acaba ficando boa. E essa é a maravilha destes biscoitos (ou seriam bolachas?) :P


Ingredientes:
  • 175 g de manteiga derretida (20s no microondas, aproximadamente), mais o suficiente para untar
  • 250g de farinha de trigo comum
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 200g de açúcar mascavo
  • 100g de açúcar refinado
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • 300g de gotas de chocolate meio amargo


Preparo:

Bata a manteiga derretida com o açúcar mascavo e o açúcar refinado na batedeira até formar uma pasta. Junte a baunilha, o ovo e a gema e bata até ficar cremoso

Peneire a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e o sal em uma tigela grande e acrescente ao creme batido na batedeira. Misture bem e, no final, incorpore as gotas de chocolate, mexendo com uma colher de madeira.
Cookies antes e depois de assadas

Pré-aqueça o forno a 170 oC. Unte ligeiramente duas assadeiras (ou forre com papel manteiga).

Com uma colher de sorvete, distribua a massa nas assadeiras preparadas. Não espalhe a massa, os cookies se espalharão sozinhos quando forem ao forno. (Por isso, deixe-os bem espaçados, ou irão grudar um no outro).

Leve para assar no forno pré-aquecido por 15 - 17 minutos, ou até começar a corar nas bordas. Espere esfriar na assadeira por alguns minutos e transfira para uma grade até esfriar completamente.

Dicas: #1 Não ultrapasse o tempo de forno, ou as cookies ficarão super duras depois de frias. Com 15 min de forno, parece que elas ainda não estão assadas, mas tenha fé, elas endurecem ao esfriar. Na dúvida, siga a dica de observar as bordas: se estiverem coradas, tire do forno.

#2 Tentei substituir o açúcar mascavo por açúcar refinado, mas para o meu gosto ficou muito doce. Então a dica é: siga a receita sem alterações!

#3 Se você usar a colher de sorvete para medir a massa, os cookies ficarão bem grandes, do tamanho vendido em restaurantes (Subway). Eu acho mais bonitinho cookies menores; na foto acima usei uma colher de chá.

Alternativas:

Como disse, a receita acima é a forma mais básica e tradicional dos cookies. Abaixo, seguem duas maneiras de incrementá-las:

Cookies de chocolate duplo com MMs

A variação é substituir um pouco da farinha por chocolate em pó. E na falta de gotas de chocolate no mercado, apele para os MMs. Além de serem fáceis de achar, dão um colorido aos cookies.

Na receita básica, substitua 50g da farinha de trigo por chocolate em pó peneirado (não use achocolatado, vai ficar muito doce).

Você pode também usar outras variedades de MMs. Como eles são confeitados, a casquinha colorida não deixa ele misturar com a massa.

Cookies de pasta de amendoim

Prepare a massa básica sem colocar baunilha. Depois de adicionar o ovo e a gema na batedeira, continue batendo e incorpore mais 150g de pasta de amendoim. Prossiga a receita com os ingredientes secos peneirados e, no final, ainda adicione mais 150g de castanha do Pará picada.

Quando os cookies saírem do forno, regue com mel (ou não... eles são deliciosos mesmo assim!).


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Semifreddo de Chocolate e Pistache

No verão escaldante de Joinville, nada como uma sobremesa bem gelada. E pra quem não tem uma sorveteira em casa, a alternativa são os semifredos: sobremesas semi-congeladas. Este, de chocolate e pistache é uma receita do Gordon Ramsey, super simples de fazer, e que você acha o vídeo legendado em português no site da GNT.



Ingredientes
  • 75g de açúcar mascavo 
  • 4 ovos 
  • 250g de chocolate escuro finamente picado 
  • 450ml de creme de leite 
  • 50g de pistaches picados 
  • Fava de baunilha 


Modo de Preparo

Quebre o chocolate em pedaços e coloque em uma tigela sobre banho-maria para derreter. Depois de derretido, deixe esfriar um pouco (mas cuidado para não esfriar demais, ou será difícil de incorporar no creme de ovos).

Em outra tigela, abra quatro ovos, adicione o açúcar e bata. Acrescente a mistura de chocolate aos ovos batidos até obter uma ganache de chocolate bem encorpada

Em um terceiro recipiente, bata o creme de leite para que fique cremoso. Adicione as sementes de uma fava de baunilha. Em seguida, coloque o creme batido na ganache de chocolate e misture bem. Coloque os pistaches.

Prepare uma forma retangular forrando-a com um plástico (se ficar em dúvida, veja o vídeo no link acima). Despeje a mistura em uma forma, assentando a superfície com uma colher. Cubra com plástico e deixe no congelador durante 3 horas.

Para servir, retire o plástico, desenforme e polvilhe chocolate ralado por cima.