enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador viagens. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador viagens. Mostrar todas as postagens

domingo, 15 de outubro de 2017

Quinotto: quase um risoto de quinoa!

A culinária peruana vem surpreendendo e é a nova vedete da gastronomia mundial. 

Um dos pratos que mais surpreendeu ao visitar o Peru foi o risoto de quinoa. Por isso nós tínhamos que tentar reproduzir a receita quando voltamos para casa.

Para contar mais um pouco sobre a receita, ainda em Lima, compramos o livro Cocina Peruana, do chef peruano Martín Morales. Em seu livro há várias receitas das comidas tradicionais do Peru, com seus diferentes ingredientes e muita história sobre cada prato.

Voltando ao risoto de quinoa, a receita sugerida pelo chef é o Quinotto, que segundo ele é uma variação do risoto de quinoa, pois a quinoa é cozida antes de adicionar os demais ingredientes. Na verdade, a quinoa é cozida separadamente, e só no final é adicionada ao "risoto". 

Mas posso garantir que o "quinotto" faz jus a sua comparação com o risoto italiano!

Ingredientes:

  • 250g de quinoa
  • azeite de oliva
  • 30g de manteiga
  • 1 cebola picadinha
  • 125g de champignom laminado
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 125 mL de vinho branco
  • 125 mL de creme de leite
  • Noz moscada ralada
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • Salsinha e cebolinha bem picados
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo

Enxague a quinoa com muita água, várias vezes. Coloque em uma panela, cubra com água fria e acrescente uma pitada de sal. Leve ao fogo e, quando ferver, deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, até que a quinoa tenha absorvido toda a água.

Enquanto isso, numa panela grande, aqueça o azeite de oliva com a manteiga. Acrescente a cebola e os cogumelos, e salteie em fogo baixo até que a cebola fique transparente. Acrescente o alho e mexa por mais um minuto. Acrescente o vinho. Quando ferver, acrescente o creme de leite e tempere com a noz moscada e pimenta.
 
Deixe a mistura ferver novamente e acrescente a quinoa cozida. Baixe o fogo e deixe o quinotto cozinhando, mexendo sempre, até que tenha a mesma textura que um risoto. Acrescente metade do parmesão e o cheiro verde, e corrija o sal.

Sirva com parmesão e cheiro verde por cima do prato! 

sábado, 24 de junho de 2017

Arancini com Geleia de Tomate e Pimenta

Arancini à venda no Mercato Centrale di Roma
Uma comida de rua que nos surpreendeu na Itália foi um bolinho (com cara de coxinha) feito de risoto! O nome é Arancini, e chegando no Brasil, descobrimos que a Rita Lobo, no seu livro O Que Tem Na Geladeira, mostrou o segredo deste aperitivo e ainda mais: nos presenteou com um molho / geleia de tomate e pimenta que fica perfeito como acompanhamento - e também serve para incrementar outras receitas: queijos e grelhados, por exemplo.

O arancini pode ser feito com qualquer sobra de risoto que você tiver em casa. Se precisar, aqui tem uma receita base (também no cantinho à direita).

Arancini

Ingredientes
  • 1 xícara de sobras de risoto, gelado
  • 25g de mussarela cortado em cubinhos
  • folhas de manjericão
  • raspas de limão
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de farinha de rosca
  • óleo para fritar


Preparo

Rasgue as folhas de manjericão e, junto com as raspas de limão, adicione ao risoto frio e misture bem.

Para moldar os bolinhos umedeça as mãos e enrole uma porção de risoto do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue. Aperte bem para firmar e deixar o bolinho bem compacto. Faça um buraco com o dedo e recheie com um cubinho de queijo. Aperte e enrole novamente para fechar.

Separe dois pratos fundos. Num deles, quebre o ovo e bata com um garfo para misturar. No outro, coloque a farinha de rosca. Passe o bolinho pelo ovo batido e deixe escorrer o excesso; em seguida, passe pela farinha de rosca, cobrindo toda a superfície.

Deixe fritar por cerca de 3 min, mexendo delicadamente para dourar por igual.



Geleia de Tomate com Pimenta

Ingredientes
  • 4 tomates maduros sem pele
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 1 dente de alho
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de vinagre de vinho tinto
  • 1 colher (chá) de café em pó
  • caldo de 1 limão
  • sal a gosto


Preparo

Corte a pimenta dedo-de-moça  ao meio, no sentido do comprimento, descarte as sementes e pique fininho. Descasque e pique fino o dente de alho.

Corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Pique grosseiramente e transfira para uma panela. Junte os demais ingredientes e tempere com sal. Misture bem.

Leve ao fogo médio. Quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 25 - 30 minutos, com a tampa semiaberta, mexendo para não grudar no fundo.

Desligue o fogo e bata com um mixer ou no liquidificador, até que a geleia fique lisa. Transfira para um pote de vidro. Quando esfriar, tampe e guarde na geladeira por até 15 dias. 

sábado, 20 de maio de 2017

Irish Guinness Beef Stew

Este é um prato bem tradicional na Irlanda e nada mais que um guisado de carne cozido lentamente com cerveja tipo stout (Guinness). A receita é muito semelhante ao Boeuf Bourguignon (receita típica francesa), mas com cerveja e com menos etapas. Tem diversas receitas, fiz um mix de várias receitas que vi na internet

Ingredientes (8 a 10 porções):
  • 1,5 Kg de paleta bovina cortada em pedaços médios
  • 2 cenouras picadas
  • 4 cebolas
  • 2 alhos-poró
  • 3 dentes de alhos
  • 100 g de bacon
  • 500 ml de caldo de frango/legumes/bife
  • 600 ml de cerveja tipo stout (Guinness)
  • sal e pimenta a gosto
  • tomilho e loro
  • trigo
Em algumas receitas colocam uma latinha de extrato de tomate (eu coloquei, mas acho que ficaria com mais gosto da cerveja sem o extrato de tomate)


Modo de fazer

Pré-aqueça o forna a 150 °C

Pique a cenoura e cebola em pedaços médios, o alho e o alho-poró e o bacon. Tempere a carne com sal e pimenta e misture com um pouco de farinha.

Numa panela que possa ir ao forno, frite o bacon e reserve. Na gordura do bacon, frite a carne até a escurecer e reserve. 

Refogue a cebola, cenoura, o alho e alho-poró. Adicione o extrato de tomate e refogue mais um tempo.

Coloque a cerveja para deglaçar e depois junte o caldo. Assim que ferver coloque o bacon e a carne e assim que voltar a ferver, tampe a panela e coloque no forno e deixe por pelo menos 2 h.

Após as 2 horas, voltei a panela ao fogão em fogo baixo por mais 1 hora para engrossar o molho.

Sirva com purê de batata. Este guisado também pode ser utilizado como recheio nas famosas tortas de massa folhada que são muito comum na Inglaterra e Irlanda

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Pretzel

Entre todas as comilanças na Alemanha, uma das coisas que mais me chamou atenção em Berlim foi o Pretzel (ou Brezel). Uma massa bem diferente dos pretzels que se vê no Brasil, que tem em toda padaria alemã (pendurado do jeito que está na foto!) e vai muito bem como acompanhamento para o Currywurst (ou qualquer wurst) com uma boa cerveja!

E como não dá para viajar para a Alemanha todo o fim de semana, garimpamos uma receita para fazer o Pretzel em casa mesmo:





Ingredientes


  • 10g (1 envelope) de fermento biológico seco
  • 1 xícara e meia de água morna
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 750g (3 xícaras) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 litro de água fervendo
  • 160g (2/3 xícara) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida 
  • 2 gemas de ovo batidas com 1 colher (sopa) de água
  • sal grosso / sementes de papoula / orégano / gergelim / parmesão ralado / açúcar e canela


Preparo

Misture o fermento e o açúcar com a farinha e regue com a água morna. Deixe em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos. Em seguida adicione o sal e a manteiga.


Numa batedeira planetária, misture em velocidade baixa até ficar bem uniforme. Aumente para a velocidade média e bata até a massa estar homogênea e desgrudar das laterais da jarra por aproximadamente cinco minutos. A massa também pode ser batida à mão.

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para um recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Forre uma assadeira com papel manteiga e pincele levemente com óleo vegetal. Reserve.
Quando a massa estiver pronta, cubra sua superfície de trabalho com um pouco de farinha e divida a massa em oito partes iguais. Enrole cada pedaço da massa em uma tira de 60 centímetros. Faça um formato de U com a tira e segure as extremidades para cruzá-las, pressionando a parte inferior do U para dar a forma de um pretzel.

http://desafiosgastronomicos.blogspot.com.br/2013/08/desafio-assar-lindos-pretzels-ao-estilo.html


Coloque os pretzels na assadeira e deixe em temperatura ambiente por uma hora. Isso ressecará a superfície e facilitará seu manuseio.

Pré-aqueça o forno a 225ºC.

Em uma forma de assar, ferva 1 litro de água. Diminua a temperatura e adicione o bicarbonato de sódio lentamente para evitar que transborde. Ferva novamente e acrescente os pretzels à água quente, um por um, por 30 segundos. Retire-os da água usando uma espátula grande e os coloque de volta na assadeira. Essa etapa permitirá que o pretzel fique com uma casca crocante, dourada e brilhante.

Pincele a parte superior de cada pretzel com a mistura de gemas batidas e água e polvilhe com sal grosso, ou a cobertura de sua preferência. Asse até ficar bem dourado por aproximadamente 12 a 14 minutos.

Dicas: Cozinhar os pretzels em água fervente com bicarbonato de sódio faz com que a casca fique crocante, dourada e brilhante. Mas se cozinharem por muito tempo, os pretzels ficarão borrachudos ao saírem do forno. E se não ferverem o suficiente, isso fará com que cresçam muito no forno.

Curiosidade: O banho em água com solução diluída de soda cáustica é a maneira tradicional alemã de fazer pretzels, em vez de usar o banho em água com bicarbonato de sódio. Mas mesmo diluída, a solução  é muito corrosiva e é recomendável usar luvas de borracha e óculos de proteção ao manuseá-la. A utilização do bicarbonato de sódio não proporcionará a mesma crosta dourada e brilhante, mas o resultado é bem próximo disso e o uso em casa é mais seguro.

domingo, 21 de agosto de 2016

Salada Lyonnaise


Uma das coisas boas de viajar, é conhecer novos sabores e receitas, principalmente quando se consegue repetir depois de voltar. Já temos algumas destas receitas no nosso blog, como: almondegas suecas, ribollita, fish and chips, curry wurst entre outras.

Esta é uma receita que conhecemos em Lyon, um lugar lindo na França que permite uma experiência gastronômica digna da culinária francesa. É basicamente uma salada verde com ovos poche.

Bem o primeiro problema é o ovo poche! Realmente se usarmos as técnicas francesas é difícil faze-lo, pois é o ovo que deve ser fresco e estar na temperatura ambiente, água com vinagre e como colocar na água sem quebrar o ovo, é quase impossível acertar! Mas existe diversos videos na internet ensinando fazer o ovo poche usando saquinho plástico e eu virei adepta desta técnica!

Segue um link com uma das maneiras de fazer: https://www.youtube.com/watch?v=DI7IL1qR44I

Vamos a receita:



Ingredientes:

Molho
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • 3 colher de sopa de azeite
Misture tudo até formar um molho cremoso

Salada
  • Folhas verdes (eu coloco alface e rucula)
  • 2 ovos poche
  • cubos de bacon crocante (eu faço no microondas)

Para montar a salada, coloque as folhas verdes, o bacon, o molho a gosto, os ovos poche e tempere com sal e pimenta.

domingo, 19 de junho de 2016

Brigadeiro Gourmet de Amaretto

Pra quem acha que brigadeiro é doce de criança, aqui vai uma receita proibida para menores...
A receita é baseada no Brigadeiro ao Conhaque do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce e do ICKFD. Mas como o amaretto é muito mais saboroso, veio a ideia de usá-lo no lugar do conhaque!

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de glucose
  • 3 colheres (sopa) de amaretto


Preparo:

Misture todos os ingredientes na panela, menos o amaretto e cozinhe em fogo baixo até chega em ponto de brigadeiro. (Eu ainda deixo ele apurar um pouquinho mais no fogo, porque ele vai amolecer um pouquinho quando adicionar o amaretto).

Desligue o fogo, transfira para um pirex frio e continue mexendo até amornar (em torno de 30 oC). Acrescente o amaretto e misture bem.

Cubra com papel filme e leva à geladeira até esfriar

Faça bolinhas e cubra com chocolate granulado ou outro confeito de preferência.

***DICA: Você pode parar de cozinhar o brigadeiro um pouco antes para fazer um brigadeiro de
colher. E para deixar ainda mais gostoso, use-o como cobertura, mergulhando um físalis (ou physalis) - aquela frutinha linda e deliciosa - aberto e depois cobrindo com o chocolate granulado, como na foto. Fica maravilhoso!

***DICA: Não é muito fácil (nem barato) encontrar o Amaretto original por aí. Nós usamos o licor de amaretto (foto) produzido pela Cantina Strapazzon, em Bento Gonçalves - RS. Para saber mais sobre a vinícula:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/CantinaStrapazzon/
TripAdvisor: Reviews Cantina Strapazzon (para quem pretende viajar a Gramado ou a outros destinos da Serra Gaúcha, #fikdik)
Informações Turísticas: Serra Gaúcha - Cantina Strapazzon



domingo, 14 de fevereiro de 2016

Cookies de amêndoas

Esta é mais uma receita da série comidas de viagem. São cookies muito comuns de encontrar em São Francisco na Califórnia. Lá são chamadas de "Almond Macaroons", e a receita que faço é uma adaptação da receita do livro do Farmer´s Market de São Francisco. São cookies bem leves e saborosos ótimo para fazer no verão.







Ingredientes

  • 350g de amêndoas finamente moídas (pode ser farinha de amêndoas)
  • 1 e 1/4 de xícara de açúcar
  • 3 a 4 claras de ovos (dependendo do tamanho do ovo)
  • 1 colher de chá de essência de amêndoas
  • 1 colher de sopa de amaretto.



Modo de fazer

Pré aqueça o forno em 160ºC.

Misture todos os ingredientes até ter uma mistura bem homogênea.
Faça os cookies com aproximadamente 1 colher de sopa, coloque numa forma forrada com papel manteiga e asse por aproximadamente 20 a 25 minutos. Os cookies devem estar dourados por fora e macios por dentro.

A receita rende aproximadamente 3 dúzias de cookies.


Fish and Chips

Adoro viajar e cozinhar e a melhor coisa é conseguir juntar as duas coisas. Eu gosto de trazer para casa novos sabores e fazer estas receitas para lembrar dos momentos da viagem. Esta é uma destas receitas, o clássico Fish and Chips  da Inglaterra, mas também é um prato apreciado na região da Escandinávia, principalmente na Noruega. Fiz algumas adaptações para facilitar o preparo aqui. Segue a receita para duas pessoas.

A batata frita eu substitui pela batata rústics, pois é feito no forno e assim facilita o preparo do prato. A receita que eu utilizo é baseada na receita da Rita lobo.


Ingredientes

  • 5 batatas cortadas em gomos
  • tomilho e alecrim a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto



Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 200ºC
Colocar as batatas numa panela com água, após ferver eu cozinho por 5 minutos. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água e ficar bem sequinhas. Coloque numa forma para ir ao forno, tempere com as ervas, sal, pimenta, coloque os pedaços de alho e coloque o azeite suficiente para envolver bem as batatas. O importante é que as batatas não encostem ou sobreponham umas nas outras – quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços.



Para fazer o peixe, utilizo a receita do Jamie Oliver.


Ingredientes

  • 250g de filé de peixe de boa qualidade (já fiz com filé de pescada e de linguado)
  • 1 lata de cerveja gelada
  • 1 xícara de trigo + trigo para envolver o filé
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo para fritar



Modo de fazer

Tempere o peixe com sal e pimenta. Separe uma porção de trigo para envolver o peixe antes de passar na mistura de trigo com a cerveja. Misture a xícara de trigo com a cerveja (eu uso uns 300ml da cerveja) e o fermento biológico, misture até ficar homogêneo. A textura fica parecida com a do creme de leite, ela precisa grudar no peixe.

Aqueça o óleo a 190ºC, passe o peixe no trigo e depois na mistura com a cerveja e coloque no óleo quente. Fritar por uns 5 minutos até ficar crocante e dourado.

Sirva com molho tartaro ou uma maionese da sua preferência. Na Inglaterra, normalmente é servido com ervilhas ou purê de ervilhas.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Sachertorte

A Sachertorte é um bolo de chocolate, inventado por Franz Sacher em 1832 para o príncipe Metternich em Viena, capital da Áustria. É uma das mais famosas especialidades gastronômicas da cidade.

O bolo consiste de duas camadas de massa de chocolate com uma pequena camada de geleia de damasco no meio e uma cobertura de chocolate amargo, com lascas de chocolate em cima e dos lados. É tradicionalmente servida com chantilly.
A marca registrada "Original Sachertorte" foi registrada pelo Hotel Sacher, construído em 1876, pelo filho de Franz Sacher. No Hotel Sacher de Viena são produzidas cerca de 270 000 unidades todos os anos. A receita é um segredo bem guardado, mas existem diversas receitas que tentam copiar o bolo original, como esta aí embaixo:

Ingredientes:

Massa
  • 150g de chocolate meio amargo picado
  • 170g de manteiga
  • 170g de açúcar de confeiteiro
  • 2g de sal
  • 6 gemas
  • 6 claras
  • 70g de farinha de rosca
  • manteiga e farinha para untar

Recheio
  • 200g de geleia de damasco

Cobertura
  • 200g de chocolate amargo picado
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro
  • 30g de açúcar de confeiteiro

Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria, retire do fogo e deixe amornar.
Bata a manteiga na batedeira com 100g de açúcar de confeiteiro e sal, até obter uma consistência bem cremosa. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater. A mistura deve ficar leve e espumante. Incorpore o chocolate derretido ainda morno e a farinha de rosca caindo em chuva.
Bata as claras em neve até ficarem firmes. Junte então o açúcar de confeiteiro que sobrou e bata até o ponto de merengue. Misture delicadamente à massa. Coloque a massa em uma forma de fundo solto, de 24cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca.
Asse em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 30 min. Retire a torta do forno, deixe descansar por 30 min e deixa na geladeira por 24h.

Recheio
Bata a geleia de damasco no liquidificador e passe por uma peneira. Corte a torta ao meio, no sentido horizontal, recheie com a geleia e recoloque a parte de cima. Espalhe a geleia que sobrou, alisando bem.

Cobertura
Misture o chocolate com o creme de leite e o açúcar de confeiteiro. Derreta em banho-maria, retire do fogo e deixe amornar. Espalhe a cobertura sobre a torta com a ajuda de uma espátula.

domingo, 29 de novembro de 2015

Gingercake: bolo de gengibre

Esse bolo tem inspiração no gingercake da Starbucks de Nova York. Não conseguimos reproduzir a textura do bolo deles, mas depois de várias tentativas, chegamos num bolo molhadinho e fofo.
Na verdade, a base do bolo pode ser utilizadas para diferentes sabores. A primeira vez que eu fiz esta receita foi num bolo de chocolate. No lugar do gengibre e das especiarias eu coloquei 100g de chocolate meio amargo derretido. Ficou uma delícia!
Então segue a base do bolo e as especiarias para o bolo de gengibre, mas para outros sabores é só usar a imaginação.

Ingredientes da massa
  • 2 ovos
  • 1 pote de iogurte natural integral
  • Usando o pote do iogurte como medida:
  • 2 medidas de açúcar 
  • 1/2 medida de óleo 
  • 1 e 1/2 de trigo
  • 1 colher de chá de fermento


Para o sabor de gengibre
  • 1 colher de chá de canela em pó 
  • 1/8 de colher de chá de cravo em pó 
  • 1/4 de colher de chá de noz moscada moído 
  • 1/4 de colher de chá de gengibre moído
  • 1/4 de gengibre cristalizado picado fininho.



Modo de fazer

Bata o ovo e o açúcar até obter um creme esbranquiçado, coloque o óleo e o iogurte e bata até ter um creme bem homogêneo.
Adicione o trigo e o fermento. E por último as especiarias e o gengibre.

Asse no forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

Cobertura
  • 100g de cream cheese 
  • 2 xícaras de açúcar confeiteiro 
  • 1/2 colher de chá de baunilha
  • 1/4 colher de chá de licor de laranja


Bata o cream cheese adicionando o açúcar aos poucos. Quando estiver cremoso  adicione a baunilha e o licor e misture.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Nuernberger Lebkuchen

Lebkuchen é uma bolacha de especiarias muito comum na Alemanha. Existe uma porção de receitas e tipos, mas esta é baseada na da região de Nuremberg.  Esta receita fica muito parecida com a vendida lá na Alemanha, mas depende muito da qualidade das especiarias (este ano a minha receita ficou com menos sabor, acho que me venderam especiarias velhas, difícil saber né!?). Outra mudança que faço as vezes é colocar mais farinha de amêndoas no lugar do trigo, pois adoro receita com amêndoas.

Ingredientes

  • 110g de manteiga amolecida
  • 200g de açúcar
  • 4 ovos
  • 360g de farinha de trigo
  • 6g de mistura de especiarias (2T de canela em pó, 2 tsp de cravo em pó, 1/2 tsp. de pimenta da jamaica em pó, 1/4 tsp de noz moscada, 1/2 tsp de coentro em pó, 1/2 tsp de cardamomo em pó, 1/2 tsp de gengibre em pó, 1/2 tsp de semente anis em pó) (esta mistura sobra bastante)
  • 12g de cacau em pó
  • 1 e 1/2 colher de sopa de fermento
  • 225 ml de leite
  • 150g de farinha de amêndoas
  • 100g de casca de laranja cristalizada moída
  • 6g de licor de laranja (eu usei contreou, mas dá para substituir por rum)
  • 1/2 xícara de passas aos rum moída

Modo de fazer
(eu utilizo a batedeira)

Bata a manteiga, açúcar e os ovo até obter um creme homogêneo. Adicione a mistura de farinha, especiarias, cacau e fermente no creme de manteiga alternando com o leite. Por últimos coloque as passas e a casca de laranja.

Na receita original eles sugerem fazer as bolachas em cima de wafers para assar (chamam de oblaten, é parecido com ostia, mas não achei por aqui para comprar). Então eu faço como cookie (uma colher de sopa para cada bolacha).

Asso no forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 10 a 15 minutos.

Na receita original eles sugerem um glace de açúcar (eu não faço pois prefiro sem glace)

Ferver 1/2 xic de açúcar com 1/4 xic de água, adicionar baunilha e rum ou licor . Colocar 1/2 xic de açúcar de confeiteiro no xarope quente.

Cobrir as bolachas mornas e deixar secar por um dia.

Na Alemanha também tem com cobertura de chocolate

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Currywurst!




Currywurst é um prato tradicional de Berlim. Nada mais é que salsicha (de preferência bockwurst) com molho de tomate e curry, mais curry, e batata palha.


Segue a receita do molho.


Ingredientes:

  • 2 cebolas cortada finamente
  • 2 latas de tomate pelado
  • 250 ml ketchup
  • 1 colher de sopa de mostarda 
  • 2 colher de sopa de açúcar 
  • 4 colher de sopa de molho inglês 
  • 1 colher de sopa paprica doce
  • 2 colher de sopa curry
  • 1/2 colher de sopa páprica picante
  • sal e pimenta a gosto 

Modo de fazer

Refogue a cebola, adicione o curry, as papricas e cozinhe por um ou dois minutos. Adicione os tomates com o suco e esmague-os completamente. Adicione o ketchup, o molho inglês, a mostarda, sal e pimenta. Deixe ferver e cozinhe por uns 20 minutos.

Cozinhe as salsichas. Sirva as salsichas com o molho, coloque um pouco de curry e batata palha.

domingo, 23 de agosto de 2015

Almôndegas suecas

Na região da escandinavia, principalmente na Suécia e Noruega, almôndegas são um prato tradicional da culinária local. Acho que o mais interessante não é a receita da almôndegas em si, pois são bem parecidas com as que a gente faz por aqui, mas sim os acompanhamentos. Lá eles não comem com molho de tomate e massa. As almôndegas são servidas com molho cremoso, batatas e geleia de lingoberrys  (fruta típica de lá). Como não temos lingoberrys por aqui, o jeito é substituir por uma boa geleia de frutas vermelhas ou só servir com batatas ou outro acompanhamento que preferir, pois o molho é muito bom.

Ingredientes para as almôndegas (rende umas 30 almondegas)

  • 200g de carne de porco moída
  • 300g de de carne bovina de sua preferência moída  (eu usei patinho)
  • 1/2 cebola picada em moagem
  • 50 g de miolo de pão branco
  • Leite suficiente para cobrir o miolo de pão
  • 1 a 2 ovos (depende do tamanho do ovo)
  • Sal, pimenta da Jamaica, pimenta do reino, cardamomo a gosto.

Ingredientes para o molho

  • 500ml de caldo de frango (pode ser de carne ou de legumes. Minha dica é fazer o próprio caldo)
  • 2 colheres de creme de leite
  • Trigo
  • 1 colher de sopa de shoyo

Modo de fazer

Eu utilizei a batedeira para deixar a mistura bem homogênea, mas pode-se misturar com a mão.
Deixe o miolo de pão de molho no leite para amolecer.
Comece batendo as carnes moídas (no açougue, eles moeram duas vezes e as carnes juntas), coloque o pão levemente espremido para não colocar leite em excesso e continue batendo. Coloque a cebola e os ovos um a um e os temperos . E deixe batendo por um tempo até a mistura ficar homogênea.
Faça bolinhas pequenas, mais ou menos do tamanho de uma bola de Ping Pong.
Frite em fritura rasa com manteiga e óleo o tempo suficiente para escurecer a carne. A almondega não precisa cozinhar totalmente, pois depois elas irão voltar para cozinhar no molho.

Na mesma frigideira que as almondegas foram fritas, se necessário coloque mais manteiga. Na mesma gordura da fritura das almondegas, adicione uma colher de sopa de trigo bem cheia para fazer o roux. Cozinhe o trigo até escurecer em tom de areia de praia, colocar o caldo e deixar cozinhar até obter consistência de molho. Adicionar o shoyo e as almondegas e deixar cozinhar por 10 minutos. Finalizar com o creme de leite, deixando cozinhar por  mais 10 minutos.

Sirva com batatas pequenas cozidas e uma boa geleia.

domingo, 1 de março de 2015

Croquete Holandês

Experimentando a culinária local (e o famoso croquete holandês)
Esta receita é da época que morava em São Carlos (interior de SP), e fomos conhecer a cidade de Holambra. Como o nome diz, a cidade é uma mistura de Brasil e Holanda, e a maior produtora de flores do país.

Mas além de flores, Holambra também tem uma culinária interessante. Sendo colonizada por holandeses, herdou a culinária de lá - que tem fortes influências da Indonésia, da época em que a Holanda passou por lá! Isso significa receitas com nomes que lembram pratos europeus, mas com uma boa pitada de temperos exóticos. No caso do croquete holandês, a mistura ficou perfeita; uma experiência muito interessante.

O croquete holandês é feito com um frango inteiro - não adianta querer reduzir a receita e só usar a carne do peito, pois é a gelatina natural liberada durante o cozimento do frango que garante a "liga" entre os demais ingredientes. Curry é o tempero principal, e depois de frito, a pitadinha de mostarda dá o toque oriental/europeu que torna esse croquete tão especial.


Ingredientes

  • 1 frango inteiro limpo e cortado em pedaços
  • 2 litros de caldo de frango
  • 2 alhos poró picados
  • 3 talos de salsão picados
  • 300 g de cenoura picada
  • 1 colher (chá) de curry
  • 1 colher (chá) de açafrão
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz-moscada ralada a gosto
  • 2 colheres (chá) de alho picado
  • 200 g de manteiga
  • 200 g de farinha de trigo
  • 1 kg de farinha de rosca para empanar
  • 4 ovos batidos para empanar
  • 1 fio de óleo

Modo de Preparo

Coloque óleo numa panela e leve ao fogo para esquentar. Acrescente o frango e deixe dourar, virando-o para que doure por igual.

Após ele dourar, junte, lentamente, caldo de frango em água. Deixe cozinhar por 20 minutos. Coloque o alho poró, o salsão picado, a cenoura, o curry, o açafrão, o sal, a pimenta-do-reino moída, a noz - moscada ralada e o alho. Mexa bem e deixe cozinhar por mais 30 minutos.

Em seguida, retire os pedaços de frango e coe o restante do caldo. Coloque o caldo coado em uma panela e mantenha-o aquecido. Reserve os legumes com o frango e deixe esfriar. Desfie o frango retirando todos os ossos e reserve.

Em outra panela em fogo médio, derreta manteiga e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo sem parar de mexer. Cozinhe bem essa massa (para que não fique o gosto de farinha de trigo). Acrescente um pouco do caldo que ficou na panela aquecida e mexa bem. Em seguida, junte o restante do caldo. Coloque o frango e os legumes reservados e misture bem. Transfira para uma tigela e leve à geladeira para ganhar consistência. O ideal é preparar um dia antes e deixar 24h na geladeira.

Unte a mão com óleo e faça os croquetes. Passe-os na farinha de rosca, depois em ovos batidos e novamente na farinha de rosca. Frite em uma panela com óleo a 180 graus.

Sirva com mostarda amarela ou escura (ou os dois!).


DICA1: O croquete (sem fritar) dura 3 dias na geladeira, ou pode ser congelado e frito apenas na hora de servir.

DICA2: O rendimento é bem grande. Vale a pena fazer uma vez e congelar pequenas porções.








domingo, 14 de setembro de 2014

e-chalotas traz seu pacote de viagens em menos de 3 dias!

Finalmente você agendou suas férias! Agora é só ir a agência de turismo mais próxima, ver as opções de viagens no Brasil ou no exterior que você sempre sonhou em fazer e tomar o avião, certo? Não.

Nas minhas últimas férias, estávamos em dúvida se iríamos ao Chile ou a Cusco / Machu Picchu. Tivemos a péssima ideia de procurar uma agência de turismo para tentar responder nossa dúvida. Além de sugerirem dois pacotes caríssimos para escolhermos, os horários dos vôos eram absurdos (do tipo ficar 12h durante a madrugada no aeroporto de Lima ou pagar uma diária a mais só porque o vôo chegava ao seu destino as 6:00 AM) e os vendedores não tinham a menor noção sobre as atrações que estávamos procurando.

Resultado: compramos o pacote sem intermédio de agência, apenas usando a internet. E como muitas pessoas acabam me perguntando como fazemos isso, veio a ideia deste post.

Primeiro Passo: Definir um local

Se você já sabe para onde que ir nas suas férias, fácil. Se não, fuçar no facebook dos amigos é um bom começo. Lá tem fotos, check in em restaurantes, atrações turísticas, hotéis, etc. e você sempre pode pedir dicas para alguém com gostos parecidos com os seus.
Blogs de viagens / turismo também são uma boa opção.

Segundo Passo: Comprar a passagem / Reservar o hotel
Com a data da viagem definida, você pode ir aos sites das companhias aéreas e pesquisar qual deles tem a passagem com melhor horário e preço e fazer a compra. Mas hoje em dia, até isso está mais fácil de fazer: há vários sites que pesquisam as opções de vôo e listam por ordem de preço para você.


Por comodidade, sempre usei Decolar.com. Foi o primeiro site que testei para reservar hotel em Buenos Aires e deu tudo certo. Depois usei para comprar passagem aérea e também não tive problemas. Até que finalmente, com a ajuda do site fechei um pacote completo e mais passeios extras, e tudo correu bem.
Para reservar hotéis e comprar passagens aéreas no Decolar.com é fácil, basta ir preenchendo os formulários e fazendo suas escolhas. Mas a função mais legal é a procura por pacotes. Basta escrever onde você está, para onde quer viajar e, se não tem uma data definida e quer pesquisar os pacotes disponível num determinado mês, basta selecionar "Ainda não defini as datas".

PS: Antes de fechar um pacote com hotel, eu sempre procuro o site oficial do hotel. Sites especializados em turismo também tem páginas com opinião de quem já visitou o local. É sempre bom pesquisar antes para não ser pego de surpresa.

Terceiro Passo: Programar os passeios
Agora que você já está com as passagens compradas e o hotel reservado,  é hora de procurar o que fazer nesses dias de férias. Para isso, os blogs de viagens são excelentes companheiros. Basta digitar no Google "dicas de viagem" e o destino desejado.
Aí a dica é não deixar para comprar ingressos de passeios concorridos no dia. Muitos sites possibilitam a compra antecipada, inclusive o Decolar.com - se você já fechou o pacote lá, pode aproveitar para reservar alguns passeios também. Outras opções são agências locais com página na internet, que já reservam o passeio com antecedência. Assim você já sai de casa sem o stress de brigar por vaga num passeio, e se pagá-lo no ato da reserva, ainda tem a facilidade de viajar com menos dinheiro. A palavrinha mágica para digitar no Google nesses casos é "Day trip + passeio/cidade/local".


Mais Dicas:

* Os hotéis da Accor tem um cartão fidelidade que faz parte da rede Multiplus. Se você não conseguir trocar seus pontos de milhagens por passagem aérea, pode aproveitar para garantir sua estadia!
Mais informações em Le Club Accorhotels

**Se você vai para uma cidade que tem metrô, muitas vezes é possível baixar o mapa das linhas pela internet, e planejar seu deslocamento.
Saiba mais em: mapas de metrô

***Uma dica presente em tudo que é blog de turismo: antes de viajar, baixe os mapas dos lugares que pretende conhecer a pé, ou de carro alugado. E economize no plano de internet móvel e abuse do GPS. ;)
Como baixar mapas offline do googlemaps

terça-feira, 22 de julho de 2014

Centolla

Hoje vamos falar de comida, mas não será uma receita! Fomos para o Chile no início de julho, e lá experimentamos a famosa centolla - um caranguejo gigante que você não vai encontrar no Brasil.

A centolla pescada na costa do Pacífico da América do Sul é parente do King Crab conhecido na América do Norte. É pescada na Patagônia e nas regiões mais geladas do Chile. Também é o principal motivo do Mercado Central de Santiago ser um ponto turístico que tem que ser visitado. 

Seguem as fotos do pequeno monstro:

Eu nunca comi caranguejo, então não posso fazer a comparação com seu primo gigante. A carne é muito boa. A centolla é cozida no vapor e, depois de tirar a casca, cada perninha é mergulhada numa mistura de alho e óleo, que dá o gostinho de tempero. O showzinho que os garçons fazem, tirando foto, separando a carne, etc. é uma diversão a parte. (Só vá com o cartão de crédito preparado, e não tente fazer a conversão para reais. É melhor não saber o preço dessa aventura gastronômica - A dica da Dani para nós foi: tomem muito vinho e fiquem bem alegrinhos na hora de pagar a conta.)

Como o Chile é banhado pelo Oceano Pacífico, o Mercado Central é também uma oportunidade de conhecer peixes e frutos do mar que não são comuns (ou nem existem mesmo) aqui no Brasil. (Só não vale fazer como alguns brasileiros e ficar com nojinho... O Mercado Central é um mercado de peixe, e fede como tal. A parte dos restaurantes é numa ala separada e não tem cheiro). Antes da centolla, nós pedimos de entrada um mix de mariscos e camarão que estava muito bom. (Como eu não sou muito fã de marisco, valeu mais pela experiência)

Como já tínhamos experimentado um prato de entrada, pedimos uma centolla média (tem nos tamanhos P, M e G). Pelas fotos já dá para perceber que mesmo a média já é muito grande. Pode pedir a pequena sem medo!



Vinho: Seguimos a orientação do garçom, e experimentamos um Amayna Chardonnay/2010 chileno, do Valle de Leyda (que mais tarde descobrimos ser a melhor região do Chile para os vinhos brancos).


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ribollita


Para mim viagem e culinária andam juntas. Sempre que posso viajar, aproveito para experimentar novas comidas e sempre tem alguma receita que marca a viagem. Tento repetir em casa alguns destes pratos  que marcaram um lugar ou um momento na viagem. 
Fomos para Itália em janeiro de 2011. Aproveitamos para conhecer Roma, Pompeia, Florença, Pisa, Siena, Veneza, Verona e Milão. Eu adoro comida italiana, talvez são as receitas que mais faço e melhor sei fazer. Adoro uma boa massa e um bom risoto, sem falar em pizza.
Apesar da infinidade de massas e risotos que comemos, o prato que mais marcou foi uma sopa chamada Ribollita. Esta sopa é um minestrone requentado com pão.  Talvez a descrição da sopa não representa seu verdadeiro sabor.  
Bem chega de papo. Lá vai a receita da Ribollita.  A principal adaptação é a substituição do cavolo de nero, que eu não encontrei aqui, por couve e pelo que pesquisei pode-se utilizar repolho. Serve 4 pessoas. 

Ingredientes

  • 400g de couve
  • 2 colheres de azeite extra virgem
  • 2 talos de salsão picado
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura picado
  • 400g de batatas picadas
  • 250g de tomate pelado
  • 250g de feijão branco
  • 1 folha de louro
  • 1,5 litro de caldo de legumes
  • 4 fatias de pão tipo italiano em pedaços
  • Sal e pimenta a gosto


Modo de fazer

Aqueça o azeite numa panela funda em fogo baixo.  Junte a cenoura, salsão e a cebola e cozinhe até ficarem macio e transparente.  Misture o couve, as batatas, o tomate, metade do feijão, o louro e o caldo. Tempere com sal e pimenta deixe o ferver e o couve  murchar. Diminua o fogo e cozinhe com panela tampada até os legumes ficarem bem macio e o caldo bem apurado.

Esprema o feijão restante, junte á sopa e mexa bem.  Adicione o pão e continue mexendo enquanto ele absorve a sopa.  Cozinhe por uns 15 minutos. A ribollita deve ficar bem espessa.

Sirva com um fio de azeite e um bom parmesão. Para beber uma boa garrafa de Chiante.

Bom apetite!


terça-feira, 1 de julho de 2014

Aparados da Serra


Já que o blog é para falar das comilanças e das viagens, e os chefs do grupo são o Wagner e a Dani, sobrou para mim contar um pouquinho das nossas andanças pelo mundo. E para começar, fica a dica de um local pertinho de Gramado - RS, mas que poucos aproveitam a chance de conhecer quando vão até a Serra Gaúcha: Aparados da Serra.

A região conhecida como Aparados da Serra engloba o Parque Nacional Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, e forma uma fronteira natural entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas e o que tem para ver lá? Os canyons formados pelo relevo da região, caracterizado pelos desfiladeiros com paredões de até 700 m de altura, que terminam abruptamente em campos, como se tivessem sido "aparados". 

Os parques ficam em Cambará do Sul, e se você fizer questão de conhecer tudo, vai precisar de mais de um dia. Existem vários blogs de viagem com dicas de como chegar, onde ficar e o que fazer para conhecer os canyons. Abaixo segue a lista que usei para programar a nossa viagem:

Entretanto, há poucas opções de hotéis e do que fazer em Cambará quando você não estiver nas trilhas. Então, como a ideia era tirar umas férias no inicio do ano, resolvemos fazer um programa que não aparece nos guias para Aparados da Serra, nem nos guias para férias em Gramado, que fica cerca de 100 km de distância da entrada do parque.

As fotos deste post são do canyon Itaimbezinho, que fica no Parque Nacional Aparados da Serra. É o mais famoso e, dizem, o mais bonito. São dois percursos: o maior e mais interessante é a trilha do Cotovelo, com 6 km de caminhada fácil, de onde é possível enxergar quase 70% dos 6 km de extensão do cânion. Depois, para quem ainda estiver disposto, a trilha do Vértice é mais curta, com 1,4 km e menor visibilidade.


Em tempo:

Quando chegamos em Gramado, havia chovido muito nos últimos dias e a dona da pousada onde ficamos sugeriu que pegássemos um tour para não se estressar com a estrada (depois de passar a cidade de Cambará do Sul, há um trecho de estrada de chão). Foi a própria pousada que procurou para nós a agência que faz o passeio, mas acabei descobrindo que dá para agendar tudo por este site:
Portal Gramado: tour Itainbezinho

Nós fomos no início de janeiro, verão, e pegamos dias lindos em Gramado. Ou seja, uma visão espetacular do canyon. No inverno, talvez tenha muita neblina, o que não é muito interessante para esse passeio.

A trilha é leve, mas comprida e embaixo de muito sol. Leve muita água!

Geralmente, os passeios em tour saem cedo dos hotéis em Gramado e param num restaurante no meio do caminho para comprar lanche para levar na caminhada. A trilha mais longa é feita antes da parada para almoço, então é bom levar alguma coisa para enganar a fome.

Fotos: