enchalotes

enchalotes

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Nuernberger Lebkuchen

Lebkuchen é uma bolacha de especiarias muito comum na Alemanha. Existe uma porção de receitas e tipos, mas esta é baseada na da região de Nuremberg.  Esta receita fica muito parecida com a vendida lá na Alemanha, mas depende muito da qualidade das especiarias (este ano a minha receita ficou com menos sabor, acho que me venderam especiarias velhas, difícil saber né!?). Outra mudança que faço as vezes é colocar mais farinha de amêndoas no lugar do trigo, pois adoro receita com amêndoas.

Ingredientes

  • 110g de manteiga amolecida
  • 200g de açúcar
  • 4 ovos
  • 360g de farinha de trigo
  • 6g de mistura de especiarias (2T de canela em pó, 2 tsp de cravo em pó, 1/2 tsp. de pimenta da jamaica em pó, 1/4 tsp de noz moscada, 1/2 tsp de coentro em pó, 1/2 tsp de cardamomo em pó, 1/2 tsp de gengibre em pó, 1/2 tsp de semente anis em pó) (esta mistura sobra bastante)
  • 12g de cacau em pó
  • 1 e 1/2 colher de sopa de fermento
  • 225 ml de leite
  • 150g de farinha de amêndoas
  • 100g de casca de laranja cristalizada moída
  • 6g de licor de laranja (eu usei contreou, mas dá para substituir por rum)
  • 1/2 xícara de passas aos rum moída

Modo de fazer
(eu utilizo a batedeira)

Bata a manteiga, açúcar e os ovo até obter um creme homogêneo. Adicione a mistura de farinha, especiarias, cacau e fermente no creme de manteiga alternando com o leite. Por últimos coloque as passas e a casca de laranja.

Na receita original eles sugerem fazer as bolachas em cima de wafers para assar (chamam de oblaten, é parecido com ostia, mas não achei por aqui para comprar). Então eu faço como cookie (uma colher de sopa para cada bolacha).

Asso no forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 10 a 15 minutos.

Na receita original eles sugerem um glace de açúcar (eu não faço pois prefiro sem glace)

Ferver 1/2 xic de açúcar com 1/4 xic de água, adicionar baunilha e rum ou licor . Colocar 1/2 xic de açúcar de confeiteiro no xarope quente.

Cobrir as bolachas mornas e deixar secar por um dia.

Na Alemanha também tem com cobertura de chocolate

Nenhum comentário:

Postar um comentário