enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador sopas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sopas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sopa de Cebola

O inverno já acabou, mas como essa primavera ainda está com algumas noites geladas, nada como uma sopa servida no pão italiano para aquecer o  jantar.

A receita que vamos deixar aqui foi desenvolvida pelo Wagner, baseada nas duas receitas de sopa de cebola dos links abaixo:

Sopa de cebola (Claude Troisgros - Menu Confiança) 

Sopa de Cebola Gratinada (Olivier Anquier) 


Ingredientes:
  • 1 kg de cebola
  • 50g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
  • 1 L de caldo de legumes (preparado em casa)
  • Bouquet garni (tomilho, alecrim e louro)
  • Meio copo de vinho branco
  • 2 pães italianos pequenos
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • sal e pimenta a gosto

Preparo:  
  1. Descasque as cebolas e pique-as em fatias. 
  2. Aqueça uma panela e adicione a manteiga. Deixe derreter. Quando a manteiga estiver derretida, adicione a cebola à panela. 
  3. Depois de refogar a cebola (segredo do prato: refogar muuuuito bem a cebola para tirar o gosto ácido e deixa-lo adocicado... levei uns 20 minutos), adicione meio copo de vinho branco. Mexa para diluir bem. 
  4. Quando estiver bem misturado, coloque o bouquet garni (pode amarrar todas as ervas juntas e tirar no final) e o caldo de legumes. Deixe cozinhar por uns dez minutos e, no final, adicione duas colheres de creme de leite fresco.
  5. Corte uma tampa dos pães italiano, retirando o miolo.   
  6. Depois do cozimento, recheie os pães com a sopa, adicione o queijo ralado, e arrume-os numa forma para serem levadas ao forno por cinco minutos e está pronto para servir!


Dicas:

*Se você tiver um maçarico para cozinha, pode terminar de gratinar o queijo com ele. Fica bem amis crocante!

**Se você não sabe como preparar um caldo de legumes em casa, segue o link de uma receita super prática da Rita Lobo, no Panelinha:

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Missoshiru Mata-Gripe

Quem mora em Joinville já sabe que a cidade é famosa por apresentar as quatro estações do ano em um único dia (Curitiba também tem a mesma fama)! Esse clima peculiar é responsável pelas gripes e resfriados do outono / inverno. Assim, como uma boa curitibana que está aprendendo a ser joinvilense, tenho uma carta na manga para aqueles dias que parece que fomos atropelados pelo caminhão da gripe: um missoshiru que pode parecer uma aberração para os fãs mais clássicos da culinária japonesa, mas que é quase um "levanta defunto". 

Segundo a Wikipedia, missoshiru vem das palavras misso, que significa soja fermentada, e shiru, que significa caldo. Ou seja, o missoshiru é uma Sopa de "missô", ou Sopa de Soja Fermentada. Esta sopa é um prato básico da culinária japonesa, servida antes do prato principal, tanto no café da manhã, almoço ou jantar. É composto por dois ingredientes principais: o dashi (caldo de pescado) que é a base da sopa, e o missô (pasta feita a partir de soja) que é disolvido no dashi. Os demais ingredientes podem variar, mas para mim, não pode faltar do tofu (queijo de soja) e a cebolinha. Na versão "mata-gripe", vai também o bifum (macarrão oriental feito a partir de massa de arroz) para dar "mais sustância".

Bem, vamos então à receita (para 1 litro de sopa):

Ingredientes:
  • 1 litro de água fervendo
  • 4 colheres (sopa) de missô
  • 1 envelope de caldo de peixe (hondashi)
  • tofu (à vontade)
  • cebolinha picada
  • 100g de bifum

Modo de preparo:

Coloque o hondashi e o missô numa panela. Adicione a água fervendo (ajuda a dissolver melhor) e misture bem. Neste ponto, o missoshiru já está pronto, e esta é a hora de acrescentar o bifum. Deixe ferver mais um pouquinho (1 minuto) e já pode desligar o fogo.

Para servir, coloque o tofu cortado em cubinhos e a cebolinha picada em tigelas pequenas e individuais e despeje o caldo.


Dicas:

O missô (pasta de soja fermentada) e o hondashi (caldo de peixe em pó) são encontrados nos mercados grandes, geralmente na seção de importados / culinária japonesa. Tenha-os sempre em casa para poder preparar o missoshiru sempre que der vontade.
Se você é daqueles que tem seu próprio caldo feito em casa, pode substituir a água e o hondashi por 1 litro de caldo de peixe.

Tofu não é algo que a gente tem em casa sempre. Então aí vem a ideia que vai fazer muita gente arrancar os cabelos... Se dá na louca de fazer missoshiro e não tem tofu, eu coloco uns cubinhos de queijo branco ou ricota. Não é a mesma coisa, mas o gostinho do queijo no caldo de soja também fica muito bom.

Coloquei 100g de bifum na receita. Mas na verdade, eu adiciono sem medir, e gosto de bastante bifum na sopa. Se você também adora esse macarrãozinho de arroz, considere que o bifum vai à vontade!

O gergelim que aparece na foto é só para enfeite. Acaba não alterando o gosto do caldo.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ribollita


Para mim viagem e culinária andam juntas. Sempre que posso viajar, aproveito para experimentar novas comidas e sempre tem alguma receita que marca a viagem. Tento repetir em casa alguns destes pratos  que marcaram um lugar ou um momento na viagem. 
Fomos para Itália em janeiro de 2011. Aproveitamos para conhecer Roma, Pompeia, Florença, Pisa, Siena, Veneza, Verona e Milão. Eu adoro comida italiana, talvez são as receitas que mais faço e melhor sei fazer. Adoro uma boa massa e um bom risoto, sem falar em pizza.
Apesar da infinidade de massas e risotos que comemos, o prato que mais marcou foi uma sopa chamada Ribollita. Esta sopa é um minestrone requentado com pão.  Talvez a descrição da sopa não representa seu verdadeiro sabor.  
Bem chega de papo. Lá vai a receita da Ribollita.  A principal adaptação é a substituição do cavolo de nero, que eu não encontrei aqui, por couve e pelo que pesquisei pode-se utilizar repolho. Serve 4 pessoas. 

Ingredientes

  • 400g de couve
  • 2 colheres de azeite extra virgem
  • 2 talos de salsão picado
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura picado
  • 400g de batatas picadas
  • 250g de tomate pelado
  • 250g de feijão branco
  • 1 folha de louro
  • 1,5 litro de caldo de legumes
  • 4 fatias de pão tipo italiano em pedaços
  • Sal e pimenta a gosto


Modo de fazer

Aqueça o azeite numa panela funda em fogo baixo.  Junte a cenoura, salsão e a cebola e cozinhe até ficarem macio e transparente.  Misture o couve, as batatas, o tomate, metade do feijão, o louro e o caldo. Tempere com sal e pimenta deixe o ferver e o couve  murchar. Diminua o fogo e cozinhe com panela tampada até os legumes ficarem bem macio e o caldo bem apurado.

Esprema o feijão restante, junte á sopa e mexa bem.  Adicione o pão e continue mexendo enquanto ele absorve a sopa.  Cozinhe por uns 15 minutos. A ribollita deve ficar bem espessa.

Sirva com um fio de azeite e um bom parmesão. Para beber uma boa garrafa de Chiante.

Bom apetite!


sábado, 28 de junho de 2014

Caldo Verde

Depois do retorno do meu computador do mundo dos mortos, nada como uma boa receita de caldo verde para esquentar o coração em dia de jogo do Brasil na Copa.

O caldo verde é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país - é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada em tiras bastante finas.

Vou colocar abaixo a receita em que o meu caldo verde foi baseada e algumas dicas para deixa-lo ainda mais gostoso.

 

CALDO VERDE


INGREDIENTES

  • 4 batatas médias
  • 1 litro de caldo de legumes ou galinha
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 colheres de sopa de cebola
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras bem fininhas (ver sugestões)
  • 60g de lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas (ver sugestões)
  • 30g de paio cortado em rodelas (ver sugestões)

MODO DE PREPARO

Na panela de pressão, refogue a cebola e alho.
Acrescente a batata e o caldo. Cozinhe por cerca de 10 minutos (começar a contar o tempo depois que a panela começar a chiar), até a batata desmanchar.
Em seguida, bata tudo no liquidificador ou use um mixer na panela mesmo.
Acrescente as rodelas de calabresa e paio. Ferva por 5 minutos (ver sugestões).
Adicione a couve manteiga e ferva por mais 5 minutos (ver sugestões).
Na hora de servir, acrescente um fio de azeite.



SUGESTÕES


  • Faça o seu próprio caldo de legumes ou frango. É fácil, relativamente rápido e deixa um gosto muito superior ao encontrado em caldos de legume prontos.
  • Como tanto o paio como a calabresa possuem um gosto bem intenso, sugiro utilizar metade das quantidades da receita, para que as linguiças não mascarem os outros sabores. Outra dica é cortar as linguiças em rodelas bem fininhas, para cozinharem mais rápido e renderem o equivalente a quantidade da receita.
  • Não testei ainda, mas acredito que se as linguiças forem fritas previamente, antes da cebola e do alho, o sabor das mesmas ficará mais agradável. Flambar as linguiças, na cachaça ou conhaque, para acentuar o sabor também é uma opção interessante.
  • Como gosto muito de couve, achei que a receita poderia ser mais generosa. Se este for o seu caso, dobre a quantidade de couve na receita. Outra sugestão: você pode ainda colocar metade da couve, ferver por 5 minutos e colocar a outra metade da couve. Com a primeira você dará sabor ao caldo e com a outra metade, colocada ao final, você dará uma textura interessante ao caldo. 
  • E por último, mas não menos importante, a sugestão de vinho. Como prato da culinária portuguesa, o caldo verde pode ser tomado com os vinhos portugueses Bairrada e do Dão. O Touriga Nacional da adega gaúcha Dal Pizzol também fica bem bacana. 
  •  Para quem mora em Joinville, não pode faltar como acompanhamento para o Caldo Verde o pão mediterrâneo da Padaria Amor e Canela. Segue o link do Foursquare ou do Facebook para quem quiser mais informações!