enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador Mousse. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mousse. Mostrar todas as postagens

domingo, 19 de março de 2017

Mousse de Chocolate e Damasco

Essa sobremesa foi adaptada do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Daniele Noce, do canal ICKFD. É super fácil de fazer, e o damasco dá um toque mais sofisticado e quebra o doce exagerado do mousse de chocolate. Sem falar que o whisky faz uma participação especial que não pode ser ignorada.

Ficou tão bom que não deu tempo de tirar a foto! :P

Ingredientes
  • 60g de açúcar
  • 3 gemas
  • 110 mL de leite
  • 120g de chocolate meio amargo (58% cacau) derretido
  • 100g de damasco
  • 1 colher (sopa) de whisky
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 200g de creme de leite fresco


Preparo

Cerca de uma hora antes, hidrate o damasco em água quente. Se quiser, adicione 1 colher (chá) de whisky na água.
Depois de hidratado, drene a água e leve o damasco ao processador para virar um purê.

Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até clarear. Ferva o leite e acrescente à mistura das gemas com o açúcar, e mexa bem.
Coe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, até começar a ferver. Retire do fogo e reserve o creme formado numa tigela. Deixe amornar.

Hidrate a gelatina em água fria conforme as instruções da embalagem. Aqueça no microondas para dissolver e, então, acrescente 2 - 3 colheres (chá) da gelatina líquida no creme morno.
Adicione o chocolate derretido e o purê de damasco.
Espere a temperatura baixar para ~30 oC e adicione o whisky.

Bata o creme de leite em ponto de chantilly e acrescente 1/3 deste na massa, mexendo bem. Na sequência junto os outros 2/3, incorporando delicadamente.

Coloque em potinhos e leve à geladeira por pelo menos 2h.

sábado, 22 de agosto de 2015

Musse de mascarpone com morangos

Essa é mais uma receita roubada do ICKFD, e é deliciosa, principalmente pela super ideia de fazer o "brulée" por cima da mousse (ou musse). Na verdade, eu acho que é uma combinação de três ideias fantásticas, que ficaram muito bem juntas, mas também podem ser utilizadas em outras sobremesas, separadamente.

1. Morangos marinados na redução de balsâmico
2. Chantilly com mascarpone
3. Açúcar queimado por cima, ou "brulée"


Como são 3 passos, vou colocar os ingredientes seguidos do modo de preparo de cada um, em separado.



1. Morangos marinados



Misture todos os ingredientes, mexa e reserve pelo tempo necessário para fazer a musse de mascarpone. Assim que terminar de bater a musse, separe os morangos do líquido formado e use-os para forrar forminhas onde será servido.

 2. Mousse de Mascarpone

  • 150 mL de creme de leite fresco
  • 1/3 xícara de açúcar refinado
  • 2 colheres (sopa) de cointreau (licor de laranja)
  • 1 fava de baunilha ou 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
  • 250g de mascarpone (não, não dá para substituir por ricota)
O creme de leite deve ser batido em ponto de chantilly. Para facilitar, eu uso a dica de colocar a bacia e o batedor da batedeira meia hora antes na geladeira. Se precisar, aqui tem mais dicas para bater chantilly
Junte o creme de leite fresco, o açúcar, o cointreau e a baunilha e bata até quase ponto de chantilly.
Adicione o mascarpone e bata mais até ficar na consistência de musse.
Preencha os potinhos com morangos com a musse e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Quando for servir, deixe 30 minutos antes no freezer, para que na hora de fazer o brulée, a musse não derreter.


3. "Brulée"

  • Açúcar demerara, a gosto

Jogue um pouco de açúcar demerara (ou cristal) por cima da mousse em todo o potinho e queime com um maçarico. Se não tiver um maçarico culinário, já vi darem a dica de aquecer uma colher e colocar por cima do açúcar para ir queimando, mas nunca testei. 
#DICA: Para formar uma casquinha bem crocante, típica do creme brulée, queima uma segunda camada de açúcar por cima da primeira.