enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador queijos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador queijos. Mostrar todas as postagens

sábado, 21 de outubro de 2017

Salsichão recheado com queijo gruyère

Recentemente fizemos mais uma assinatura de vinhos, desta vez no Clube Wine da wine.com.br. A ideia foi receber uma seleção de vinhos mais simples (baratos), para acompanhar a pizza do final de semana. E logo no primeiro mês já tivemos dois excelentes rótulos: Oops Caménère e Oops Carbenet Franc Caménère, da Undurraga (Chile).

Mas a maior supresa ficou com a dica para a harmonização com o blend Carbenet Franc Caménère: um salsichão alemão recheado com queijo gruyère. Afinal, quem pensaria misturar salsicha com vinho? O resultado é perfeito! E por isso não podíamos deixar de compartilhar essa receita   :)


Ingredientes:
  • 4 salsichões, nós usamos a Salsicha Vermelha (BockWurst) da marca Olho
  • 150g de queijo gruyère
  • Mostarda Dijon a gosto


Preparo:

Coloque os salsichões em uma panela com água fervente e deixe por 10 minutos. Escorra.

Corte o queijo em tiras. Faça um furo na salsicha no sentido longitudinal e coloque a tira de queijo no centro. Se precisar, prenda-as com um palito.

Leve ao forno preaquecido a 220 oC, por cerca de 15 minutos, até que o queijo derreta. Se tiver a função grill, use nos minutos finais. (Nós ainda gratinamos com o maçarico culinário, para ficar queimadinho por cima)

Sirva com a mostarda Dijon.


sábado, 24 de junho de 2017

Arancini com Geleia de Tomate e Pimenta

Arancini à venda no Mercato Centrale di Roma
Uma comida de rua que nos surpreendeu na Itália foi um bolinho (com cara de coxinha) feito de risoto! O nome é Arancini, e chegando no Brasil, descobrimos que a Rita Lobo, no seu livro O Que Tem Na Geladeira, mostrou o segredo deste aperitivo e ainda mais: nos presenteou com um molho / geleia de tomate e pimenta que fica perfeito como acompanhamento - e também serve para incrementar outras receitas: queijos e grelhados, por exemplo.

O arancini pode ser feito com qualquer sobra de risoto que você tiver em casa. Se precisar, aqui tem uma receita base (também no cantinho à direita).

Arancini

Ingredientes
  • 1 xícara de sobras de risoto, gelado
  • 25g de mussarela cortado em cubinhos
  • folhas de manjericão
  • raspas de limão
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de farinha de rosca
  • óleo para fritar


Preparo

Rasgue as folhas de manjericão e, junto com as raspas de limão, adicione ao risoto frio e misture bem.

Para moldar os bolinhos umedeça as mãos e enrole uma porção de risoto do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue. Aperte bem para firmar e deixar o bolinho bem compacto. Faça um buraco com o dedo e recheie com um cubinho de queijo. Aperte e enrole novamente para fechar.

Separe dois pratos fundos. Num deles, quebre o ovo e bata com um garfo para misturar. No outro, coloque a farinha de rosca. Passe o bolinho pelo ovo batido e deixe escorrer o excesso; em seguida, passe pela farinha de rosca, cobrindo toda a superfície.

Deixe fritar por cerca de 3 min, mexendo delicadamente para dourar por igual.



Geleia de Tomate com Pimenta

Ingredientes
  • 4 tomates maduros sem pele
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 1 dente de alho
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de vinagre de vinho tinto
  • 1 colher (chá) de café em pó
  • caldo de 1 limão
  • sal a gosto


Preparo

Corte a pimenta dedo-de-moça  ao meio, no sentido do comprimento, descarte as sementes e pique fininho. Descasque e pique fino o dente de alho.

Corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Pique grosseiramente e transfira para uma panela. Junte os demais ingredientes e tempere com sal. Misture bem.

Leve ao fogo médio. Quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 25 - 30 minutos, com a tampa semiaberta, mexendo para não grudar no fundo.

Desligue o fogo e bata com um mixer ou no liquidificador, até que a geleia fique lisa. Transfira para um pote de vidro. Quando esfriar, tampe e guarde na geladeira por até 15 dias. 

domingo, 18 de setembro de 2016

Risoto Caccio e Pepe

Esta receita tem uma história muito interessante. Após o terremoto de 2012 na Itália os produtores do Parmesiano Reggano da região de Módena estavam prestes a perder toda sua produção e correndo o risco de deixar de ser uma das regiões mais tradicionais de produção do queijo parmesão. O chef Massimo Bottura, um dos melhores chefs  da atualidade, que é dessa região fez uma campanha para ajudar a região. Ele criou esta receita e vários chefs do mundo reproduziram a receita e os queijos que danificaram durante o terremoto foram consumidos. Para conhecer um pouco desta história e sobre o chef vale assistir a série chefs in the table  no Netflix. A receita surpreende no equilíbrio de sabores. Vale a pena fazer!

A receita não é complicada. Só exige planejamento, pois ela é feita em duas etapas. E a primeira deve ser feita no dia anterior. Consiste em cozinhar o parmesão para obter o caldo do risoto e um creme de parmesão para finalizar.

Segue a receita para 4 pessoas:

Caldo e creme de parmesão
  • 900g de parmesão de boa qualidade cortado em pedaços 
  • 8 1/2 xícaras de água

Coloque tudo numa panela e cozinhe até todo queijo derreter. Deixe esfriar e repita o aquecimento até todo queijo derreter novamente. Mexendo de vez em quando. Guarde na geladeira por no mínimo 8h ou uma noite. Após este período o sistema terá 3 fases. A superior, o creme de parmesão, que deve ser retirado com auxílio de uma escumadeira. O caldo que deve ser coado e reservado. E uma massa de queijo  que é descartado.

Risoto
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de manteiga 
  • 2 xícaras de arroz para risoto 
  • Caldo de parmesão 
  • 1/2 xicara diCreme de parmesão 
  • Pimenta a gosto

Frite a cebola e o alho. Adicione o arroz e frite um pouco na manteiga. Vá adicione o caldo de parmesão, previamente aquecido, aos poucos e mexendo sempre até o arroz ficar ao dente. Para finalizar adicione o creme de parmesão. Para servir moa a pimenta sobre o arroz já no prato. Pronto para servir.

domingo, 13 de março de 2016

Quiche: O rei das tortas salgadas

Quiche é basicamente uma torta salgada de creme, seu nome vem da palavra Kuchen do alemão que significa bolo. É possível variar o seu recheio como bacon frito que é o famoso quiche lorraine, eu gosto com alho poró refogado, cogumelo e tomate seco, bacon frito e espinafre, mas o que vale é imaginação. Segue a receita básica do quiche, receita adaptada do livro de receitas do restaurante viena de São Paulo e o recheio fica para você escolhe.

Ingredientes

Massa
  • 120g de manteiga gelada em cúbicos
  • 120g de ricota peneirada 
  • 120g de trigo
  • 1/4 colher de chá  de sal
  • 1/2  colher fermento em pó


Basse do recheio
  • 4 ovos 
  • 2 colheres de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de noz moscada 
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de suco de limão 
  • 450ml de creme de leite fresco 
  • 200g  de queijo gruyere ralado grosso


  • Forno pré aquecido a 180°C
  • 1 forma de aro removível de 30 cm de diâmetro



Modo de fazer

Massa
  1. Misture o trigo, o sal e o fermento. Junte a manteiga e a ricota misture com as mãos até ficar homogênea. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 1 hora.
  2. Abra a massa e forre o fundo e as laterais da forma com a massa. Fure com o garfo a massa e asse por cerca de 10 minutos.


Recheio
  1. Bata os ovos com o parmesão, a noz moscada e o sal. Reserve. Misture o suco de limão com o creme de leite e mexa bem. Misture com a mistura de ovos e mexa até ficar homogêneo.
  2. Montagem
  3. Espalhe o queijo gruyere sobre a massa pré assada, salpique o recheio escolhido (bacon frito ou alho poró refogado ou que vc preferir). Regue com o creme de ovos e creme leite. Asse por aproximadamente 30 minutos.

Servimos com uma salada verde. É possível congelar depois de assado que ele não perde nem textura ou sabor.

domingo, 6 de setembro de 2015

Pão de Queijo Gigante

Setembro começou com feriadão, e como feriado combina com preguiça, uma receita para quem adora pão de queijo, mas não quer saber do trabalho de untar forminha por forminha... Um pão de queijo gigante, feito numa única forma!

Ingredientes
  • 3 ovos
  • 3 xícaras de polvilho doce
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher (café) de sal
  • 150g de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo
  • Preaqueça o forno em 180ºC e unte com óleo uma forma redonda com furo no meio
  • Bata no liquidificador os ovos, o leite e o óleo
  • Em uma vasilha, misture o polvilho e o queijo. Depois, junte aos poucos o que foi batido no liquifiicador, mexendo levemente com uma espátula
  • Coloque o fermento e mexa devagar.
  • Asse em forno a 180°C por cerca de 30 minutos

sábado, 21 de março de 2015

Brusquetas diferentes!

Eu adoro brusquetas! É sempre um prato saboroso e fácil de fazer. Afinal é uma fatia de pão tostado com uma cobertura que normalmente é sempre muito saborosa e sempre vai muito bem com um copo de vinho.

A mais tradicional é a de tomate, alho e manjericão.  Que com certeza é uma combinação dos deuses!

Mas aqui eu vou mostrar algumas coberturas diferentes.

O pão é uns dos ingredientes mais importante. Normalmente, utiliza - se um pão italiano com casca mais dura. Eu gosto de utilizar também o pão mediterrânea da padaria Amor e Canela, apesar de não ter uma casca dura e ser pão com miolo mais mole o sabor dele compensa a textura.

O pão tostado pode ser preparado numa chapa quente ou no forno. Eu faço no forno. Coloco um pouco de azeite na superfície do pão e mantenho no forno até ficar levemente crocante na superfície.  Cuidado para não torrar o pão.

Os recheios que eu utilizei foi de cogumelos paris fresco refogado na manteiga com alho e salsinha com parmesão. Maçã caramelizada na manteiga com queijo azul ou gorgonzola.
Outra sugestão é queijo brie, nozes e mel.

Quando o pão está levemente tostado coloco a cobertura e finalizo no forno só para esquentar levemente o recheio.

É só  servir com um bom vinho!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Risoto de Liguiça Húngara e Gorgonzola


Essa é uma daquelas dicas de combinações que ficam maravilhosas em qualquer receita.



A linguiça húngara é normalmente servida em aperitivos, porque é uma linguiça bem fininha e muito apimentada. É realmente muito boa como aperitivo, mas como é um ingrediente forte, vai muito bem para dar sabor ao risoto, por exemplo. E para quem adora a família dos "queijos azuis", o apimentado da linguiça balança muito bem com o forte do gorgonzola.


A receita não tem muito segredo: siga a receita básica para preparo de risoto (link na coluna "salva-vidas" à direita), mas lembre-se de refogar a linguiça junto com o arroz. No final, um pouco antes de adicionar a mateiga, adicione o queijo gorgonzole e misture. Para finalizar, um pouquinho de parmesão ralado sempre vai bem!

Nós usamos um pacote de 90g de linguiça húngura para aproximadamente 200g de gorgonzola. Serve 4 pessoas.

Para quem não conhece a tal da linguiça húngara, segue uma lista de sites de alguns produtores:

Olho (Laticínios Pomerode)
Bragança Alimentos (Salumeria Romani)
DoBhrunno


sábado, 22 de novembro de 2014

Macarrão à carbonara

Para mim no molho carbonara não deve ir creme de leite.  Essa receita é do Olivier Anquier.  Ele fez num programa que foi filmado em Veneza e disse que é a receita original.  Se é original ou não eu não sei, mas eu acho ela maravilhosa.
O segredo desta receita está no ralar os queijos,  quanto mais fino melhor. Outro ponto é a qualidade dos ingredientes,  pois o sabor do molho é muito influenciado pelos queijos e o bacon.  E tome cuidado com o sal, pois o Bacon e os queijos podem conter muito sal.
Segue a receita para 2 pessoas.

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 colheres de queijo parmesão ralado fino
  • 3 colheres de queijo pecorino ralado fino (já substitui por grana padano e também ficou legal)
  • 100g de bacon

Preparo:

Frite o Bacon e reserve.

Bata os ovos com o queijos até formar uma mistura cremosa. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Na etapa de misturar deve-se ter cuidado para não fritar o ovo.

Eu reaqueço o bacon e misturo o macarrão.  Coloco esta mistura num pirex e misturo o creme de ovos lentamente mexendo bastante. Pronto, agora é só comer.

domingo, 16 de novembro de 2014

Tiramisu

Ingredientes

  • 150g de biscoito champanhe
  • 5 xícaras (café) de café (de preferência café expresso)
  • 2 colheres de sopa de vinho do Porto
  • 300g de mascarpone
  • 1 xícara de açúcar confeiteiro
  • 3 gemas
  • Cacau para polvilhar

Prepare o creme: bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.  Adicione o mascarpone e continue batendo até obter uma mistura homogênea.

Junte o vinho e o café e mergulhe os biscoitos neste líquido.  

Cubra o fundo da travessa com os biscoitos.  

Espalhe metade do creme sobre a bolacha e salpique com o cacau em pó.

Repita a operação.

Deixe na geladeira por no mínimo 3 horas.

domingo, 28 de setembro de 2014

Buffalo Wings

Buffalo Wings, ou Asas de Frango À Buffalo, é um petisco criado na cidade de Bufallo, estado de Nova York. São coxinhas e tulipas da asa de frango, temperadas com pimenta, que se comem mergulhadas num molho de queijo picante (Roquefort, Gorgonzola, Danish Blue ou Bresse Blue). Por incrível que pareça, o picante do molho de pimenta e o picante do queijo se anulam, reforçando o gosto dos temperos e dos queijos. Perfeito para uma noite de sábado, acompanhado por uma cerveja bem gelada!
(Embora ontem experimentamos com um Malbec simples, junto com uma mesa de queijos e salames, e ficou muito bom!)
Vou primeiro transcrever a receita aqui, tirada de um livro antigo que ganhei da minha mãe quando fui morar sozinha. Depois, coloco as dicas com nossas modificações para deixar os petiscos ainda mais fáceis de preparar.



Coxinhas de Asas de Frando À Buffalo

  • 1 kg de asas de frango (12 asas)
  • Óleo para fritar
  • 50g (1/4 de xícara) de manteiga ou margarina
  • 1 colher (sopa) de molho de pimenta-malagueta
  • 1 talo pequeno de aipo (salsão)

Separe as tulipas e as coxinhas das asas. Frite-as aos poucos em óleo quente (190 oC) por 12 - 15 minutos, até que fiquem bem douradas
Escorra a primeira parte das asas fritas numa assadeira forrada com papel toalha e mantenha aquecida. Repita o processo para fritar todas as asinhas.
Enquanto isso, numa tigela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo e junto o molho de pimenta. 
Envolva bem as asas de frango já escorridas na mistura de molho  de pimenta.
Corte o aipo em tirinhas de 6 cm de comprimento e arrume com o frango numa travessa grande. Sirva oferecendo a pasta de queijo à parte.


Pasta de Queijo tipo Roquefort

  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1/2 xícara de maionese
  • 25 g de queijo tipo Roquefort amassado (1/4 de xícara)
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 1/2 colher (chá) de molho inglês

Numa tigela pequena, misture o creme de leite, a maionese, o queijo amassado, a salsinha e o molho inglês. Tampe e guarde na geladeira até a hora de servir.


DICAS:

  • Fritar frango é demorado e sempre corremos o risco de ficar meio crú. Para fazer em grandes quantidades, ao invés de fritar as asinhas, uma ideia fácil é utilizar a churrasqueira. Depois de assado, é só misturar o frango com o molho de pimenta e servir com o molho de queijo.
  • Se você, como eu, mora em apartamento e não tem ou não quer usar a churrasqueira, outra alternativa é comprar frango assado congelado. Achamos recentemente no mercado. São pedaços de frango a passarinho já assados e congelados, que ficam prontos depois de alguns minutos no forno ou microondas (não são asinhas, mas os cortes pequenos à passarinho ficam tão gostosos quanto). Depois, é só seguir a receita, misturando o frango pronto ao molho de pimenta.
  • O primeiro post deste blog foi sobre pipoca. E nós usamos a mesma pipoqueira, que é uma panela grande com o misturador na tampa, para misturar o molho de pimenta uniformemente no frango.
  • Se só o frango com molho de queijo não for suficiente para a noite de petiscos, uma tábua de queijos e frios funciona muito bem! Nós preparamos uma com parmesão e gran padano nos queijos, salame italiano, linguiça húngara, copa e presunto serrano nos demais frios. Ficou perfeita acompanhando um Merlot!




sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Molhos rápidos para macarrão

Quer impressionar a (patroa/ namorada/ ficante/ mãe) e está sem tempo ou muita grana para o rango? Esqueceu de fazer o jantar porque está defendendo (TCC/mestrado/doutorado) e a pessoa amada está quase chegando? Sem problemas, o e-chalotas dá a solução! A seguir dois molhos de dar água na boca, mais baratos que uma pizza congelada e que ficam prontos enquanto a água do macarrão esquenta.  


MOLHO 5 MINUTOS DE TOMATE E MANJERICÃO 

(rendimento 4 porções ou meio quilo de macarrão)

Ingredientes:

  • 1 lata de tomate pelado picado ou 4 tomates grandes maduros sem sementes, pelados e picados
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta a gosto
  • parmesão ralado a gosto
  • 1 xícara de folhas de manjericão

Modo de preparo

  • Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva.
  • Refogada a cebola, acrescente o tomate e aqueça até o tomate desmanchar .
  •  Tempere a gosto com sal e pimenta.
  • Agora o grande truque: só adicione o manjericão no molho quando for servir. Se você colocar o manjericão durante a fervura ele terá perdido todo o sabor!
  • Para finalizar acrescente o parmesão.




MOLHO ALFREDO PREGUIÇOSO

(rendimento 4 porções ou meio quilo de macarrão)

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 300g de creme de leite fresco ou nata
  • 150g de queijo parmesão 
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  • Em uma panela derreta  a manteiga.
  • Acrescente o creme de leite fresco e aqueça até ele amornar.
  • Acrescente o parmesão e aqueça até o parmesão derreter e o molho ganhar cremosidade.
  • Adicione sal e pimenta a gosto.
  • Dica: em um refratário misture o molho e o  macarrão, cubra com parmesão e coloque para gratinar.