enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador Batatas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Batatas. Mostrar todas as postagens

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Fish and Chips

Adoro viajar e cozinhar e a melhor coisa é conseguir juntar as duas coisas. Eu gosto de trazer para casa novos sabores e fazer estas receitas para lembrar dos momentos da viagem. Esta é uma destas receitas, o clássico Fish and Chips  da Inglaterra, mas também é um prato apreciado na região da Escandinávia, principalmente na Noruega. Fiz algumas adaptações para facilitar o preparo aqui. Segue a receita para duas pessoas.

A batata frita eu substitui pela batata rústics, pois é feito no forno e assim facilita o preparo do prato. A receita que eu utilizo é baseada na receita da Rita lobo.


Ingredientes

  • 5 batatas cortadas em gomos
  • tomilho e alecrim a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto



Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 200ºC
Colocar as batatas numa panela com água, após ferver eu cozinho por 5 minutos. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água e ficar bem sequinhas. Coloque numa forma para ir ao forno, tempere com as ervas, sal, pimenta, coloque os pedaços de alho e coloque o azeite suficiente para envolver bem as batatas. O importante é que as batatas não encostem ou sobreponham umas nas outras – quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços.



Para fazer o peixe, utilizo a receita do Jamie Oliver.


Ingredientes

  • 250g de filé de peixe de boa qualidade (já fiz com filé de pescada e de linguado)
  • 1 lata de cerveja gelada
  • 1 xícara de trigo + trigo para envolver o filé
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo para fritar



Modo de fazer

Tempere o peixe com sal e pimenta. Separe uma porção de trigo para envolver o peixe antes de passar na mistura de trigo com a cerveja. Misture a xícara de trigo com a cerveja (eu uso uns 300ml da cerveja) e o fermento biológico, misture até ficar homogêneo. A textura fica parecida com a do creme de leite, ela precisa grudar no peixe.

Aqueça o óleo a 190ºC, passe o peixe no trigo e depois na mistura com a cerveja e coloque no óleo quente. Fritar por uns 5 minutos até ficar crocante e dourado.

Sirva com molho tartaro ou uma maionese da sua preferência. Na Inglaterra, normalmente é servido com ervilhas ou purê de ervilhas.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Batatas ao murro

Como o e-chalotas está numa fase "batatas", segue uma receita de acompanhamento que deixa qualquer prato principal delicioso!

A cara pode não ser muito bonita, afinal, é uma batata que levou um murro! Mas além de gostosa, é muito fácil de fazer. Mais uma desculpa para experimentar... não dá trabalho nenhum enquanto você está preocupada com aquele prato principal super sofisticado. (ou quando você não quer trabalho nem sujeira na cozinha mesmo...)



Ingredientes
  • 8 batatas médias (2 p/pessoa, porque é muito bom e todo mundo vai querer repetir)
  • azeite
  • tomilho
  • alho frito
  • sal (dê preferência àqueles com moedor, para moer na hora)

Detalhe: todos os ingredientes à gosto, depende do quanto você gosta do tempero!


Preparo

Lave bem as batatas em água corrente e mantenha a casca. Transfira-as para uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos - verifique espetando com um garfo, elas devem estar cozidas mas ainda firmes.

Pré-aqueça o forno a 210 ºC (temperatura média). Separe uma assadeira grande, de preferência antiaderente, e regue o fundo com cerca de 3 colheres (sopa) de azeite.

Assim que as batatas estiverem cozidas, escorra a água. Sobre uma tábua, abra um pano de prato limpo e coloque uma batata, ainda quente, no centro - cuidado para não se queimar. Dobre o pano sobre a batata e dê um murro para abrir e achatar levemente - cuidado para não colocar muita força e esmigalhar a batata. Transfira a batata para a assadeira e repita com as demais.

Debulhe as folhas de tomilho sobre as batatas, regue com o azeite restante e tempere com sal a gosto - o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante para a receita.

Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficarem douradas. Retire do forno e sirva a seguir.

#DICA: No programa Cozinha Prática, Rita Lobo ensina fazer essas batatas como acompanhamento para o estrogonofe (ao invés do manjado arroz e batata palha). Assista o vídeo aqui!

A receita original foi retirada do site Panelinha

domingo, 23 de agosto de 2015

Almôndegas suecas

Na região da escandinavia, principalmente na Suécia e Noruega, almôndegas são um prato tradicional da culinária local. Acho que o mais interessante não é a receita da almôndegas em si, pois são bem parecidas com as que a gente faz por aqui, mas sim os acompanhamentos. Lá eles não comem com molho de tomate e massa. As almôndegas são servidas com molho cremoso, batatas e geleia de lingoberrys  (fruta típica de lá). Como não temos lingoberrys por aqui, o jeito é substituir por uma boa geleia de frutas vermelhas ou só servir com batatas ou outro acompanhamento que preferir, pois o molho é muito bom.

Ingredientes para as almôndegas (rende umas 30 almondegas)

  • 200g de carne de porco moída
  • 300g de de carne bovina de sua preferência moída  (eu usei patinho)
  • 1/2 cebola picada em moagem
  • 50 g de miolo de pão branco
  • Leite suficiente para cobrir o miolo de pão
  • 1 a 2 ovos (depende do tamanho do ovo)
  • Sal, pimenta da Jamaica, pimenta do reino, cardamomo a gosto.

Ingredientes para o molho

  • 500ml de caldo de frango (pode ser de carne ou de legumes. Minha dica é fazer o próprio caldo)
  • 2 colheres de creme de leite
  • Trigo
  • 1 colher de sopa de shoyo

Modo de fazer

Eu utilizei a batedeira para deixar a mistura bem homogênea, mas pode-se misturar com a mão.
Deixe o miolo de pão de molho no leite para amolecer.
Comece batendo as carnes moídas (no açougue, eles moeram duas vezes e as carnes juntas), coloque o pão levemente espremido para não colocar leite em excesso e continue batendo. Coloque a cebola e os ovos um a um e os temperos . E deixe batendo por um tempo até a mistura ficar homogênea.
Faça bolinhas pequenas, mais ou menos do tamanho de uma bola de Ping Pong.
Frite em fritura rasa com manteiga e óleo o tempo suficiente para escurecer a carne. A almondega não precisa cozinhar totalmente, pois depois elas irão voltar para cozinhar no molho.

Na mesma frigideira que as almondegas foram fritas, se necessário coloque mais manteiga. Na mesma gordura da fritura das almondegas, adicione uma colher de sopa de trigo bem cheia para fazer o roux. Cozinhe o trigo até escurecer em tom de areia de praia, colocar o caldo e deixar cozinhar até obter consistência de molho. Adicionar o shoyo e as almondegas e deixar cozinhar por 10 minutos. Finalizar com o creme de leite, deixando cozinhar por  mais 10 minutos.

Sirva com batatas pequenas cozidas e uma boa geleia.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Nhoque, inhoque ou gnocchi...

Nhoque ou inhoque vem do italiano gnocchi, e é a famosa massa de batata e farinha de trigo, típica da culinária italiana. Hoje em dia, a receita da massa tradicional já foi modificada para diferentes adaptações: tem nhoque de mandioca, de mandioquinha (batata-salsa), nhoque colorido, etc. Assim, seguem algumas das receitas, desde a básica, de batata, e as coloridas...




Nhoque de Batata
  • 1 kg de batatas cozidas amassadas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 gemas

Nhoque de Mandioca
  • 1 kg de mandioca cozida e amassada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa de sal)
  • 1 colher (café) de açúcar
  • 1 ovo
  • noz moscada ralada a gosto

Nhoque Amarelo (Mandioquinha e Parmesão)
  • 800g de mandioquinha (batata-salsa) cozida e amassada
  • 4 xícaras de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • sal, pimenta e noz moscada a gosto

Nhoque Verde (Batata e Salsinha)
  • 800g de batatas cozidas e amassadas
  • 2 ovos inteiros batidos com 1 maço de salsinha
  • 4 xícaras de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • sal, pimenta e noz moscada a gosto

Nhoque Vermelho (Batata e Beterraba)
  • 800g de batatas cozidas e amassadas
  • 4 colheres (sopa) de purê de beterraba cozido e batido no liquidificador
  • 4 xícaras de queijo parmesão ralado
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • sal a gosto
Preparo:
Basicamente, o preparo é o mesmo para todas as receitas. No caso do nhoque verde, bater antes a salsinha com os ovos, e no caso do nhoque vermelho, preparar o purê de beterraba antes.
  1. Misture todos os ingredientes e amasse até desgrudar da mão. Se necessário, adicione mais farinha (mas lembre-se que quanto menos farinha usar, melhor o sabor do nhoque).
  2. Numa superfície lisa e enfarinhada, faça rolos com a massa. Depois, de cada rolo corte pequenos pedaços.
  3. Cozinhe em água fervente. Não deixe cozinhando por muito tempo. Quando o nhoque subir para a superfície, já pode tirar da água.
Depois disso, basta servir com o molho de sua preferência. Algumas sugestões você encontra aqui mesmo no e-chalotas!

**Nhoque da Fortuna
Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.
A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Batata Suíça

Sabe aquele feriado com preguiça de cozinhar, mas vontade de comer coisa gostosa? Para isso segue a dica da batata suíça... O recheio pode ser fácil de fazer se você já tiver os molhos prontos, e a única desvantagem é se programar com a batata, que tem que ser cozida cedo para facilitar na hora de ralar.

Ingredientes:
  • 250g de batata
  • manteiga para untar
  • vasilha com água e sal para umedecer os dedos

Sugestões de recheio:
  • Queijo cremoso, mussarela, frango desfiado refogado com cebola e bacon
  • Queijo chedar, estrogonofe grosso
  • Queijo cremoso, mussarela, camarão
etc...

Preparo:

Cozinhe as batatas em água por cerca de 7 min depois que começar a ferver (as batatas devem ficar ainda firmes, sem cozinhar demais). Leve para a geladeira por umas 12 h.

Retire as batatas da geladeira e passe no ralador grosso.

Unte uma frigideira de 16 cm de diâmetro (de preferência, utilize um conjunto de duas frigideiras que se encaixam).

Coloque a batata ralada, o suficiente para cobrir o fundo da frigideira, sempre umedecendo as mãos na água com sal (facilita o manuseio da batata e salga ao mesmo tempo).

Coloque uma camada do recheio desejado, de maneira a cobrir a batata, mas deixando as bordas livres. Depois, cubra o recheio com outra camada de batata.

Deixe fritar deste lado por cerca de 3 min. Pegue outra frigideira untada e vire a batata sobre ela. Deixe mais 3 min fritando deste lado.

Repita o processo mais duas vezes até dourar dos dois lados.

domingo, 20 de julho de 2014

Tortilla Espanhola (com um toque brasileiro)

Talvez nem todos saibam, mas o Wagner morou 1 ano na Espanha. Neste tempo deu para experimentar muita coisa boa deste país. E embora a comida típica espanhola que mais faz sucesso aqui no Brasil seja a paella, aqui em casa, o que aprendemos a fazer e adoramos são as tortillas de patatas. Assim como os espanhóis, sempre que dá aquela preguiça de cozinhar, o cardápio do almoço / janta aqui de casa é uma tortilha. 

A tortilha espanhola (para não confundir com a tortilha mexicana) é uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas. Como vários pratos espanhóis, há variações dependendo da região onde é feita. Assim, como todo bom brasileiro, nossa receita de tortilla também tem as suas variações.

Ingredientes

  • 2 a 3 batatas médias fatiadas bem fininhas (de preferência cortadas no processador ou mandolim)
  • 4 ovos
  • 1 cebola picada
  • sal e pimenta e cheiro verde à vontade
  • páprica à vontade
  • 100 g de bacon, ou calabresa ou linguiça húngara
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • óleo para fritar

Modo de Preparo


Bata os ovos até ficarem espumantes. Tempere com o cheiro verde, sal, pimenta e páprica (se preferir algum outro tempero, sinta-se à vontade). Adicione o queijo e misture bem.
Frite a cebola com o bacon ou a linguiça e separe. Na frigideira própria para tortilha, deixe as batatas fritando. Quando estiverem coradas / crocantes, adicione a cebola e o bacon. Misture com as batatas.

Adicione os ovos batidos. Quando a omelete estiver desgrudando da frigideira, tampe-a e vire-a para fritar do outro lado. E pronto!




Frigideira para tortilha:

Quando aprendi a fazer essa receita na Espanha, me disseram que se mede a prática da cozinheira quando ela consegue virar a tortilha sem derramar. Eu prefiro não arriscar, e uso um conjunto de duas frigideiras que se encaixam, e você pode virá-las sem medo. A foto ao lado é um exemplo da internet (porque o meu conjunto já está velhinho e surrado para aparecer na foto).




Mandolim: 



Outra dica para quem não tem processador (ou não gosta do resultado das fatias cortadas por ele), é o mandolim. Como a lâmina é ajustável, você pode escolher a espessura dos alimentos que vai fatiar.
Tem muitos fatiadores no mercado, mas o mandolim é uma espécie de fatiador ajustável. Nós (ou melhor, a Dani) encontramos da marca La Cousine para vender pela internet.