A batata frita eu substitui pela batata rústics, pois é feito no forno e assim facilita o preparo do prato. A receita que eu utilizo é baseada na receita da Rita lobo.
Ingredientes
- 5 batatas cortadas em gomos
- tomilho e alecrim a gosto
- 2 dentes de alho picados
- Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200ºC
Colocar as batatas numa panela com água, após ferver eu cozinho por 5 minutos. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água e ficar bem sequinhas. Coloque numa forma para ir ao forno, tempere com as ervas, sal, pimenta, coloque os pedaços de alho e coloque o azeite suficiente para envolver bem as batatas. O importante é que as batatas não encostem ou sobreponham umas nas outras quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços.
Para fazer o peixe, utilizo a receita do Jamie Oliver.
Ingredientes
- 250g de filé de peixe de boa qualidade (já fiz com filé de pescada e de linguado)
- 1 lata de cerveja gelada
- 1 xícara de trigo + trigo para envolver o filé
- 1 colher de sopa de fermento químico
- sal e pimenta a gosto
- óleo para fritar
Modo de fazer
Tempere o peixe com sal e pimenta. Separe uma porção de trigo para envolver o peixe antes de passar na mistura de trigo com a cerveja. Misture a xícara de trigo com a cerveja (eu uso uns 300ml da cerveja) e o fermento biológico, misture até ficar homogêneo. A textura fica parecida com a do creme de leite, ela precisa grudar no peixe.
Aqueça o óleo a 190ºC, passe o peixe no trigo e depois na mistura com a cerveja e coloque no óleo quente. Fritar por uns 5 minutos até ficar crocante e dourado.
Sirva com molho tartaro ou uma maionese da sua preferência. Na Inglaterra, normalmente é servido com ervilhas ou purê de ervilhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário