enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador Sanduíches. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sanduíches. Mostrar todas as postagens

domingo, 2 de novembro de 2014

Salmão gravlax

Esta é uma receita escandinava, e era um método de conservação de alimentos daquela região. É relativamente fácil de fazer, não dá cheiro na geladeira ao contrário do que do que pode parecer e é uma boa alternativa para variar a preparação do salmão e fazer um sanduíche diferente. Acho que o mais difícil é achar o endro/dill.

Ingredientes

  • 700g de filé salmão com pele
  • 60g de sal grosso
  • 3g de pimenta do reino
  • 40g de endro/dill
  • 100g de açúcar mascavo
  • 30ml de suco de limão
  • 15ml de conhaque

Modo de Preparo:

Misturar o sal, açúcar e a pimenta. Reserve

Em outro recipiente misturar o suco de limão e o conhaque.  Reserve

Eu utilizei uma forma com grade para curar o salmão.  Se caso você não tiver, coloque o salmão sobre um pano com a pele para baixo.

Pincelar a mistura líquida e espalhar a mistura seca uniformemente sobre o salmão.  Cobrir o salmão com o endro.

Envolver a forma com um filme plástico, colocar um peso sobre ele.

Marinar na geladeira por 3 dias.

Quando curado, o salmão deve estar bastante firme em sua região mais espessa. Raspar a camada dos ingredientes da cura delicadamente,  lavar rapidamente em água fria e secar.

Corte fatias finas.  Eu servia com pães e cream cheese.

Segundo que li na Internet o salmão curado pode ser guardado na geladeira por 6 dias ou congelado por 30 dias. 
  

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cachorro-Quente

Sabe aquele dia que você chega em casa querendo jantar algo gostoso, mas bem facinho de fazer? Nessas horas um cachorro-quente é uma grande pedida. E se você não está a fim de sair atrás de um carrinho de hot-dog, nós temos a salvação com uma dica para incrementar um molho que vai deixar qualquer pão-com-salsicha virar prato gourmet!

Ingredientes


  • manteiga para refogar
  • 1 cebola pequena picada
  • meio pimentão vermelho picado
  • meia cenoura picada em pedaços bem pequenos
  • 1 pacote de molho de tomate pronto, especial para cachorro-quente
  • 4 salsichas cortadas ao meio
  • pão fracês
  • batata-palha

Preparo

Cozinhe as salsichas em água até ferver. A parte, refogue a cebola na manteiga. Quando dourar, adicione o pimentão e a cenoura, e deixe fritando até os vegetais cozinharem bem.  Depois, basta adicionar o molho pronto e as salsichas cozidas, e deixá-las cozinhando até o molho ferver.

Sirva no pão francês, com batata-palha e tempere à vontade.

*O molho também fica bom se usar molho de tomate comum, mas o especial para cachorro-quente já vem temperado, com um sabor que combina bem com a salsicha e o pão.

**Sugiro o pão francês ao invés do pão-de-cachorro-quente que é mais macio. Isso porque o crocante do pão e da batata-palha contrastam bem com o molho.

***O pimentão vermelho dá um sabor diferente, sem ficar indigesto. Não arrisco fazer o mesmo com pimentão verde.