enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador vinhos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vinhos. Mostrar todas as postagens

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Clericot e Sangria





Dois drinks espanhóis, a base de vinho e frutas, muito refrescantes, que caem super bem no verão. A diferença entre eles é que a sangria é feita com vinho tinto, enquanto no Clericot é usada a champagne (ou vinho branco, para os menos tradicionais).



Mas vamos às receitas!



Clericot

Ingredientes

  • 1 garrafa de vinho branco seco ou 1 garrafa de champagne Brut
  • ½ xícara de Cointreau
  • ½ xícara de conhaque
  • 2 maçãs cortadas em fatias
  • 10 morangos grandes picados
  • 1 cacho de uvas vermelhas picadas
  • 1 cacho de uvas verdes picadas
  • 3 pêssegos cortados em pedaços
  • Muito gelo
  • 2 colheres de açúcar (opcional)

Preparo

Misture todos os ingredientes, menos o gelo, e deixe na
geladeira por umas duas horas. Sirva com muito gelo no copo.
 

Sugestões: 
 Não uso o açúcar pois acho que fica muito doce.
  • Você pode usar uma champagne demi-sec. Se for o caso,
    não use o açúcar, pois pode ficar muito doce.
  • Você pode usar outras frutas, como manga, laranja,
    abacaxi, ameixa ou maçã verde. Só tome cuidado para não usar
    frutas verdes e amargar o clericot.
  • Você pode retirar o conhaque se achar que o clericot vai
    ficar muito alcoólico, porém não elimine o contreau, que dá um
    sabor especial.
  • Depois que o clericot acabar, as frutas restantes dão uma ótima sobremesa para maiores de 18 anos.

Sangria

Ingredientes
  •  laranja-pêra sem casca, sem pele e sem sementes, cortada em pedaços
  • 1 laranja-pêra com casca e sem sementes, cortada em rodelas
  • 1 limão taiti com casca, cortado em rodelas
  • 1 maçã vermelha e 1 maçã verde com casca, cortadas em fatias ou pedaços grandes
  • 1 xícara (chá) de abacaxi cortado em pedaços
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de cointreau (licor de laranja)
  • 3 colheres (sopa) de brandy
  • 1 garrafa de vinho tinto seco (750 ml)
  • Suco de 1 limão 
  • 1 xícara (chá) de água mineral gasosa 
  • 2 paus de canela pequenos

 Preparo

Misture todos os ingredientes, menos o gelo, e deixe na
geladeira por umas duas horas. Sirva com muito gelo no copo.

Sugestões:

  • Não gosto de sangria doce, ela perde o sabor. Mas se preferir use
  • vinho doce ou adoce um pouco com açúcar. O importante é ser feliz.
  • Você pode usar outras frutas, como manga, laranja, abacaxi,
    ameixa ou maça verde. Só tome cuidado para não usar frutas
    verdes e amargar o clericot.
  • Algumas receitas substituem a água com gás por schweppes
    citrus. Como o shweppes é doce, só cuide para não adoçar
    demais.
  • As frutas da sangria também dão uma ótima sobremesa
    para maiores de 18 anos. ;-)
  • Se quiser dar uma alegria, substitua parte do suco de
    laranja por contreau.

sábado, 21 de outubro de 2017

Salsichão recheado com queijo gruyère

Recentemente fizemos mais uma assinatura de vinhos, desta vez no Clube Wine da wine.com.br. A ideia foi receber uma seleção de vinhos mais simples (baratos), para acompanhar a pizza do final de semana. E logo no primeiro mês já tivemos dois excelentes rótulos: Oops Caménère e Oops Carbenet Franc Caménère, da Undurraga (Chile).

Mas a maior supresa ficou com a dica para a harmonização com o blend Carbenet Franc Caménère: um salsichão alemão recheado com queijo gruyère. Afinal, quem pensaria misturar salsicha com vinho? O resultado é perfeito! E por isso não podíamos deixar de compartilhar essa receita   :)


Ingredientes:
  • 4 salsichões, nós usamos a Salsicha Vermelha (BockWurst) da marca Olho
  • 150g de queijo gruyère
  • Mostarda Dijon a gosto


Preparo:

Coloque os salsichões em uma panela com água fervente e deixe por 10 minutos. Escorra.

Corte o queijo em tiras. Faça um furo na salsicha no sentido longitudinal e coloque a tira de queijo no centro. Se precisar, prenda-as com um palito.

Leve ao forno preaquecido a 220 oC, por cerca de 15 minutos, até que o queijo derreta. Se tiver a função grill, use nos minutos finais. (Nós ainda gratinamos com o maçarico culinário, para ficar queimadinho por cima)

Sirva com a mostarda Dijon.


sábado, 10 de dezembro de 2016

Barriga de porco assada lentamente

Barriga de porco ou porcheta é o pedaço do porco que geralmente é utilizado para fazer o bacon, mas ultimamente tem aparecido em várias receitas em programas de culinária na TV. Então resolvi tentar fazer. Bem, aqui casa todo mundo adorou, a carne ficou super macia e suculenta e o molho ficou super saboroso.

Comprei um pedaço de mais ou menos 2,5kg. Temperei na noite anterior com uma marinada seca de sal, pimenta, alho picado, alecrim e tomilho picado, uma colher de chá de semente de erva doce, uma de coentro em pó. Faça cortes na forma quadriculada na pele.

Pré aqueça o forno à 180°C.

Pique uma cenoura, 2 talos de salsão, 3 cebolas, um talo de alho poró.

Faça uma cama de legumes e coloque a barriga de porco em cima.

Adicione 500ml de vinho e 500ml de caldo de legumes. O líquido deve ser o suficiente para encher a forma deixando a pele da barriga seca, ou seja, adicione o liquido até quase cobrir a peça da carne.

Asse por 2h com papel alumínio e 1h30 sem papel alumínio. Deixe o dourador por uma hora para deixar a pele  pururuca.

Após esse tempo, retire a barriga de porco deixe descansar por uns 20 minutos embrulhado no papel alumino e reduza o molho na boca do fogão.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Um clássico francês: Bouef Bourguignon

Desde a primeira vez que eu assisti o filme Julie&Julia fiquei com vontade de fazer o bouef bourguignon. Na verdade, queria fazer a receita numa panela da Le Cruset, pois acho que está receita merecia ser feita numa panela desta, mas acho que os valores destas panelas são quase proibitivos. Então resolvi fazer na minha caçarola da Tramontina (que é uma excelente panelas!). O importante é ter uma panela que possa ir ao forno!

Quanto à receita, fiz pequenas adaptações das receitas postadas em dois blogs:


Pulei alguns passos sugeridos, como secar a carne e coar o molho no final. E no final, deixei o molho reduzir no fogão por uns 30 minutos, para deixar o molho na consistência que eu queria.

Ingredientes:

  • 1 quilo e meio de coxão mole
  • 200g. de bacon
  • 1 1/2 cebola
  • 2 cenouras
  • 2 dentes de alhos amassados
  • bouque garnie (salsinha, tomilho, alecrim e louro),
  • 3 xícaras de vinho tinto (Utilizei um tannat que já tínhamos em casa, embora a Julia recomende alguns vinhos europeus mais charmosos... como Chianti.)
  • 2 xícaras de caldo de carne (usei uma mistura de demi-glace pré pronta da nestlé)
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • sal e pimenta do reino moídos na hora
  • 300g de cebolinha
  • 300g de cogumelos paris
  • manteiga (3 colheres de sopa)
  • 1 xícara de uma mistura de caldo de carne e vinho (para o preparo da cebolinha)

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 250 graus. 

Corte o bacon em cubos. Frite os pedaços de bacon com azeite de oliva na panela. Retire com uma escumadeira e deixe reservado.

Deixe a gordura esquentar até quase fazer fumaça. Aos poucos, frite os cubos de carne na gordura do bacon, sem encher muito a panela para que dourem por igual, por todos os lados. Retire os cubos já dourados e reserve junto ao bacon frito. 

Doure a cenoura cortada em rodelas e a cebola em fatias na mesma gordura. 

Volte a carne e o bacon à panela junto com os vegetais e tempere com sal e pimenta, salpique a farinha de trigo, misture e leve a panela ao forno, deixando a farinha dourar sobre a carne por 4 minutos ou mais. 

Retire do forno, mexa a carne e retorne a panela ao forno, deixando mais 4 minutos. Ao final, retire a panela e abaixe a temperatura do forno para 160ºC (fogo baixo). 

Derrame na panela o vinho e o caldo de carne, cobrindo a carne. Adicione os dentes de alho esmagados, e as ervas. Leve à fervura na chama do fogão. Tampe a panela e transfira-a para o forno (deixe na grade mais baixa do forno), e regule o calor para que o líquido ferva apenas levemente. 

Deixe cozinhar por 3 horas, ou até que consiga espetar um garfo na carne com facilidade.

Você deverá obter um molho espesso o suficiente para cobrir o verso de uma colher. Se o molho ficar muito ralo, ferva-o por alguns minutos até reduzir e espessar. Se estiver espesso demais, ajuste a consistência com um pouco de caldo de carne. Ajuste o tempero, controlando com cuidado o sal e a pimenta.

Enquanto a carne está no forno, comece a preparar as cebolinhas e os cogumelos. 

Descasque as cebolinhas, coloque para fritar em uma frigideira com 1 colher de sopa de manteiga. Após estarem douradas, junte uma xícara de caldo de carne com o vinho e deixe as cebolinhas cozinharem por 20 minutos (ou até ficarem macias).

Para preparar os cogumelos é só salteá-los na manteiga. Corte-os em 4 pedaços e doure na manteiga. Se soltar água é só manter no fogo até secar.

Quando a carne estiver pronta, misture as cebolinhas e o cogumelos e deixe cozinhar até ferver.

Nós servimos com macarão.


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Framboesas Vermelhas Sexy em Gelatina de Chardonnay

Essa é uma sobremesa tirada do site da Nigella Lawson, originalmente batizada de Slut Red Raspberries in Chardonnay Jelly. Segundo ela, as framboesas levam esse nome devido ao vermelho intenso, resultante da mistura das frutas vermelhas com o vinho branco.

Com este nome, #fikdik para o Dia dos Namorados!

Ingredientes:
  • 1 garrafa (750 mL) de vinho Chardonnay
  • 300g de framboesas
  • 1 fava de baunilha
  • 16g de gelatina em folha (aprox. 5 folhas)
  • 250g de açúcar
  • chantilly (opcional) para servir

*Se você não encontrar gelatina em folhas, pode substituir por gelatina sem sabor incolor em pó. São cerca de 3 colheres (chá) hidratada em 3 colheres (chá) de água fria - mas não custa observar no rótulo qual a relação correta para a gelatina em folha. Depois, quando chegar a etapa 3, adicione 1/3 da mistura de vinho quente e misture bem até a gelatina se dissolver.

Preparo:
  1. Coloque o vinho e as framboesas numa tigela e deixe marinando por 30 min. Escorra o vinho numa panela e reserve as framboesas. Corte a fava de baunilha ao meio e retire as sementes com as costas de uma faca. Junte ao vinho e aqueça até começar a ferver. Desligue o fogo e deixe a infusão esfriar por 15 min.
  2. Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por 5 min. Enquanto isso, retire as sementes de baunilha do vinho. Na panela com o vinho, adicione o açúcar e aqueça novamente em fogo baixo até o açúcar se dissolver. 
  3. Esprema as folhas de gelatina e coloque-as em outra tigela. Adicione 1/3 do vinho aquecido e mexa bem até que as folhas se dissolvam e retorne essa mistura para a panela. Misture bem e coe o vinho.
  4. Distribua as framboesas em 6 taças de vidro e acrescente a mistura de vinho e gelatina coada.
  5. Deixa na geladeira por pelo menos 3h e no máximo 24h. Retire 15min antes de servir. Se quiser, acrescente chantilly.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Batidas

Nem só de doces e salgados vive o e-chalotas confitadas. De vez em quando também é legal variar o cardápio das bebidas. Por isso, hoje segue algumas batidas doces para servir de aperitivo ou animar uma festa.

Basicamente, é só bater todos os ingredientes no liquidificador e servir. Aproveite!

Batida de Vinho
  • 1 garrafa (750 mL) de vinho tinto seco
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 pedaços de pêssego em calda
  • calda do pêssego (a gosto)

Xixi de Anjo
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • mesma medida de água
  • mesma medida de vodca

Falsa Amarula
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • mesma medida de guaraná
  • mesma medida de vodca
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 sonho de valsa

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Goulash e spätzel

A receita de spätzel é da minha mãe. Super fácil, a única adaptação que talvez tenha que ser feita é como colocar a massa de spätzel na panela sem o acessório que ela tem. Acredito que com a parte da panela de cozinhar no vapor seja possível fazer algo parecido.


Vamos a receita:


  • Misture 4 ovos com 12 colheres cheias de trigo e adicione o quanto for necessário de água para ter uma massa com consistência de líquido pastoso.
  • Ferva 2l de água com sal e com um acessório de fazer spätzel ou um acessório de cozinhar a vapor ( o que tenha uma superfície com furos e de para espalhar a massa) vá adicionando a massa. Ela deve formar pedaços de massa parecido com gotas. Deixar toda massa cozida subir e pronto.

* DICA: Eu gosto de fritar meia cebola com manteiga e colocar a massa.


Acessório para fazer o spätzel
A receita do Goulash que eu fiz foi uma combinação de receitas da Internet.

Ingredientes

  • 1kg de carne em pedaços (coxão mole, patinho,  músculo ou a carne da sua preferência )
  • 750 ml de vinho tinto
  • 1 L de caldo de legumes ou carne
  • 5 cebolas médias picadas
  • Ervas da sua preferência
  • Paprica doce e/ou picante a gosto
  • 80 g de extrato de tomate
  • Sal a goste
  • Manteiga
Frite a  cebola, coloque a carne e deixe escurecer. Coloque o extrato de tomate e a páprica. Misture até começar a pegar no fundo da panela. Coloque o vinho e o caldo e as ervas. Deixe cozinhar por umas 2 horas.

A carne deve estar mole e o o molho deve engrossar no próprio cozimento, não colocar trigo ou amido.

domingo, 9 de novembro de 2014

Zabaione ou Zabaglione

Está é uma sobremesa para adultos.  Mas é uma opção de sobremesa rápida e pode ser servida sozinha ou com frutas. Nós fizemos com figo, mas acredito que é possível combinar com diferentes frutas.


Ingredientes
  • 6 gemas
  • 90g de açúcar
  • 150ml de vinho doce (porto, colheita tardia, madeira)

Modo de fazer

Bata as gemas com o açúcar até espumar e clarear.  Ponha o refratário numa panela de água fervente sem encostar na água.

Sem parar de bater, adicione o vinho, aos poucos, até começar a engrossar.

Continue batendo até a mistura ganhar o ponto de fio grosso. Por fim,  acrescente 1 colher de sopa de um licor a gosto. Nós colocamos amaretto.

Para servir frio tirei do fogo e bata até esfriar.

Sirva com a fruta de sua preferência.  Se tiver o maçarico,  coloque açúcar e faça uma casca crocante.
 

sábado, 26 de julho de 2014

A sobremesa que surpreendeu: Pera ao vinho

Sabe quando você quer fazer uma sobremesa, mas não tem muito tempo. Esta é uma boa opção.  Sempre tive vontade de experimentar pera ao vinho, mas não tinha tinha certeza se realmente valia a pena fazer.  Pois é desta eu fiz e surpreendeu.

Ingredientes

  • 6 peras (escolhas peras menores e não muito madura)
  • 600ml de vinho tinto seco
  • Suco de meia laranja
  • Casca de meia laranja
  • Especiarias, eu coloquei canela em casca, cravo, cardamomo
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Preparo

Enquanto o vinho com as especiarias, açúcar e o suco de laranja aquece, descasque as peras deixando o caule e corte o fundo para deixar lo reto para pera ficar em pé.  

Coloque as peras no vinho e quando ferver deixe por 20 minutos.  

Retire as peras e deixe o vinho reduzir pelo menos 1/3. Peneire o vinho e coloque o sobre as peras e deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Importante que as peras fiquem submersa no vinho durante este tempo para vinho penetrar nas peras.

A maioria das receitas serve com sorvete de baunilha ou creme. Li em alguns blogs a possibilidade de servir com iogurte.  Resolvi servir com iogurte grego tradicional, ficou bem legal, ouso dizer que ficou melhor do que com sorvete.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Centolla

Hoje vamos falar de comida, mas não será uma receita! Fomos para o Chile no início de julho, e lá experimentamos a famosa centolla - um caranguejo gigante que você não vai encontrar no Brasil.

A centolla pescada na costa do Pacífico da América do Sul é parente do King Crab conhecido na América do Norte. É pescada na Patagônia e nas regiões mais geladas do Chile. Também é o principal motivo do Mercado Central de Santiago ser um ponto turístico que tem que ser visitado. 

Seguem as fotos do pequeno monstro:

Eu nunca comi caranguejo, então não posso fazer a comparação com seu primo gigante. A carne é muito boa. A centolla é cozida no vapor e, depois de tirar a casca, cada perninha é mergulhada numa mistura de alho e óleo, que dá o gostinho de tempero. O showzinho que os garçons fazem, tirando foto, separando a carne, etc. é uma diversão a parte. (Só vá com o cartão de crédito preparado, e não tente fazer a conversão para reais. É melhor não saber o preço dessa aventura gastronômica - A dica da Dani para nós foi: tomem muito vinho e fiquem bem alegrinhos na hora de pagar a conta.)

Como o Chile é banhado pelo Oceano Pacífico, o Mercado Central é também uma oportunidade de conhecer peixes e frutos do mar que não são comuns (ou nem existem mesmo) aqui no Brasil. (Só não vale fazer como alguns brasileiros e ficar com nojinho... O Mercado Central é um mercado de peixe, e fede como tal. A parte dos restaurantes é numa ala separada e não tem cheiro). Antes da centolla, nós pedimos de entrada um mix de mariscos e camarão que estava muito bom. (Como eu não sou muito fã de marisco, valeu mais pela experiência)

Como já tínhamos experimentado um prato de entrada, pedimos uma centolla média (tem nos tamanhos P, M e G). Pelas fotos já dá para perceber que mesmo a média já é muito grande. Pode pedir a pequena sem medo!



Vinho: Seguimos a orientação do garçom, e experimentamos um Amayna Chardonnay/2010 chileno, do Valle de Leyda (que mais tarde descobrimos ser a melhor região do Chile para os vinhos brancos).


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Clube de Vinho - Sociedade da Mesa

O post de hoje é uma dica para quem gosta de vinho, mas conhece pouco para sair se aventurando a gastar nas lojas especializadas sem ter certeza que não está levando "gato por lebre".

Quem descobriu essa dica foi a Dani. Ao invés de sair por aí procurando vinhos, ou então comprar sempre o mesmo para não correr o risco de inovar e se arrepender, que tal um grupo de especialistas escolher o vinho para você e mandar todo mês uma nova seleção na sua casa?

Pois é! Quem faz isso é a Sociedade da Mesa, um clube de vinho que seleciona rótulos do mundo inteiro, e o que é melhor, a preços menores que o do mercado. Além disso, junto com os vinhos você recebe uma revista com informações sobre a seleção do mês, dicas para harmonização e receitas. Para ter essas vantagens, basta se associar no site. Você escolhe quais seleções de qualidades/valores diferentes e se quer receber 4 ou 6 garrafas. São 3 tipos de seleção:
  • Seleção Mensal (valor aproximado de R$44,00 p/garrafa)
  • Seleção Grandes Vinhos (trimestral, valor aproximado de R$100,00 p/garrafa)
  • Seleção Obras Primas (trimestral, valor aproximado de R$250,00 p/garrafa)

Agora vocês já sabem o nosso segredo para estar sempre indicando os vinhos diferentes que acompanhamos com cada receita! Recebemos o vinho, vemos a harmonização sugerida e pronto!

Como 4 (e até mesmo 6) garrafas de vinho por mês é muito para um casal, a sugestão é dividir. Assim, o custo mensal cai pela metade, sem deixar a adega vazia!

Mais informações: http://sociedadedamesa.com.br/

Outra dica também muito importante para quem está entrando no mundo dos vinhos é manter um diário para anotar os vinhos, cepas e vinícolas. Este da foto é um diário de bolso da Boccati, que compramos quando fomos até a Casa Valduga, em Bento Gonçalves, mas já vi vários outros modelos em livrarias e outras vinícolas. A ideia é anotar o máximo de informações sobre cada vinho experimentado, para não depender apenas da memória quando quiser repeti-lo.

domingo, 13 de julho de 2014

Lasanha com Ragu italiano

Acabamos de voltar do Chile e claro que não podíamos deixar de trazer vinhos na mala.
Visitamos duas vinícolas próximas de Santiago, entre elas a Undurraga, onde fizemos degustação de quatro vinhos. Um deles foi o Alywen Cabernet Sauvignon / Shiraz, mas isso é tema para outro post. A historinha da viagem é só uma desculpa para preparar uma lasanha que vem fazendo sucesso aqui em casa, e que ficou perfeita para acompanhar o vinho.

Lasagna da Mamma (versão adaptada)

Nossa receita já é a terceira versão. Foi baseada num episódio do programa Que Marravilha! Revanche, onde Claude Troisgros faz uma reinvenção de pratos tradicionais das famílias que participam do show.

Pois bem, a lasanha (e principalmente o molho ragu) original é a receita da Família Pedroso. Depois, tem a versão do Claude e, a partir daí, fizemos o nosso ragu, que vai muito bem tanto como recheio de lasanha como molho para um bom macarrão. Na nossa versão, utilizamos lombo defumado e adicionamos mais queijo no molho branco. A montagem da lasanha também é diferente, já que usamos massa pronta (daquelas que vai direto ao forno), e colocamos presunto e queijo mussarela fatiados entre as camadas de massa.

Ingredientes para o ragu de carne

  • Azeite
  • Alho a gosto
  • 1/2 cebola
  • 1/2 cenoura
  • 1 talho de aipo
  • 350g de carne moída (patinho)
  • 200g de lombo de porco defumado moído
  • 200g de linguiça toscana sem pele
  • 100g de mortadela moída
  • ervas: alecrim, tomilho, orégano, manjericão, salsinha e cebolinha a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • noz moscada a gosto
  • 250 ml (1 copo) de vinho tinto seco
  • 1 latinha de extrato de tomate
  • 4 latas de tomate pelado ligeiramente batido no processador / liquidificador
  • 1 litro de leite

Preparo do molho ragu

Bata no processador de alimentos, em corte bem fino, a cebola, cenoura e o aipo. Também já deixe preparado a mistura das carnes moídas.

Doure o alho no azeite e, depois, adicione a cebola, cenoura e aipo processados. Deixe suar bastante em fogo baixo. Quando a cebola já estiver transparente, coloque as carnes junto com os legumes, não tempere-os. Deixe suar bem. Pique todas as ervas e junte às carnes.

Tempere com sal, pimenta e bastante noz-moscada. Molhe com o vinho tinto e deixe cozinhar até secar. Em seguida, coloque o extrato de tomate e os tomates pelados ligeiramente batidos. Junte o leite aos poucos e deixe cozinhando por pelo menos meia hora. Reserve.


Ingredientes para o molho branco
  • 50g de manteiga
  • 50g de farinha de trigo
  • 1L de leite
  • 250g de nata (creme de leite fresco)
  • 250g de queijo parmesão ralado
  • 250g de queijo gruyère
  • Noz-moscada (a gosto)
  • Sal, pimenta-do-reino (a gosto)

Preparo do molho branco

Cozinhe a manteiga e a farinha juntas, para fazer um roux. Coloque a metade do leite e deixe cozinhar. Coloque a outra metade e deixe engrossar.
Adicione a nata e finalize com queijo parmesão, queijo gruyère e tempere. Reserve.

Montagem da lasanha

Na forma em que for montar a lasanha, coloque primeiro o molho ragu, massa e mais molho ragu. Faça camadas de queijo e presunto fatiados, coloque mais um pouco de ragu e com outra camada de massa. Cubra essa nova camada de massa com o molho branco, queijo e presunto fatiados, molho branco e massa. Repita as camadas alternando os molhos ragu e branco até a altura da forma. Depois da última camada de massa, cubra mais uma vez com o ragu e bastante queijo parmesão. Leve ao forno (fogo alto), durante 40 minutos, até gratinar (ou siga as instruções da massa utilizada).

Últimas dicas:

Para um almoço / janta em família (grande), eu dobrei a receita. Desta maneira, rendeu 3 formas grandes como a da foto. Cada forma dessas serve 6 pessoas.

Geralmente, o ragú rende mais que o molho branco. Por isso, coloco a primeira e a última camada de molho ragu, e só a camada do meio de molho branco.

Se você usar massa seca, dessas que vai direto ao forno, lembre-se que o molho deve ser bem líquido, para ajudar a cozinhar a massa. Esse é mais um motivo de usar o molho ragu (que é mais líquido que o molho branco) em maior quantidade. Por isso, também, sempre coloco molho em baixo e em cima da massa.

Nas duas receitas originais recomenda-se untar a forma com azeite. Como eu começo com uma camada de molho bem generosa, nunca tive problema da massa grudar embaixo, mesmo sem untar.

sábado, 28 de junho de 2014

Caldo Verde

Depois do retorno do meu computador do mundo dos mortos, nada como uma boa receita de caldo verde para esquentar o coração em dia de jogo do Brasil na Copa.

O caldo verde é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país - é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada em tiras bastante finas.

Vou colocar abaixo a receita em que o meu caldo verde foi baseada e algumas dicas para deixa-lo ainda mais gostoso.

 

CALDO VERDE


INGREDIENTES

  • 4 batatas médias
  • 1 litro de caldo de legumes ou galinha
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 colheres de sopa de cebola
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras bem fininhas (ver sugestões)
  • 60g de lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas (ver sugestões)
  • 30g de paio cortado em rodelas (ver sugestões)

MODO DE PREPARO

Na panela de pressão, refogue a cebola e alho.
Acrescente a batata e o caldo. Cozinhe por cerca de 10 minutos (começar a contar o tempo depois que a panela começar a chiar), até a batata desmanchar.
Em seguida, bata tudo no liquidificador ou use um mixer na panela mesmo.
Acrescente as rodelas de calabresa e paio. Ferva por 5 minutos (ver sugestões).
Adicione a couve manteiga e ferva por mais 5 minutos (ver sugestões).
Na hora de servir, acrescente um fio de azeite.



SUGESTÕES


  • Faça o seu próprio caldo de legumes ou frango. É fácil, relativamente rápido e deixa um gosto muito superior ao encontrado em caldos de legume prontos.
  • Como tanto o paio como a calabresa possuem um gosto bem intenso, sugiro utilizar metade das quantidades da receita, para que as linguiças não mascarem os outros sabores. Outra dica é cortar as linguiças em rodelas bem fininhas, para cozinharem mais rápido e renderem o equivalente a quantidade da receita.
  • Não testei ainda, mas acredito que se as linguiças forem fritas previamente, antes da cebola e do alho, o sabor das mesmas ficará mais agradável. Flambar as linguiças, na cachaça ou conhaque, para acentuar o sabor também é uma opção interessante.
  • Como gosto muito de couve, achei que a receita poderia ser mais generosa. Se este for o seu caso, dobre a quantidade de couve na receita. Outra sugestão: você pode ainda colocar metade da couve, ferver por 5 minutos e colocar a outra metade da couve. Com a primeira você dará sabor ao caldo e com a outra metade, colocada ao final, você dará uma textura interessante ao caldo. 
  • E por último, mas não menos importante, a sugestão de vinho. Como prato da culinária portuguesa, o caldo verde pode ser tomado com os vinhos portugueses Bairrada e do Dão. O Touriga Nacional da adega gaúcha Dal Pizzol também fica bem bacana. 
  •  Para quem mora em Joinville, não pode faltar como acompanhamento para o Caldo Verde o pão mediterrâneo da Padaria Amor e Canela. Segue o link do Foursquare ou do Facebook para quem quiser mais informações!