enchalotes

enchalotes
Mostrando postagens com marcador petiscos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador petiscos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Pretzel

Entre todas as comilanças na Alemanha, uma das coisas que mais me chamou atenção em Berlim foi o Pretzel (ou Brezel). Uma massa bem diferente dos pretzels que se vê no Brasil, que tem em toda padaria alemã (pendurado do jeito que está na foto!) e vai muito bem como acompanhamento para o Currywurst (ou qualquer wurst) com uma boa cerveja!

E como não dá para viajar para a Alemanha todo o fim de semana, garimpamos uma receita para fazer o Pretzel em casa mesmo:





Ingredientes


  • 10g (1 envelope) de fermento biológico seco
  • 1 xícara e meia de água morna
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 750g (3 xícaras) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 litro de água fervendo
  • 160g (2/3 xícara) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida 
  • 2 gemas de ovo batidas com 1 colher (sopa) de água
  • sal grosso / sementes de papoula / orégano / gergelim / parmesão ralado / açúcar e canela


Preparo

Misture o fermento e o açúcar com a farinha e regue com a água morna. Deixe em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos. Em seguida adicione o sal e a manteiga.


Numa batedeira planetária, misture em velocidade baixa até ficar bem uniforme. Aumente para a velocidade média e bata até a massa estar homogênea e desgrudar das laterais da jarra por aproximadamente cinco minutos. A massa também pode ser batida à mão.

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para um recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Forre uma assadeira com papel manteiga e pincele levemente com óleo vegetal. Reserve.
Quando a massa estiver pronta, cubra sua superfície de trabalho com um pouco de farinha e divida a massa em oito partes iguais. Enrole cada pedaço da massa em uma tira de 60 centímetros. Faça um formato de U com a tira e segure as extremidades para cruzá-las, pressionando a parte inferior do U para dar a forma de um pretzel.

http://desafiosgastronomicos.blogspot.com.br/2013/08/desafio-assar-lindos-pretzels-ao-estilo.html


Coloque os pretzels na assadeira e deixe em temperatura ambiente por uma hora. Isso ressecará a superfície e facilitará seu manuseio.

Pré-aqueça o forno a 225ºC.

Em uma forma de assar, ferva 1 litro de água. Diminua a temperatura e adicione o bicarbonato de sódio lentamente para evitar que transborde. Ferva novamente e acrescente os pretzels à água quente, um por um, por 30 segundos. Retire-os da água usando uma espátula grande e os coloque de volta na assadeira. Essa etapa permitirá que o pretzel fique com uma casca crocante, dourada e brilhante.

Pincele a parte superior de cada pretzel com a mistura de gemas batidas e água e polvilhe com sal grosso, ou a cobertura de sua preferência. Asse até ficar bem dourado por aproximadamente 12 a 14 minutos.

Dicas: Cozinhar os pretzels em água fervente com bicarbonato de sódio faz com que a casca fique crocante, dourada e brilhante. Mas se cozinharem por muito tempo, os pretzels ficarão borrachudos ao saírem do forno. E se não ferverem o suficiente, isso fará com que cresçam muito no forno.

Curiosidade: O banho em água com solução diluída de soda cáustica é a maneira tradicional alemã de fazer pretzels, em vez de usar o banho em água com bicarbonato de sódio. Mas mesmo diluída, a solução  é muito corrosiva e é recomendável usar luvas de borracha e óculos de proteção ao manuseá-la. A utilização do bicarbonato de sódio não proporcionará a mesma crosta dourada e brilhante, mas o resultado é bem próximo disso e o uso em casa é mais seguro.

domingo, 2 de novembro de 2014

Salmão gravlax

Esta é uma receita escandinava, e era um método de conservação de alimentos daquela região. É relativamente fácil de fazer, não dá cheiro na geladeira ao contrário do que do que pode parecer e é uma boa alternativa para variar a preparação do salmão e fazer um sanduíche diferente. Acho que o mais difícil é achar o endro/dill.

Ingredientes

  • 700g de filé salmão com pele
  • 60g de sal grosso
  • 3g de pimenta do reino
  • 40g de endro/dill
  • 100g de açúcar mascavo
  • 30ml de suco de limão
  • 15ml de conhaque

Modo de Preparo:

Misturar o sal, açúcar e a pimenta. Reserve

Em outro recipiente misturar o suco de limão e o conhaque.  Reserve

Eu utilizei uma forma com grade para curar o salmão.  Se caso você não tiver, coloque o salmão sobre um pano com a pele para baixo.

Pincelar a mistura líquida e espalhar a mistura seca uniformemente sobre o salmão.  Cobrir o salmão com o endro.

Envolver a forma com um filme plástico, colocar um peso sobre ele.

Marinar na geladeira por 3 dias.

Quando curado, o salmão deve estar bastante firme em sua região mais espessa. Raspar a camada dos ingredientes da cura delicadamente,  lavar rapidamente em água fria e secar.

Corte fatias finas.  Eu servia com pães e cream cheese.

Segundo que li na Internet o salmão curado pode ser guardado na geladeira por 6 dias ou congelado por 30 dias. 
  

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cachorro-Quente

Sabe aquele dia que você chega em casa querendo jantar algo gostoso, mas bem facinho de fazer? Nessas horas um cachorro-quente é uma grande pedida. E se você não está a fim de sair atrás de um carrinho de hot-dog, nós temos a salvação com uma dica para incrementar um molho que vai deixar qualquer pão-com-salsicha virar prato gourmet!

Ingredientes


  • manteiga para refogar
  • 1 cebola pequena picada
  • meio pimentão vermelho picado
  • meia cenoura picada em pedaços bem pequenos
  • 1 pacote de molho de tomate pronto, especial para cachorro-quente
  • 4 salsichas cortadas ao meio
  • pão fracês
  • batata-palha

Preparo

Cozinhe as salsichas em água até ferver. A parte, refogue a cebola na manteiga. Quando dourar, adicione o pimentão e a cenoura, e deixe fritando até os vegetais cozinharem bem.  Depois, basta adicionar o molho pronto e as salsichas cozidas, e deixá-las cozinhando até o molho ferver.

Sirva no pão francês, com batata-palha e tempere à vontade.

*O molho também fica bom se usar molho de tomate comum, mas o especial para cachorro-quente já vem temperado, com um sabor que combina bem com a salsicha e o pão.

**Sugiro o pão francês ao invés do pão-de-cachorro-quente que é mais macio. Isso porque o crocante do pão e da batata-palha contrastam bem com o molho.

***O pimentão vermelho dá um sabor diferente, sem ficar indigesto. Não arrisco fazer o mesmo com pimentão verde.

domingo, 28 de setembro de 2014

Buffalo Wings

Buffalo Wings, ou Asas de Frango À Buffalo, é um petisco criado na cidade de Bufallo, estado de Nova York. São coxinhas e tulipas da asa de frango, temperadas com pimenta, que se comem mergulhadas num molho de queijo picante (Roquefort, Gorgonzola, Danish Blue ou Bresse Blue). Por incrível que pareça, o picante do molho de pimenta e o picante do queijo se anulam, reforçando o gosto dos temperos e dos queijos. Perfeito para uma noite de sábado, acompanhado por uma cerveja bem gelada!
(Embora ontem experimentamos com um Malbec simples, junto com uma mesa de queijos e salames, e ficou muito bom!)
Vou primeiro transcrever a receita aqui, tirada de um livro antigo que ganhei da minha mãe quando fui morar sozinha. Depois, coloco as dicas com nossas modificações para deixar os petiscos ainda mais fáceis de preparar.



Coxinhas de Asas de Frando À Buffalo

  • 1 kg de asas de frango (12 asas)
  • Óleo para fritar
  • 50g (1/4 de xícara) de manteiga ou margarina
  • 1 colher (sopa) de molho de pimenta-malagueta
  • 1 talo pequeno de aipo (salsão)

Separe as tulipas e as coxinhas das asas. Frite-as aos poucos em óleo quente (190 oC) por 12 - 15 minutos, até que fiquem bem douradas
Escorra a primeira parte das asas fritas numa assadeira forrada com papel toalha e mantenha aquecida. Repita o processo para fritar todas as asinhas.
Enquanto isso, numa tigela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo e junto o molho de pimenta. 
Envolva bem as asas de frango já escorridas na mistura de molho  de pimenta.
Corte o aipo em tirinhas de 6 cm de comprimento e arrume com o frango numa travessa grande. Sirva oferecendo a pasta de queijo à parte.


Pasta de Queijo tipo Roquefort

  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1/2 xícara de maionese
  • 25 g de queijo tipo Roquefort amassado (1/4 de xícara)
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 1/2 colher (chá) de molho inglês

Numa tigela pequena, misture o creme de leite, a maionese, o queijo amassado, a salsinha e o molho inglês. Tampe e guarde na geladeira até a hora de servir.


DICAS:

  • Fritar frango é demorado e sempre corremos o risco de ficar meio crú. Para fazer em grandes quantidades, ao invés de fritar as asinhas, uma ideia fácil é utilizar a churrasqueira. Depois de assado, é só misturar o frango com o molho de pimenta e servir com o molho de queijo.
  • Se você, como eu, mora em apartamento e não tem ou não quer usar a churrasqueira, outra alternativa é comprar frango assado congelado. Achamos recentemente no mercado. São pedaços de frango a passarinho já assados e congelados, que ficam prontos depois de alguns minutos no forno ou microondas (não são asinhas, mas os cortes pequenos à passarinho ficam tão gostosos quanto). Depois, é só seguir a receita, misturando o frango pronto ao molho de pimenta.
  • O primeiro post deste blog foi sobre pipoca. E nós usamos a mesma pipoqueira, que é uma panela grande com o misturador na tampa, para misturar o molho de pimenta uniformemente no frango.
  • Se só o frango com molho de queijo não for suficiente para a noite de petiscos, uma tábua de queijos e frios funciona muito bem! Nós preparamos uma com parmesão e gran padano nos queijos, salame italiano, linguiça húngara, copa e presunto serrano nos demais frios. Ficou perfeita acompanhando um Merlot!




domingo, 27 de julho de 2014

Hackepeter (ou raquepeta para os íntimos)

A hackepeter é um prato típico alemão de Joinville (pelo menos não vi na Alemanha).

Ingredientes (para 4 ou 5 pessoas):

  • 1kg carne moída duas vezes. Peça ao açougueiro tirar o máximo de gordura antes de moer. A melhor carne é o mignon, mas da para fazer com alcatra.
  • 2 cebolas médias.
  • 8 colheres de chá de alcaparras
  • 12 colheres de sopa de molho inglês
  • 8 colheres de sopa de conhaque
  • 2 gemas de ovos
  • 2 colheres de sopa de pápicra picante
  • Salsinha e cebolinha
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta
  • Noz moscada


MODO DE FAZER
  1. Pique a salsinha e cebolinha e reserve.
  2. Pique a cebola e a alcaparra (pode ser no processador) e reserve.
  3. Misture à carne moída todos os ingredientes,  menos o azeite.
  4. Acrescente os temperos (sal, pimenta e noz moscada) a gosto.
  5. Misture aos poucos usando 2 colheres e vá acrescentando o azeite de oliva (uns 50ml no início, mas deverá ser mais).
  6. O segredo do hackepeter é a mistura.  Conforme você vai mexendo a mistura ele vai ganhando liga. Vá adicionando o azeite e mexendo até a mistura começar a não grudar mais na parede da tigela.

Está pronto!

Sirva acompanhado de fatias de pão preto, integral ou outro tipo de sua preferência.  Cai muito bem com cerveja!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Pipocas da Copa

No início da Copa, o Wagner compartilhou no Facebook uma página com várias dicas de pipocas diferentes para experimentarmos assistindo os jogos do Brasil.

13 receitas loucamente incríveis de pipoca


É claro de testamos algumas, com algumas modificações. Então, segue nossas versões testadas e aprovadas!

 

Pipoca de Manteiga de Amendoim e Castanha de Caju


Achamos que a castanha de caju sumiu no meio da pipoca, então, dá para repetir a receita sem castanha e vai continuar deliciosa.

RECEITA:
Para meia xícara de pipoca (sem estourar)

- Meia xícara de castanha de caju
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de glucose de milho (Karo)
- 1 colher (sopa) de mel
- 2 colheres de manteiga de amendoim (cremosa / creamy)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha

Estoure a pipoca (com manteiga) e misture com a castanha de caju.
A parte, misture numa panela o açúcar, glutamato e mel. Aqueça até ferver e deixe fervendo por mais 2 minutos. Retire do fogo e adicione a manteiga de amendoim e a baunilha. Misture bem.
Depois, misture com a pipoca e a castanha.
Receita original (em inglês)

Pipoca de Parmesão e Manjericão


Foi a única receita salgada que testamos e ficou perfeita! Usamos parmesão ralado grosso, mas achamos que funciona melhor com aquele queijo ralado de pacotinho.

RECEITA:
Para meia xícara de pipoca (sem estourar)

- queijo parmesão ralado à gosto
- manjericão fresco picado

Estoure a pipoca (a receita original sugere com óleo de coco para ficar mais saudável) e misture com o parmesão e o manjericão.
Receita original (em inglês)

*_*_*_*_*_*_*_*_*

Também testamos a Pipoca Picante de Bacon e Caramelo, mas tentamos modificar a receita e não deu certo. Novas tentativas serão feitas nos próximos jogos. Mas se alguém ficou curioso, segue a receita original, em inglês: Spicy caramel bacon popcorn

Não tiramos foto das pipocas, mas para o post não ficar sem figurinhas, fica a dica da pipoqueira da Tramontina. Nós usamos a da Copa, com desenhos no tema, verde, amarelo e azul. Mas a Tramontina tem a mesma pipoqueira em outras linhas (mais discretas). Além de ser antiaderente e com o mexedor (dá pra fazer pipoca doce sem se queimar!), a tampa é transparente e dá pra ver o que está acontecendo lá dentro! Aprovada!