A cara pode não ser muito bonita, afinal, é uma batata que levou um murro! Mas além de gostosa, é muito fácil de fazer. Mais uma desculpa para experimentar... não dá trabalho nenhum enquanto você está preocupada com aquele prato principal super sofisticado. (ou quando você não quer trabalho nem sujeira na cozinha mesmo...)
Ingredientes
- 8 batatas médias (2 p/pessoa, porque é muito bom e todo mundo vai querer repetir)
- azeite
- tomilho
- alho frito
- sal (dê preferência àqueles com moedor, para moer na hora)
Detalhe: todos os ingredientes à gosto, depende do quanto você gosta do tempero!
Preparo
Lave bem as batatas em água corrente e mantenha a casca. Transfira-as para uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos - verifique espetando com um garfo, elas devem estar cozidas mas ainda firmes.
Pré-aqueça o forno a 210 ºC (temperatura média). Separe uma assadeira grande, de preferência antiaderente, e regue o fundo com cerca de 3 colheres (sopa) de azeite.
Assim que as batatas estiverem cozidas, escorra a água. Sobre uma tábua, abra um pano de prato limpo e coloque uma batata, ainda quente, no centro - cuidado para não se queimar. Dobre o pano sobre a batata e dê um murro para abrir e achatar levemente - cuidado para não colocar muita força e esmigalhar a batata. Transfira a batata para a assadeira e repita com as demais.
Debulhe as folhas de tomilho sobre as batatas, regue com o azeite restante e tempere com sal a gosto - o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante para a receita.
Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficarem douradas. Retire do forno e sirva a seguir.
#DICA: No programa Cozinha Prática, Rita Lobo ensina fazer essas batatas como acompanhamento para o estrogonofe (ao invés do manjado arroz e batata palha). Assista o vídeo aqui!
A receita original foi retirada do site Panelinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário