enchalotes

enchalotes

domingo, 20 de julho de 2014

Tortilla Espanhola (com um toque brasileiro)

Talvez nem todos saibam, mas o Wagner morou 1 ano na Espanha. Neste tempo deu para experimentar muita coisa boa deste país. E embora a comida típica espanhola que mais faz sucesso aqui no Brasil seja a paella, aqui em casa, o que aprendemos a fazer e adoramos são as tortillas de patatas. Assim como os espanhóis, sempre que dá aquela preguiça de cozinhar, o cardápio do almoço / janta aqui de casa é uma tortilha. 

A tortilha espanhola (para não confundir com a tortilha mexicana) é uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas. Como vários pratos espanhóis, há variações dependendo da região onde é feita. Assim, como todo bom brasileiro, nossa receita de tortilla também tem as suas variações.

Ingredientes

  • 2 a 3 batatas médias fatiadas bem fininhas (de preferência cortadas no processador ou mandolim)
  • 4 ovos
  • 1 cebola picada
  • sal e pimenta e cheiro verde à vontade
  • páprica à vontade
  • 100 g de bacon, ou calabresa ou linguiça húngara
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • óleo para fritar

Modo de Preparo


Bata os ovos até ficarem espumantes. Tempere com o cheiro verde, sal, pimenta e páprica (se preferir algum outro tempero, sinta-se à vontade). Adicione o queijo e misture bem.
Frite a cebola com o bacon ou a linguiça e separe. Na frigideira própria para tortilha, deixe as batatas fritando. Quando estiverem coradas / crocantes, adicione a cebola e o bacon. Misture com as batatas.

Adicione os ovos batidos. Quando a omelete estiver desgrudando da frigideira, tampe-a e vire-a para fritar do outro lado. E pronto!




Frigideira para tortilha:

Quando aprendi a fazer essa receita na Espanha, me disseram que se mede a prática da cozinheira quando ela consegue virar a tortilha sem derramar. Eu prefiro não arriscar, e uso um conjunto de duas frigideiras que se encaixam, e você pode virá-las sem medo. A foto ao lado é um exemplo da internet (porque o meu conjunto já está velhinho e surrado para aparecer na foto).




Mandolim: 



Outra dica para quem não tem processador (ou não gosta do resultado das fatias cortadas por ele), é o mandolim. Como a lâmina é ajustável, você pode escolher a espessura dos alimentos que vai fatiar.
Tem muitos fatiadores no mercado, mas o mandolim é uma espécie de fatiador ajustável. Nós (ou melhor, a Dani) encontramos da marca La Cousine para vender pela internet.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dica: evite ingredientes que vertam água, como o tomate, pois a tortilla irá desandar.

    ResponderExcluir