enchalotes

enchalotes

terça-feira, 1 de julho de 2014

Aparados da Serra


Já que o blog é para falar das comilanças e das viagens, e os chefs do grupo são o Wagner e a Dani, sobrou para mim contar um pouquinho das nossas andanças pelo mundo. E para começar, fica a dica de um local pertinho de Gramado - RS, mas que poucos aproveitam a chance de conhecer quando vão até a Serra Gaúcha: Aparados da Serra.

A região conhecida como Aparados da Serra engloba o Parque Nacional Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, e forma uma fronteira natural entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas e o que tem para ver lá? Os canyons formados pelo relevo da região, caracterizado pelos desfiladeiros com paredões de até 700 m de altura, que terminam abruptamente em campos, como se tivessem sido "aparados". 

Os parques ficam em Cambará do Sul, e se você fizer questão de conhecer tudo, vai precisar de mais de um dia. Existem vários blogs de viagem com dicas de como chegar, onde ficar e o que fazer para conhecer os canyons. Abaixo segue a lista que usei para programar a nossa viagem:

Entretanto, há poucas opções de hotéis e do que fazer em Cambará quando você não estiver nas trilhas. Então, como a ideia era tirar umas férias no inicio do ano, resolvemos fazer um programa que não aparece nos guias para Aparados da Serra, nem nos guias para férias em Gramado, que fica cerca de 100 km de distância da entrada do parque.

As fotos deste post são do canyon Itaimbezinho, que fica no Parque Nacional Aparados da Serra. É o mais famoso e, dizem, o mais bonito. São dois percursos: o maior e mais interessante é a trilha do Cotovelo, com 6 km de caminhada fácil, de onde é possível enxergar quase 70% dos 6 km de extensão do cânion. Depois, para quem ainda estiver disposto, a trilha do Vértice é mais curta, com 1,4 km e menor visibilidade.


Em tempo:

Quando chegamos em Gramado, havia chovido muito nos últimos dias e a dona da pousada onde ficamos sugeriu que pegássemos um tour para não se estressar com a estrada (depois de passar a cidade de Cambará do Sul, há um trecho de estrada de chão). Foi a própria pousada que procurou para nós a agência que faz o passeio, mas acabei descobrindo que dá para agendar tudo por este site:
Portal Gramado: tour Itainbezinho

Nós fomos no início de janeiro, verão, e pegamos dias lindos em Gramado. Ou seja, uma visão espetacular do canyon. No inverno, talvez tenha muita neblina, o que não é muito interessante para esse passeio.

A trilha é leve, mas comprida e embaixo de muito sol. Leve muita água!

Geralmente, os passeios em tour saem cedo dos hotéis em Gramado e param num restaurante no meio do caminho para comprar lanche para levar na caminhada. A trilha mais longa é feita antes da parada para almoço, então é bom levar alguma coisa para enganar a fome.

Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário