Para mim viagem e culinária andam juntas. Sempre que posso viajar, aproveito para experimentar novas comidas e sempre tem alguma receita que marca a viagem. Tento repetir em casa alguns destes pratos que marcaram um lugar ou um momento na viagem.
Fomos para Itália em janeiro de 2011. Aproveitamos para conhecer Roma, Pompeia, Florença, Pisa, Siena, Veneza, Verona e Milão. Eu adoro comida italiana, talvez são as receitas que mais faço e melhor sei fazer. Adoro uma boa massa e um bom risoto, sem falar em pizza.
Apesar da infinidade de massas e risotos que comemos, o prato que mais marcou foi uma sopa chamada Ribollita. Esta sopa é um minestrone requentado com pão. Talvez a descrição da sopa não representa seu verdadeiro sabor.
Bem chega de papo. Lá vai a receita da Ribollita. A principal adaptação é a substituição do cavolo de nero, que eu não encontrei aqui, por couve e pelo que pesquisei pode-se utilizar repolho. Serve 4 pessoas.
Ingredientes
- 400g de couve
- 2 colheres de azeite extra virgem
- 2 talos de salsão picado
- 1 cebola picada
- 1 cenoura picado
- 400g de batatas picadas
- 250g de tomate pelado
- 250g de feijão branco
- 1 folha de louro
- 1,5 litro de caldo de legumes
- 4 fatias de pão tipo italiano em pedaços
- Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer
Aqueça o azeite numa panela funda em fogo baixo. Junte a cenoura, salsão e a cebola e cozinhe até ficarem macio e transparente. Misture o couve, as batatas, o tomate, metade do feijão, o louro e o caldo. Tempere com sal e pimenta deixe o ferver e o couve murchar. Diminua o fogo e cozinhe com panela tampada até os legumes ficarem bem macio e o caldo bem apurado.
Esprema o feijão restante, junte á sopa e mexa bem. Adicione o pão e continue mexendo enquanto ele absorve a sopa. Cozinhe por uns 15 minutos. A ribollita deve ficar bem espessa.
Sirva com um fio de azeite e um bom parmesão. Para beber uma boa garrafa de Chiante.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário