enchalotes

enchalotes

domingo, 31 de maio de 2015

Bolinho de Brigadeiro

Esse foi um achado do site Panelinha. Sabe aquela tarde preguiçosa, quando bate uma vontade de um docinho com café, mas ninguém quer sair de casa? Então... este bolo / doce é justamente perfeita para essas ocasiões.

A receita original é uma espécie de bolo (mas não vai farinha) no formato de um brigadeirão, com uma cobertura de brigadeiro. Deve ficar uma delícia, mas como eu não tenho (ainda) forma para pudim, acabei distribuindo a receita em forminhas de cupcakes. E aproveitei para dar uma "gourmetizada", ainda na onda das receitas menos doces...

Assim, segue a receita original, e depois, as minhas adaptações:


Ingredientes
Foto da receita original, retirado do Panelinha

(p/a massa)
  • 7 ovos
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • 10 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 50 g de coco ralado
(p/cobertura)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 lata de leite
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga 
  • 50g de chocolate granulado
Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma fôrma de pudim (com furo no meio) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno por cerca de 1 hora. Enquanto o brigadeirão assa. Quando retirar do forno, passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma e deixe esfriar.

Para a cobertura, misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa até o brigadeiro soltar do fundo da panela (cerca de 7 minutos). Desligue o fogo e deixe esfriar.

Desenforme o brigadeirão, colocando um prato por cima da fôrma e virando-o de uma vez. Espalhe a cobertura no brigadeirão e polvilhe com chocolate granulado.

 Bolinhos de Brigadeiro "Gourmet"

Aproveitando a receita acima, fiz duas modificações da massa:
1. Substituí o óleo de canola por azeite trufado
2. Adicionei castanha do pará picada no lugar do coco ralado

Na falta de leite condensado, e na preguiça de sair de casa, não tinha como fazer a cobertura.

Mas, eu queria enfeitar meus bolinhas com as estrelinhas de confeitar, e para isso precisava de uma cobertura. Além disso, o azeite trufado dá um gostinho diferente ao chocolate e pede um toque azedinho. Solução: redução de balsâmico!
(Já ouvi dizer que redução de balsâmico é o novo tomate seco. Mas fazer o que se é uma solução eficiente para quebrar o doce exagerado de algumas sobremesas...)

E para gourmetizar de vez a brincadeira, não foi qualquer redução de balsâmico. Foi o creme balsâmico da Casa Madeira, que é saborizado com as geleias também produzidas por eles (e maravilhosas para rechear uma torta). Estes bolinhos eu cobri com o creme balsâmico sabor morango e pimenta ou laranja e mel. Ambos combinaram super bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário