enchalotes

enchalotes

domingo, 3 de maio de 2015

Moqueca Baiana

Há controvérsias se a melhor moqueca é a baiana ou a capixaba. Para mim, moqueca tem que ter azeite de dendê, então sempre ficarei do lado da moqueca baiana. E duvido alguém achar uma moqueca melhor que a desta receita!

PS1: As sábias baianas já avisam: moqueca boa não pode ter mais de duas misturas. Por isso, vou colocar a receita que acho que mais combina: moqueca de peixe e camarão. Mas você pode fazer moqueca só de peixe, só de camarão, ou de peixe com outro tipo de frutos do mar. Na Praia do Forte tinha um restaurante que servia moqueca de camarão e polvo. Era uma delícia! Mas o restaurante fechou :(

PS2: Sei que muita gente no sul do Brasil tem restrição ao uso do coentro. Mas neste caso não tem escolha: moqueca TEM que ter coentro, se não, também não é moqueca! :P

Moqueca de peixe e camarão

Ingredientes:
  • 500g do peixe que preferir em postas (normalmente, o que estiver mais fresco no mercado)
  • 300g de camarão limpo
  • 250 mL de Azeite de dendê
  • 250 mL de Leite de coco (quem acha o dendê muito forte, pode adicionar o dobro de leite de coco, para diluir o sabor)
  • 4 tomates cortados em rodelas
  • 1 Cebola grande cortada em rodelas finas
  • 1 Pimentão vermelho picado
  • 1 Pimentão amarelo picado
  • 1 maço de coentro
  • Limão para temperar o peixe
  • Pimenta à gosto

Modo de Preparo

O ideal é usar uma panela de barro (aquecimento bem lento) e fogão à lenha, como na foto. Mas uma boa panela e um bom fogão a gás também dá conta do recado.

Tempere o peixe com limão e metade do coentro e reserve (deixe a outra metade dos galinhos do coentro à parte para adicioná-los inteiros na moqueca).

À parte, refogue o camarão no azeite de dendê, ou em óleo. Reserve.

Na mesma panela, monte a moqueca na ordem: uma camada com metade das postas do peixe. e cubra com uma camada de cebola, depois tomate, e os pimentões por último.  Depois repita a montagem mais uma vez, sempre na mesma ordem. Distribua os galinhos de coentro restante por cima.

Parece que a receita não vai dar certo. Mas pode confiar, os vegetais soltam muita água quando começam a cozinhar, fazendo bastante caldo ao se misturar com o dendê e o leite de coco.


Derrame o dendê e o leite de coco sobre os ingredientes montados. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando começar a ferver, espere aproximadamente 15 minutos. Se o peixe já estiver cozido, acrescente o camarão e deixe mais um tempinho apenas para esquentar. E já pode servir!


Dica: Para acompanhar, aproveite o caldo da moqueca para fazer um pirão. Outro acompanhamento excelente é a farofa de dendê: refogue a farinha de mandioca no azeite dendê, como for fazer qualquer farofa, mas devido ao dendê, ela fica mais amarelinha, e com um sabor especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário