enchalotes

enchalotes

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Stollen recheado com marzipan

Bolo de Natal Alemão conhecido como stollen tem forma de pão com frutas secas e é coberto de açúcar e pode ser recheado com marzipan. Eu adaptei a receita do site desafios gastronômicos. Vou colocar a receita aqui com as minhas adaptações e a receita do marzipan. Fica gostoso sem o recheio também.



A receita dá em média 3 pães médios (650 g cada)




Ingredientes
  • 120 ml de leite morno
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 50 g de açúcar
  • 2 ovos
  • 200 g de manteiga sem sal amolecida
  • 500 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • especiarias a gosto (1/2 colher de chá cravo, 1 colher de chá canela, 1 colher de chá cardamomo, 1/2 colher de chá de noz moscada...)
  • 200 ml de rum
  • 120 g de passas brancas
  • 120 g de passas pretas
  • 200 g de frutas cristalizadas
  • 150 g de amêndoas grosseiramente picadas
  • açúcar confeiteiro e manteiga derretida para finalizar

Na noite anterior, deixe as passas hidratando no rum.
 

Dissolva o fermento no leite morno, com metade do açúcar. Deixe descansar por uns 10 minutos.
 

Coloque a farinha, o restante do açúcar, o sal e as especiarias em uma tigela grande. Adicione o leite com fermento. Junte os ovos batidos e a manteiga e comece a incorporar tudo, até formar uma massa homogênea que não gruda nas mãos (coloque um pouco mais de farinha de necessário). Sove a massa por 10 minutos (Eu utilizei a batedeira com pá para massa).

Em uma bancada polvilhada com farinha, coloque a massa e abra-a bem com as mãos. Coe as passas (descarte o rum) e passe um pouco de farinha nelas (para secar). Coloque as amêndoas, as passas e as frutas cristalizadas no meio da massa e feche-a. Com cuidado, comece a sovar a massa, para distribuir bem as frutas. 

Deixe a massa descansar em uma tigela coberta, em local protegido, por uma hora ou até dobrar de volume.

Volte a sová-a por alguns minutos e divida-a nas porções desejadas. 

Abra a massa grosseiramente e recheie com uma "cobrinha" de marzipan (cerca de 2cm de diâmetro) e enrole como rocambole. 

Cubra com um pano e deixe descansar por mais uma hora, até crescer novamente.

Aqueça o forno a 180 graus e leve os stollen para assar até ficarem dourados.
 

Deixe esfriar em uma grade. Ainda morno, pincele manteiga derretida e salpique açúcar confeiteiro na superfície.



Receita Marzipan (para rechear esta quantidade de stollen)

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de amêndoa
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (de preferência o empalpável é mais fino e fica menos doce)
  • 1/2 colher de chá de água de rosas
  • 2ml de essência de amêndoas amargas (este é o segredo para o marzipan ficar igual aos importados, ainda não consegui encontrar no Brasil, pode substituir por essência de amêndoas, mas  não fica tão bom)
  • 1 clara de ovo (se usar a clara pasteurizada, são 30ml ou 1/8 de xícara)

Misture tudo até uma pasta bem homogênea. 
Com esta pasta também dá para fazer bombons de marzipan, pode ser cobertura de chocolate derretido ou cacau em pó.



sábado, 10 de dezembro de 2016

Molho Pesto

O molho pesto tradicional, da região da Ligúria, na Itália, é uma das receitas clássicas mais fáceis de fazer. E super versátil. É um excelente molho para macarrão, acompanha muito bem carnes grelhadas, e delicioso com uma salada de folhas.

Ingredientes:
  • 50g (1 maço) de manjericão fresco
  • 2 dentes de alho
  • 100 ml de azeite de oliva
  • 6 colheres (70g) de queijo parmesão ralado fino
  • 2 colheres (30g) de queijo pecorino* ralado fino
  • 1 colher (30g) de pinoli**
* Pode ser substituído por mais parmesão
** Há várias receitas que dizem para substituir o pinoli por nozes. O gosto é totalmente diferente. Se não tem pinoli, simplesmente não acrescente mais nada. O molho não fica com o mesmo gosto, mas ainda assim é muito bom.


Preparo:

Lave as folhas de manjericão mas com um pano úmido. Este processo é muito importante para obter um excelente molho pesto, uma vez que as folhas de manjericão devem estar secas e não podem estar enrugadas. 

Coloque todos os ingredientes, menos os queijos, no liquidificador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um composto líquido e cremoso. 

Neste ponto, adicione o queijo e mexa bem até que tudo fique bem misturado. 

Mantenha o molho pesto na geladeira por durante 2-3 dias num recipiente hermético, tendo o cuidado de cobri-lo com uma camada de azeite extra virgem de oliva. Também pode ser congelado.

Barriga de porco assada lentamente

Barriga de porco ou porcheta é o pedaço do porco que geralmente é utilizado para fazer o bacon, mas ultimamente tem aparecido em várias receitas em programas de culinária na TV. Então resolvi tentar fazer. Bem, aqui casa todo mundo adorou, a carne ficou super macia e suculenta e o molho ficou super saboroso.

Comprei um pedaço de mais ou menos 2,5kg. Temperei na noite anterior com uma marinada seca de sal, pimenta, alho picado, alecrim e tomilho picado, uma colher de chá de semente de erva doce, uma de coentro em pó. Faça cortes na forma quadriculada na pele.

Pré aqueça o forno à 180°C.

Pique uma cenoura, 2 talos de salsão, 3 cebolas, um talo de alho poró.

Faça uma cama de legumes e coloque a barriga de porco em cima.

Adicione 500ml de vinho e 500ml de caldo de legumes. O líquido deve ser o suficiente para encher a forma deixando a pele da barriga seca, ou seja, adicione o liquido até quase cobrir a peça da carne.

Asse por 2h com papel alumínio e 1h30 sem papel alumínio. Deixe o dourador por uma hora para deixar a pele  pururuca.

Após esse tempo, retire a barriga de porco deixe descansar por uns 20 minutos embrulhado no papel alumino e reduza o molho na boca do fogão.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Pretzel

Entre todas as comilanças na Alemanha, uma das coisas que mais me chamou atenção em Berlim foi o Pretzel (ou Brezel). Uma massa bem diferente dos pretzels que se vê no Brasil, que tem em toda padaria alemã (pendurado do jeito que está na foto!) e vai muito bem como acompanhamento para o Currywurst (ou qualquer wurst) com uma boa cerveja!

E como não dá para viajar para a Alemanha todo o fim de semana, garimpamos uma receita para fazer o Pretzel em casa mesmo:





Ingredientes


  • 10g (1 envelope) de fermento biológico seco
  • 1 xícara e meia de água morna
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 750g (3 xícaras) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 litro de água fervendo
  • 160g (2/3 xícara) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida 
  • 2 gemas de ovo batidas com 1 colher (sopa) de água
  • sal grosso / sementes de papoula / orégano / gergelim / parmesão ralado / açúcar e canela


Preparo

Misture o fermento e o açúcar com a farinha e regue com a água morna. Deixe em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos. Em seguida adicione o sal e a manteiga.


Numa batedeira planetária, misture em velocidade baixa até ficar bem uniforme. Aumente para a velocidade média e bata até a massa estar homogênea e desgrudar das laterais da jarra por aproximadamente cinco minutos. A massa também pode ser batida à mão.

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para um recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Forre uma assadeira com papel manteiga e pincele levemente com óleo vegetal. Reserve.
Quando a massa estiver pronta, cubra sua superfície de trabalho com um pouco de farinha e divida a massa em oito partes iguais. Enrole cada pedaço da massa em uma tira de 60 centímetros. Faça um formato de U com a tira e segure as extremidades para cruzá-las, pressionando a parte inferior do U para dar a forma de um pretzel.

http://desafiosgastronomicos.blogspot.com.br/2013/08/desafio-assar-lindos-pretzels-ao-estilo.html


Coloque os pretzels na assadeira e deixe em temperatura ambiente por uma hora. Isso ressecará a superfície e facilitará seu manuseio.

Pré-aqueça o forno a 225ºC.

Em uma forma de assar, ferva 1 litro de água. Diminua a temperatura e adicione o bicarbonato de sódio lentamente para evitar que transborde. Ferva novamente e acrescente os pretzels à água quente, um por um, por 30 segundos. Retire-os da água usando uma espátula grande e os coloque de volta na assadeira. Essa etapa permitirá que o pretzel fique com uma casca crocante, dourada e brilhante.

Pincele a parte superior de cada pretzel com a mistura de gemas batidas e água e polvilhe com sal grosso, ou a cobertura de sua preferência. Asse até ficar bem dourado por aproximadamente 12 a 14 minutos.

Dicas: Cozinhar os pretzels em água fervente com bicarbonato de sódio faz com que a casca fique crocante, dourada e brilhante. Mas se cozinharem por muito tempo, os pretzels ficarão borrachudos ao saírem do forno. E se não ferverem o suficiente, isso fará com que cresçam muito no forno.

Curiosidade: O banho em água com solução diluída de soda cáustica é a maneira tradicional alemã de fazer pretzels, em vez de usar o banho em água com bicarbonato de sódio. Mas mesmo diluída, a solução  é muito corrosiva e é recomendável usar luvas de borracha e óculos de proteção ao manuseá-la. A utilização do bicarbonato de sódio não proporcionará a mesma crosta dourada e brilhante, mas o resultado é bem próximo disso e o uso em casa é mais seguro.

domingo, 18 de setembro de 2016

Risoto Caccio e Pepe

Esta receita tem uma história muito interessante. Após o terremoto de 2012 na Itália os produtores do Parmesiano Reggano da região de Módena estavam prestes a perder toda sua produção e correndo o risco de deixar de ser uma das regiões mais tradicionais de produção do queijo parmesão. O chef Massimo Bottura, um dos melhores chefs  da atualidade, que é dessa região fez uma campanha para ajudar a região. Ele criou esta receita e vários chefs do mundo reproduziram a receita e os queijos que danificaram durante o terremoto foram consumidos. Para conhecer um pouco desta história e sobre o chef vale assistir a série chefs in the table  no Netflix. A receita surpreende no equilíbrio de sabores. Vale a pena fazer!

A receita não é complicada. Só exige planejamento, pois ela é feita em duas etapas. E a primeira deve ser feita no dia anterior. Consiste em cozinhar o parmesão para obter o caldo do risoto e um creme de parmesão para finalizar.

Segue a receita para 4 pessoas:

Caldo e creme de parmesão
  • 900g de parmesão de boa qualidade cortado em pedaços 
  • 8 1/2 xícaras de água

Coloque tudo numa panela e cozinhe até todo queijo derreter. Deixe esfriar e repita o aquecimento até todo queijo derreter novamente. Mexendo de vez em quando. Guarde na geladeira por no mínimo 8h ou uma noite. Após este período o sistema terá 3 fases. A superior, o creme de parmesão, que deve ser retirado com auxílio de uma escumadeira. O caldo que deve ser coado e reservado. E uma massa de queijo  que é descartado.

Risoto
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de manteiga 
  • 2 xícaras de arroz para risoto 
  • Caldo de parmesão 
  • 1/2 xicara diCreme de parmesão 
  • Pimenta a gosto

Frite a cebola e o alho. Adicione o arroz e frite um pouco na manteiga. Vá adicione o caldo de parmesão, previamente aquecido, aos poucos e mexendo sempre até o arroz ficar ao dente. Para finalizar adicione o creme de parmesão. Para servir moa a pimenta sobre o arroz já no prato. Pronto para servir.

domingo, 21 de agosto de 2016

Salada Lyonnaise


Uma das coisas boas de viajar, é conhecer novos sabores e receitas, principalmente quando se consegue repetir depois de voltar. Já temos algumas destas receitas no nosso blog, como: almondegas suecas, ribollita, fish and chips, curry wurst entre outras.

Esta é uma receita que conhecemos em Lyon, um lugar lindo na França que permite uma experiência gastronômica digna da culinária francesa. É basicamente uma salada verde com ovos poche.

Bem o primeiro problema é o ovo poche! Realmente se usarmos as técnicas francesas é difícil faze-lo, pois é o ovo que deve ser fresco e estar na temperatura ambiente, água com vinagre e como colocar na água sem quebrar o ovo, é quase impossível acertar! Mas existe diversos videos na internet ensinando fazer o ovo poche usando saquinho plástico e eu virei adepta desta técnica!

Segue um link com uma das maneiras de fazer: https://www.youtube.com/watch?v=DI7IL1qR44I

Vamos a receita:



Ingredientes:

Molho
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • 3 colher de sopa de azeite
Misture tudo até formar um molho cremoso

Salada
  • Folhas verdes (eu coloco alface e rucula)
  • 2 ovos poche
  • cubos de bacon crocante (eu faço no microondas)

Para montar a salada, coloque as folhas verdes, o bacon, o molho a gosto, os ovos poche e tempere com sal e pimenta.

domingo, 19 de junho de 2016

Brigadeiro Gourmet de Amaretto

Pra quem acha que brigadeiro é doce de criança, aqui vai uma receita proibida para menores...
A receita é baseada no Brigadeiro ao Conhaque do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce e do ICKFD. Mas como o amaretto é muito mais saboroso, veio a ideia de usá-lo no lugar do conhaque!

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de glucose
  • 3 colheres (sopa) de amaretto


Preparo:

Misture todos os ingredientes na panela, menos o amaretto e cozinhe em fogo baixo até chega em ponto de brigadeiro. (Eu ainda deixo ele apurar um pouquinho mais no fogo, porque ele vai amolecer um pouquinho quando adicionar o amaretto).

Desligue o fogo, transfira para um pirex frio e continue mexendo até amornar (em torno de 30 oC). Acrescente o amaretto e misture bem.

Cubra com papel filme e leva à geladeira até esfriar

Faça bolinhas e cubra com chocolate granulado ou outro confeito de preferência.

***DICA: Você pode parar de cozinhar o brigadeiro um pouco antes para fazer um brigadeiro de
colher. E para deixar ainda mais gostoso, use-o como cobertura, mergulhando um físalis (ou physalis) - aquela frutinha linda e deliciosa - aberto e depois cobrindo com o chocolate granulado, como na foto. Fica maravilhoso!

***DICA: Não é muito fácil (nem barato) encontrar o Amaretto original por aí. Nós usamos o licor de amaretto (foto) produzido pela Cantina Strapazzon, em Bento Gonçalves - RS. Para saber mais sobre a vinícula:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/CantinaStrapazzon/
TripAdvisor: Reviews Cantina Strapazzon (para quem pretende viajar a Gramado ou a outros destinos da Serra Gaúcha, #fikdik)
Informações Turísticas: Serra Gaúcha - Cantina Strapazzon



sábado, 18 de junho de 2016

Brigadeiro de Paçoca


Junho é tempo de festa, e nada melhor que combinar um clássico das Festas Juninas com o docinho mais querido dos aniversários!


Essa receita foi inspirada nas variações de brigadeiro do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce, do site ICKFD. Só que nós fizemos umas mexidinhas, e ficou um brigadeiro de colher muito bom!



Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 paçocas bem amassadas / trituradas + 3 paçocas amassadas para enfeitar
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal

Preparo
Misture todos os ingredientes na panela e cozinhe em fogo baixo até dar ponto de brigadeiro,
desgrudando do fundo da panela (se for fazer brigadeiro de colher, eu tiro do fogo um pouquinho antes do ponto de brigadeiro, para ficar mais mole).

Brigadeiro: leve na geladeira com um filme plástico por cima e, depois de frio, enrole usando a paçoca amassada para efeitar (substituindo o chocolate granulado)

Brigadeiro de colher: Arrume em copinhos intercalando camadas do brigadeiro e da paçoca, deixando uma última camada de paçoca. Leve para gelar e sirva quando quiser!

**Dica: Pra quem nunca fez brigadeiro, a Danielle Noce tem um vídeo ensinando como reconhecer o famoso ponto de brigadeiro: http://bit.ly/ickfd-22



sábado, 14 de maio de 2016

Bolo de iogurte com cardamomo

Adoro fazer bolo com iogurte, pois o bolo não fica seco e neste caso ficou super fofinho. Alem disso, é fácil de fazer, pois é um bolo de liquidificador e vai muito bem um cafezinho, pois cardamomo e café estão entre as combinações perfeitas.

Ingredientes
Medida foi um xícara de 250ml
  • 2 potes de iogurte grego 
  • 120 ml de leite
  • 3 ovos
  • 12 sementes de cardamomo moídas em pilão 
  • 1/3 de xícara de óleo 
  • 1 e 1/3 de xícara de açúcar 
  • 1 e 2/3 de xícara de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento

Pré aqueça o forno à 180°C. Unte uma forma de furo do meio.
Junte o leite e as sementes de cardamomo e leve ao fogo até ferver.
No liquidificador junte o leite, os iogurtes, açúcar, os ovos e o azeite. Misture bem. Coloque o trigo e misture até ficar homogêneo e por último coloque o fermento e misture.

Leve ao forno e asse por aproximadamente 45 minutos.

sábado, 23 de abril de 2016

Pizza!

Essa receita é mais uma das superdicas da Rita Lobo, que ela apresentou no programa Cozinha Prática.
Receitas caseiras de massa para pizza existem muitas, mas nunca é a mesma coisa que a da pizzaria. Mas essa é a que chega mais próximo das melhores pizzarias. Mas o truque não é só a receita, é também o fato da massa ser assada na pedra (na falta do forno a lenha). E não precisa se desesperar! A linha de assadeiras da Tramontina tem assadeira de pedra sabão, nas versões de 33 e 38 cm. Garanto que depois de duas ou três pizzas, a assadeira já se pagou, e você vai pensar duas vezes antes de gastar com o disque-pizza.
Assadeira de pedra sabão 33 cm da Tramontina

Mas vamos lá para a receita da massa, que é o que interessa!








Ingredientes (para 4 pizzas)

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g) (Eu uso o fermento biológico instantâneo da foto, são dois pacotinhos por receita)*
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 1/2 xícaras (chá) de água morna
  • 1/4 xícara (chá) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela
 *Mais dicas sobre fermentos, no blog Pilotando Um Fogão

Preparo

Se usar o fermento instantâneo, siga as instruções da embalagem: Misture o fermento e o açúcar com a farinha e regue com a água morna. Deixe em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos.

Adicione o sal e  ¼ de xícara (chá) de azeite. Misture, com uma espátula, apenas para incorporar.

Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite - ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.

Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa - ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

A partir deste ponto, você pode separar a massa em quatro partes e congelar. Se já for fazer a pizza no mesmo dia, é só continuar a receita.

Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início - caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo do tamanho da forma que for usar.

Se estiver usando a forma de pedra, espere ela aquecer por 30 min e retire do forno. Polvilhe a forma quente com farinha de trigo ou milho. Coloque a massa aberta sobre a pedra e monte o recheio de sua preferência (lembre-se que a primeira camada é sempre de molho - 2 a3 colheres de sopa).

Deixe assar em forno alto por cerca de 15 min. O tempo correto de assar depende da sua preferência e do forno.

Recheio 1 - Pizza de Pepperoni
  • Molho de tomate
  • Mussarela ralada
  • Salame tipo pepperoni cortado em fatias finas
  • Orégano
  • Parmesão ralado
Cubra a massa com 2 a 3 colheres (sopa) de molho de tomate. Espalhe a mussarela ralada e depois distribua as fatias de pepperoni até cobrir toda a pizza. Polvilhe orégano e parmesão, e leve ao forno.


Recheio 2 - Pizza Margherita
  • Molho de tomate
  • Mussarela ralada
  • Tomate cereja
  • Bolinhas de mussarela de búfala (opcional)
  • Manjericão fresco
  • Parmesão ralado
Cubra a massa com 2 a 3 colheres (sopa) de molho de tomate. Espalhe a mussarela ralada e depois distribua o tomate cereja cortado ao meio pela pizza. Não precisa colocar muito tomate (eu calculo cerca de 2-3 metades por fatia. Leve ao forno. Depois de assada, adicione o manjericão fresco e polvilhe com o parmesão ralado.

domingo, 13 de março de 2016

Quiche: O rei das tortas salgadas

Quiche é basicamente uma torta salgada de creme, seu nome vem da palavra Kuchen do alemão que significa bolo. É possível variar o seu recheio como bacon frito que é o famoso quiche lorraine, eu gosto com alho poró refogado, cogumelo e tomate seco, bacon frito e espinafre, mas o que vale é imaginação. Segue a receita básica do quiche, receita adaptada do livro de receitas do restaurante viena de São Paulo e o recheio fica para você escolhe.

Ingredientes

Massa
  • 120g de manteiga gelada em cúbicos
  • 120g de ricota peneirada 
  • 120g de trigo
  • 1/4 colher de chá  de sal
  • 1/2  colher fermento em pó


Basse do recheio
  • 4 ovos 
  • 2 colheres de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de noz moscada 
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de suco de limão 
  • 450ml de creme de leite fresco 
  • 200g  de queijo gruyere ralado grosso


  • Forno pré aquecido a 180°C
  • 1 forma de aro removível de 30 cm de diâmetro



Modo de fazer

Massa
  1. Misture o trigo, o sal e o fermento. Junte a manteiga e a ricota misture com as mãos até ficar homogênea. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 1 hora.
  2. Abra a massa e forre o fundo e as laterais da forma com a massa. Fure com o garfo a massa e asse por cerca de 10 minutos.


Recheio
  1. Bata os ovos com o parmesão, a noz moscada e o sal. Reserve. Misture o suco de limão com o creme de leite e mexa bem. Misture com a mistura de ovos e mexa até ficar homogêneo.
  2. Montagem
  3. Espalhe o queijo gruyere sobre a massa pré assada, salpique o recheio escolhido (bacon frito ou alho poró refogado ou que vc preferir). Regue com o creme de ovos e creme leite. Asse por aproximadamente 30 minutos.

Servimos com uma salada verde. É possível congelar depois de assado que ele não perde nem textura ou sabor.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Cookies de amêndoas

Esta é mais uma receita da série comidas de viagem. São cookies muito comuns de encontrar em São Francisco na Califórnia. Lá são chamadas de "Almond Macaroons", e a receita que faço é uma adaptação da receita do livro do Farmer´s Market de São Francisco. São cookies bem leves e saborosos ótimo para fazer no verão.







Ingredientes

  • 350g de amêndoas finamente moídas (pode ser farinha de amêndoas)
  • 1 e 1/4 de xícara de açúcar
  • 3 a 4 claras de ovos (dependendo do tamanho do ovo)
  • 1 colher de chá de essência de amêndoas
  • 1 colher de sopa de amaretto.



Modo de fazer

Pré aqueça o forno em 160ºC.

Misture todos os ingredientes até ter uma mistura bem homogênea.
Faça os cookies com aproximadamente 1 colher de sopa, coloque numa forma forrada com papel manteiga e asse por aproximadamente 20 a 25 minutos. Os cookies devem estar dourados por fora e macios por dentro.

A receita rende aproximadamente 3 dúzias de cookies.


Fish and Chips

Adoro viajar e cozinhar e a melhor coisa é conseguir juntar as duas coisas. Eu gosto de trazer para casa novos sabores e fazer estas receitas para lembrar dos momentos da viagem. Esta é uma destas receitas, o clássico Fish and Chips  da Inglaterra, mas também é um prato apreciado na região da Escandinávia, principalmente na Noruega. Fiz algumas adaptações para facilitar o preparo aqui. Segue a receita para duas pessoas.

A batata frita eu substitui pela batata rústics, pois é feito no forno e assim facilita o preparo do prato. A receita que eu utilizo é baseada na receita da Rita lobo.


Ingredientes

  • 5 batatas cortadas em gomos
  • tomilho e alecrim a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto



Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 200ºC
Colocar as batatas numa panela com água, após ferver eu cozinho por 5 minutos. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água e ficar bem sequinhas. Coloque numa forma para ir ao forno, tempere com as ervas, sal, pimenta, coloque os pedaços de alho e coloque o azeite suficiente para envolver bem as batatas. O importante é que as batatas não encostem ou sobreponham umas nas outras – quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos ou, na metade do tempo, vire os pedaços.



Para fazer o peixe, utilizo a receita do Jamie Oliver.


Ingredientes

  • 250g de filé de peixe de boa qualidade (já fiz com filé de pescada e de linguado)
  • 1 lata de cerveja gelada
  • 1 xícara de trigo + trigo para envolver o filé
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo para fritar



Modo de fazer

Tempere o peixe com sal e pimenta. Separe uma porção de trigo para envolver o peixe antes de passar na mistura de trigo com a cerveja. Misture a xícara de trigo com a cerveja (eu uso uns 300ml da cerveja) e o fermento biológico, misture até ficar homogêneo. A textura fica parecida com a do creme de leite, ela precisa grudar no peixe.

Aqueça o óleo a 190ºC, passe o peixe no trigo e depois na mistura com a cerveja e coloque no óleo quente. Fritar por uns 5 minutos até ficar crocante e dourado.

Sirva com molho tartaro ou uma maionese da sua preferência. Na Inglaterra, normalmente é servido com ervilhas ou purê de ervilhas.

Molho funghi

Essa foi umas das primeiras receitas mais "gourmet" que eu fiz. Eu particularmente adoro esse molho.


Ingredientes
  • 50g de funghi secchi
  • Vinho tinto
  • 300ml de molho branco
  • 300ml de creme de leite fresco
  • 1 dente de alho
  • Manteiga
  • Sal e pimenta a gosto


Modo de fazer

Coloque o funghi de molho por aproximadamente 1 horas. Eu uso metade do volume vinho tinto e metade água quente, o suficiente para cobrir os funghis.

Pique o alho bem picadinho, derreta a manteiga, coloque o alho, frite levemente. Coloque os funghis,  tempere com sal e pimenta. Adicione um pouco do líquido do molho do funghi, pegue com uma concha  na superfície para não adicionar a areia que fica no fundo da água e deixe reduzir até ficar levemente cremoso. 

Adicione o molho branco e o creme de leite, misutre bem. Deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 30 minutos. O tradicional é servir com macarrão, mas ele vai muito bem com macarrão de palmito. E combina muito bem com um medalhão de mignhon.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Sachertorte

A Sachertorte é um bolo de chocolate, inventado por Franz Sacher em 1832 para o príncipe Metternich em Viena, capital da Áustria. É uma das mais famosas especialidades gastronômicas da cidade.

O bolo consiste de duas camadas de massa de chocolate com uma pequena camada de geleia de damasco no meio e uma cobertura de chocolate amargo, com lascas de chocolate em cima e dos lados. É tradicionalmente servida com chantilly.
A marca registrada "Original Sachertorte" foi registrada pelo Hotel Sacher, construído em 1876, pelo filho de Franz Sacher. No Hotel Sacher de Viena são produzidas cerca de 270 000 unidades todos os anos. A receita é um segredo bem guardado, mas existem diversas receitas que tentam copiar o bolo original, como esta aí embaixo:

Ingredientes:

Massa
  • 150g de chocolate meio amargo picado
  • 170g de manteiga
  • 170g de açúcar de confeiteiro
  • 2g de sal
  • 6 gemas
  • 6 claras
  • 70g de farinha de rosca
  • manteiga e farinha para untar

Recheio
  • 200g de geleia de damasco

Cobertura
  • 200g de chocolate amargo picado
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro
  • 30g de açúcar de confeiteiro

Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria, retire do fogo e deixe amornar.
Bata a manteiga na batedeira com 100g de açúcar de confeiteiro e sal, até obter uma consistência bem cremosa. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater. A mistura deve ficar leve e espumante. Incorpore o chocolate derretido ainda morno e a farinha de rosca caindo em chuva.
Bata as claras em neve até ficarem firmes. Junte então o açúcar de confeiteiro que sobrou e bata até o ponto de merengue. Misture delicadamente à massa. Coloque a massa em uma forma de fundo solto, de 24cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca.
Asse em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 30 min. Retire a torta do forno, deixe descansar por 30 min e deixa na geladeira por 24h.

Recheio
Bata a geleia de damasco no liquidificador e passe por uma peneira. Corte a torta ao meio, no sentido horizontal, recheie com a geleia e recoloque a parte de cima. Espalhe a geleia que sobrou, alisando bem.

Cobertura
Misture o chocolate com o creme de leite e o açúcar de confeiteiro. Derreta em banho-maria, retire do fogo e deixe amornar. Espalhe a cobertura sobre a torta com a ajuda de uma espátula.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Naked Cake de Nozes

O Naked Cake foi a vedete de 2015, então, nada como terminar o ano com uma versão especial para as festas de Natal / Ano Novo. Nesta receita, a massa é um bolo de nozes e a decoração fica por conta das frutas que lembram as Festas: cerejas, frutas secas, nozes, etc.


Ingredientes:
(p/ 1 bolo de nozes - forma de 20 cm)
 
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de maisena
  • 3 ovos
  • 1 xícara de nozes processadas
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
    • 1 lata de doce de leite para rechear
    • Cerejas, damascos, nozes picados para rechear e inteiros para decorar
    • Açúcar de confeiteiro ou impalável para polvilhar


    Preparo:


    Prepare as formas que for usar. Unte e forre com papel manteiga e pré-aqueça o forno a 180 oC.
    Bata todos os ingredientes para o bolo no liquidificador. Coloque para assar por cerca de 40 - 50 min.
    Espere os bolos esfriarem, desenforme e monte.
    Eu usei como recheio doce de leite misturado com as frutas picadinhas. Como cobertura, passe um pouco de doce de leite por cima para fixar as frutas e polvilhe com açúcar de confeiteiro no final.