Essa é uma dica para dar um fim no frango assado do final de semana que já está rolando há dias na geladeira. Ou uma boa saída quando você precisa levar um prato salgado em alguma confraternização. E não é uma receita minha, mas herdada da minha mãe, já que é o empadão dela que sempre fez o maior sucesso.
Vou deixar aqui a receita da massa, que é a famosa massa podre - também usado em várias outras receitas salgadas ou doces, se você adicionar açúcar.
O recheio fica a seu critério. O clássico é o empadão de frango, mas também faz muito sucesso recheios de palmito e / ou camarão, com e sem requeijão / catupiry / cream cheese.
Ingredientes
- 2 tabletes de margarina (200g)
- 1 ovo inteiro
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres (café) de sal
- 2 colheres (café) de fermento
- 1 ovo inteiro batido (para pincelar)
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes (menos o ovo batido para pincelar) e amasse até desgrudar das mãos.
Abra a massa com um rolo e forre uma assadeira grande. Deixe uma parte da massa reservada para cobrir tudo depois de adicionar o recheio.
Adicione o recheio frio (essa parte é importante, para a massa não cozinhar antes da hora) e cubra com o restante da massa. Pincele com o ovo batido. Alguns usam apenas a gema, mas como eu não tenho tantos dotes culinários para aproveitar a clara depois, bato tudo junto e a clara serve como uma "cola" para consertar qualquer defeito da cobertura. Se sobrar massa, Você pode ainda usá-la para fazer bolinhas ou cilindros para enfeitar.
Asse em forno médio por cerca de 30 minutos, até dourar.
Dica: Nunca consegui abrir a massa podre direitinho com o rolo, por isso, vou abrindo de pouquinho na assadeira mesmo. Faço o mesmo na cobertura, e os defeitos podem ser consertados com o ovo batido. A massa é super fácil de trabalhar.
Dica para o recheio:
Frango desfiado, palmito picadinho ou camarão limpo: Refogue com cebola e alho, junte uma latinha de molho de tomate e uma colher (sopa) de maisena dissolvida em um copo de água. Tempere a gosto e deixe cozinhar. Use a imaginação para adicionar qualquer outro ingrediente. Tem gente que gosta de catupiry, milho, ervilha, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário