Em 4 de julho (feriado da Independência americana) de 1924, havia tanta gente no restaurante que os estoques de comida acabaram, sobrando apenas alface. Caesar Cardini, aproveitando seu tino para o marketing, começou a improvisar a salada de alface na frente dos clientes, fazendo parecer que era a especialidade da casa!
O prato ficou famoso e, na década de 1930, a receita foi levada e difundida para a Europa, ganhando diferentes versões.
A salada original leva apenas alface, parmesão, cubinhos de pão branco e o molho, que é a grande estrela do prato. Nós temos a nossa versão do molho Caesar, mas misturamos outras folhas além da alface, verduras cruas e conservas. Ou seja, aquela limpeza na geladeira.
Salada Caesar do Wagner
Ingredientes para o molho
- 1 colher (sopa) de maionese
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- alho frito
- Suco de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 latinha de filé de atum anchovado (com o óleo)
- Sal e Pimenta a gosto
Modo de preparo
Bata tudo no processador e o molho está pronto.
Para a salada, pique todos os ingredientes que gostar. Regue com o molho e misture bem. No final, adicione croutons (pedacinhos de pão cortado em cubinhos e puxados na manteiga) ou batata palha para ficar crocante.
* Alface e frango desfiado são dois ingredientes obrigatórios. Normalmente é o destino da sobra do frango assado de domingo.
** Na salada da foto, seguem os ingredientes:
- Alface
- Frango desfiado
- Tomate cereja
- Abobrinha grelhada
- Berinjela grelhada
- Aspargo grelhado
- Palmito
- Coração de alcachofra
- Rúcula
- Pepino em conserva
- Cebola frita empanada (que descobrimos que já existe para vender no supermercado!)
Outras opções de misturas: cenoura crua ralada, repolho, alface roxa, agrião, etc. Basicamente, o que você gostar. (Ou aquelas verduras que você odeia, mas tem que comer... O molho dará um sabor totalmente diferente!)
***A história sobre a Salada Caesar foi tirada do livro "Quem colocou o filé no Wellington?", de James Winter, Editora Melhoramentos. O livro traz a receita e conta a história de 50 pratos clássicos da culinária mundial. No livro, tem a receita original do molho Caeser, do Estrogonofe, e até da brasileiríssima feijoada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário