Quem mora em Joinville já sabe que a cidade é famosa por apresentar as quatro estações do ano em um único dia (Curitiba também tem a mesma fama)! Esse clima peculiar é responsável pelas gripes e resfriados do outono / inverno. Assim, como uma boa curitibana que está aprendendo a ser joinvilense, tenho uma carta na manga para aqueles dias que parece que fomos atropelados pelo caminhão da gripe: um missoshiru que pode parecer uma aberração para os fãs mais clássicos da culinária japonesa, mas que é quase um "levanta defunto".
Segundo a Wikipedia, missoshiru vem das palavras misso, que significa soja fermentada, e shiru, que significa caldo. Ou seja, o missoshiru é uma Sopa de "missô", ou Sopa de Soja Fermentada. Esta sopa é um prato básico da culinária japonesa, servida antes do prato principal, tanto no café da manhã, almoço ou jantar. É composto por dois ingredientes principais: o dashi (caldo de pescado) que é a base da sopa, e o missô (pasta feita a partir de soja) que é disolvido no dashi. Os demais ingredientes podem variar, mas para mim, não pode faltar do tofu (queijo de soja) e a cebolinha. Na versão "mata-gripe", vai também o bifum (macarrão oriental feito a partir de massa de arroz) para dar "mais sustância".
Bem, vamos então à receita (para 1 litro de sopa):
Ingredientes:
- 1 litro de água fervendo
- 4 colheres (sopa) de missô
- 1 envelope de caldo de peixe (hondashi)
- tofu (à vontade)
- cebolinha picada
- 100g de bifum
Modo de preparo:
Coloque o hondashi e o missô numa panela. Adicione a água fervendo (ajuda a dissolver melhor) e misture bem. Neste ponto, o missoshiru já está pronto, e esta é a hora de acrescentar o bifum. Deixe ferver mais um pouquinho (1 minuto) e já pode desligar o fogo.
Para servir, coloque o tofu cortado em cubinhos e a cebolinha picada em tigelas pequenas e individuais e despeje o caldo.
Dicas:
O missô (pasta de soja fermentada) e o hondashi (caldo de peixe em pó) são encontrados nos mercados grandes, geralmente na seção de importados / culinária japonesa. Tenha-os sempre em casa para poder preparar o missoshiru sempre que der vontade.
Se você é daqueles que tem seu próprio caldo feito em casa, pode substituir a água e o hondashi por 1 litro de caldo de peixe.
Tofu não é algo que a gente tem em casa sempre. Então aí vem a ideia que vai fazer muita gente arrancar os cabelos... Se dá na louca de fazer missoshiro e não tem tofu, eu coloco uns cubinhos de queijo branco ou ricota. Não é a mesma coisa, mas o gostinho do queijo no caldo de soja também fica muito bom.
Coloquei 100g de bifum na receita. Mas na verdade, eu adiciono sem medir, e gosto de bastante bifum na sopa. Se você também adora esse macarrãozinho de arroz, considere que o bifum vai à vontade!
O gergelim que aparece na foto é só para enfeite. Acaba não alterando o gosto do caldo.