enchalotes

enchalotes

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Stollen recheado com marzipan

Bolo de Natal Alemão conhecido como stollen tem forma de pão com frutas secas e é coberto de açúcar e pode ser recheado com marzipan. Eu adaptei a receita do site desafios gastronômicos. Vou colocar a receita aqui com as minhas adaptações e a receita do marzipan. Fica gostoso sem o recheio também.



A receita dá em média 3 pães médios (650 g cada)




Ingredientes
  • 120 ml de leite morno
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 50 g de açúcar
  • 2 ovos
  • 200 g de manteiga sem sal amolecida
  • 500 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • especiarias a gosto (1/2 colher de chá cravo, 1 colher de chá canela, 1 colher de chá cardamomo, 1/2 colher de chá de noz moscada...)
  • 200 ml de rum
  • 120 g de passas brancas
  • 120 g de passas pretas
  • 200 g de frutas cristalizadas
  • 150 g de amêndoas grosseiramente picadas
  • açúcar confeiteiro e manteiga derretida para finalizar

Na noite anterior, deixe as passas hidratando no rum.
 

Dissolva o fermento no leite morno, com metade do açúcar. Deixe descansar por uns 10 minutos.
 

Coloque a farinha, o restante do açúcar, o sal e as especiarias em uma tigela grande. Adicione o leite com fermento. Junte os ovos batidos e a manteiga e comece a incorporar tudo, até formar uma massa homogênea que não gruda nas mãos (coloque um pouco mais de farinha de necessário). Sove a massa por 10 minutos (Eu utilizei a batedeira com pá para massa).

Em uma bancada polvilhada com farinha, coloque a massa e abra-a bem com as mãos. Coe as passas (descarte o rum) e passe um pouco de farinha nelas (para secar). Coloque as amêndoas, as passas e as frutas cristalizadas no meio da massa e feche-a. Com cuidado, comece a sovar a massa, para distribuir bem as frutas. 

Deixe a massa descansar em uma tigela coberta, em local protegido, por uma hora ou até dobrar de volume.

Volte a sová-a por alguns minutos e divida-a nas porções desejadas. 

Abra a massa grosseiramente e recheie com uma "cobrinha" de marzipan (cerca de 2cm de diâmetro) e enrole como rocambole. 

Cubra com um pano e deixe descansar por mais uma hora, até crescer novamente.

Aqueça o forno a 180 graus e leve os stollen para assar até ficarem dourados.
 

Deixe esfriar em uma grade. Ainda morno, pincele manteiga derretida e salpique açúcar confeiteiro na superfície.



Receita Marzipan (para rechear esta quantidade de stollen)

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de amêndoa
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (de preferência o empalpável é mais fino e fica menos doce)
  • 1/2 colher de chá de água de rosas
  • 2ml de essência de amêndoas amargas (este é o segredo para o marzipan ficar igual aos importados, ainda não consegui encontrar no Brasil, pode substituir por essência de amêndoas, mas  não fica tão bom)
  • 1 clara de ovo (se usar a clara pasteurizada, são 30ml ou 1/8 de xícara)

Misture tudo até uma pasta bem homogênea. 
Com esta pasta também dá para fazer bombons de marzipan, pode ser cobertura de chocolate derretido ou cacau em pó.



sábado, 10 de dezembro de 2016

Molho Pesto

O molho pesto tradicional, da região da Ligúria, na Itália, é uma das receitas clássicas mais fáceis de fazer. E super versátil. É um excelente molho para macarrão, acompanha muito bem carnes grelhadas, e delicioso com uma salada de folhas.

Ingredientes:
  • 50g (1 maço) de manjericão fresco
  • 2 dentes de alho
  • 100 ml de azeite de oliva
  • 6 colheres (70g) de queijo parmesão ralado fino
  • 2 colheres (30g) de queijo pecorino* ralado fino
  • 1 colher (30g) de pinoli**
* Pode ser substituído por mais parmesão
** Há várias receitas que dizem para substituir o pinoli por nozes. O gosto é totalmente diferente. Se não tem pinoli, simplesmente não acrescente mais nada. O molho não fica com o mesmo gosto, mas ainda assim é muito bom.


Preparo:

Lave as folhas de manjericão mas com um pano úmido. Este processo é muito importante para obter um excelente molho pesto, uma vez que as folhas de manjericão devem estar secas e não podem estar enrugadas. 

Coloque todos os ingredientes, menos os queijos, no liquidificador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um composto líquido e cremoso. 

Neste ponto, adicione o queijo e mexa bem até que tudo fique bem misturado. 

Mantenha o molho pesto na geladeira por durante 2-3 dias num recipiente hermético, tendo o cuidado de cobri-lo com uma camada de azeite extra virgem de oliva. Também pode ser congelado.

Barriga de porco assada lentamente

Barriga de porco ou porcheta é o pedaço do porco que geralmente é utilizado para fazer o bacon, mas ultimamente tem aparecido em várias receitas em programas de culinária na TV. Então resolvi tentar fazer. Bem, aqui casa todo mundo adorou, a carne ficou super macia e suculenta e o molho ficou super saboroso.

Comprei um pedaço de mais ou menos 2,5kg. Temperei na noite anterior com uma marinada seca de sal, pimenta, alho picado, alecrim e tomilho picado, uma colher de chá de semente de erva doce, uma de coentro em pó. Faça cortes na forma quadriculada na pele.

Pré aqueça o forno à 180°C.

Pique uma cenoura, 2 talos de salsão, 3 cebolas, um talo de alho poró.

Faça uma cama de legumes e coloque a barriga de porco em cima.

Adicione 500ml de vinho e 500ml de caldo de legumes. O líquido deve ser o suficiente para encher a forma deixando a pele da barriga seca, ou seja, adicione o liquido até quase cobrir a peça da carne.

Asse por 2h com papel alumínio e 1h30 sem papel alumínio. Deixe o dourador por uma hora para deixar a pele  pururuca.

Após esse tempo, retire a barriga de porco deixe descansar por uns 20 minutos embrulhado no papel alumino e reduza o molho na boca do fogão.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Pretzel

Entre todas as comilanças na Alemanha, uma das coisas que mais me chamou atenção em Berlim foi o Pretzel (ou Brezel). Uma massa bem diferente dos pretzels que se vê no Brasil, que tem em toda padaria alemã (pendurado do jeito que está na foto!) e vai muito bem como acompanhamento para o Currywurst (ou qualquer wurst) com uma boa cerveja!

E como não dá para viajar para a Alemanha todo o fim de semana, garimpamos uma receita para fazer o Pretzel em casa mesmo:





Ingredientes


  • 10g (1 envelope) de fermento biológico seco
  • 1 xícara e meia de água morna
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 750g (3 xícaras) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 litro de água fervendo
  • 160g (2/3 xícara) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida 
  • 2 gemas de ovo batidas com 1 colher (sopa) de água
  • sal grosso / sementes de papoula / orégano / gergelim / parmesão ralado / açúcar e canela


Preparo

Misture o fermento e o açúcar com a farinha e regue com a água morna. Deixe em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos. Em seguida adicione o sal e a manteiga.


Numa batedeira planetária, misture em velocidade baixa até ficar bem uniforme. Aumente para a velocidade média e bata até a massa estar homogênea e desgrudar das laterais da jarra por aproximadamente cinco minutos. A massa também pode ser batida à mão.

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para um recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Forre uma assadeira com papel manteiga e pincele levemente com óleo vegetal. Reserve.
Quando a massa estiver pronta, cubra sua superfície de trabalho com um pouco de farinha e divida a massa em oito partes iguais. Enrole cada pedaço da massa em uma tira de 60 centímetros. Faça um formato de U com a tira e segure as extremidades para cruzá-las, pressionando a parte inferior do U para dar a forma de um pretzel.

http://desafiosgastronomicos.blogspot.com.br/2013/08/desafio-assar-lindos-pretzels-ao-estilo.html


Coloque os pretzels na assadeira e deixe em temperatura ambiente por uma hora. Isso ressecará a superfície e facilitará seu manuseio.

Pré-aqueça o forno a 225ºC.

Em uma forma de assar, ferva 1 litro de água. Diminua a temperatura e adicione o bicarbonato de sódio lentamente para evitar que transborde. Ferva novamente e acrescente os pretzels à água quente, um por um, por 30 segundos. Retire-os da água usando uma espátula grande e os coloque de volta na assadeira. Essa etapa permitirá que o pretzel fique com uma casca crocante, dourada e brilhante.

Pincele a parte superior de cada pretzel com a mistura de gemas batidas e água e polvilhe com sal grosso, ou a cobertura de sua preferência. Asse até ficar bem dourado por aproximadamente 12 a 14 minutos.

Dicas: Cozinhar os pretzels em água fervente com bicarbonato de sódio faz com que a casca fique crocante, dourada e brilhante. Mas se cozinharem por muito tempo, os pretzels ficarão borrachudos ao saírem do forno. E se não ferverem o suficiente, isso fará com que cresçam muito no forno.

Curiosidade: O banho em água com solução diluída de soda cáustica é a maneira tradicional alemã de fazer pretzels, em vez de usar o banho em água com bicarbonato de sódio. Mas mesmo diluída, a solução  é muito corrosiva e é recomendável usar luvas de borracha e óculos de proteção ao manuseá-la. A utilização do bicarbonato de sódio não proporcionará a mesma crosta dourada e brilhante, mas o resultado é bem próximo disso e o uso em casa é mais seguro.