Depois daquela comilança das festas de Natal e Réveillon, nada como um prato leve para começar o ano. E neste caso, o Ratatouille é uma boa pedida.
Famoso depois do filme da Disney com o ratinho aí do canto, o Ratatoulle é um ensopado de legumes, originário dos camponeses da região de Provença, que vai muito bem como prato principal, acompanhamento de carnes mais secas, ou então, como recheio de pizza, bruscheta e tortas salgadas.
A nossa receita é resultado de uma busca de várias opções que se encontram pela internet. É fácil de fazer, sendo que o mais chato é cortar os legumes em fatias finas e arrumá-las no prato, mais um motivo para investir num bom mandolin.
- 1 abobrinha
- 1 beringela
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 4 tomates
- 2 cebolas grandes
- sal e pimenta a gosto
- azeite de oliva para regar
- alecrim
- tomilho
- manjericão
- molho de tomate (pode ser pronto ou preparado conforme sua preferência)
Modo de Preparo:
Corte a berinjela em farias finas. Transfira para uma tigela, cubra
com água e misture com uma colher de chá de sal. Esse truque serve para
amenizar o gosto amargo do legume. Reserve.
Enquanto isso, prepare os outros legumes. Lave, seque e fatie as
abobrinhas em rodelas finas também. Corte em rodelas os tomates, as cebolas e os dois pimentões. Retire a berinjela da água e seque.
Forre um refratário com uma camada de molho de tomate. Monte alternadamente as fatias de legumes conforme a foto. Regue com bastante azeite e tempere com sal e pimenta. Adicione raminhos de tomilho e alecrim para dar gosto.
Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno a 200 oC, por aproximadamente 40 minutos.
Antes de servir, adicione as folhas de manjericão. Muitas folhas. Quanto mais, melhor!
Última dica:
O que sobrar do prato principal pode render uma excelente bruscheta! Corte fatias de pão italiano, regue com azeite de oliva, coloque o ratatoulle por cima e salpique com parmesão ralado. É só ir ao forno para gratinar e voi lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário