Recentemente fizemos mais uma assinatura de vinhos, desta vez no Clube Wine da wine.com.br. A ideia foi receber uma seleção de vinhos mais simples (baratos), para acompanhar a pizza do final de semana. E logo no primeiro mês já tivemos dois excelentes rótulos: Oops Caménère e Oops Carbenet Franc Caménère, da Undurraga (Chile).
Mas a maior supresa ficou com a dica para a harmonização com o blend Carbenet Franc Caménère: um salsichão alemão recheado com queijo gruyère. Afinal, quem pensaria misturar salsicha com vinho? O resultado é perfeito! E por isso não podíamos deixar de compartilhar essa receita :)
Ingredientes:
- 4 salsichões, nós usamos a Salsicha Vermelha (BockWurst) da marca Olho
- 150g de queijo gruyère
- Mostarda Dijon a gosto
Preparo:
Coloque os salsichões em uma panela com água fervente e deixe por 10 minutos. Escorra.
Corte o queijo em tiras. Faça um furo na salsicha no sentido longitudinal e coloque a tira de queijo no centro. Se precisar, prenda-as com um palito.
Leve ao forno preaquecido a 220 oC, por cerca de 15 minutos, até que o queijo derreta. Se tiver a função grill, use nos minutos finais. (Nós ainda gratinamos com o maçarico culinário, para ficar queimadinho por cima)
Sirva com a mostarda Dijon.
Quem não ama cinnamon rolls? Aqueles rolinhos de pão doce recheado com canela são uma perdição... O ICKFD tem uma receita super fácil e perfeita dos rolinhos. Só que como eu queria aproveitar um cacho de bananas maduras, resolvi incrementar um pouco a receita. Afinal, banana e canela sempre combinaram muito bem.
(como maçã e canela também é uma combinação perfeita, fica a dica para mais uma receita!)
Ingredientes
Para a massa:
- 250 mL de leite integral
- 10g de fermento biológico seco
- 100g de açúcar refinado
- 80g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 500g de farinha de trigo
Para o recheio
- 200g de açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de canela em pó
- 100g de manteiga
- 4 a 5 bananas maduras
Calda de açúcar
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água
Preparo
Numa tigela, pese 500g de farinha. Faça um buraco no meio e coloque o fermento biológico seco e o açúcar. Adicione leite morno (cuidado para não estar muito quente, ou pode "matar" o fermento) e mexa delicadamente. Deixe descansar por 5 minutos.
Acrescente a manteiga e os ovos (em temperatura ambiente) e o sal. Leve para bater em batedeira com o gancho próprio para sovar massa. Comece batendo em velocidade baixa, para a farinha ir incorporando aos ingrediente líquidos, e aumente a velocidade aos poucos. Deixe cerca de 5 minutos em velocidade alta.
Unte uma tigela com óleo e coloque a massa sovada. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).
Enquanto isso prepare o recheio: misture o açúcar mascavo com a canela e a manteiga em temperatura ambiente. Acrescente as bananas amassadas e misture bem até formar uma pasta. Reserve.
Montagem
Polvilhe um pouco de farinha na mesa e, com um rolo, abra a massa em um retângulo de aprox. 20x30 cm e com mais ou menos 1 cm de espessura. Espalhe a pasta de açúcar, canela e banana na massa, deixando o final sem recheio para enrolar.
Enrole a massa e corte em 8 pedaços iguais. Coloque os rolinhos numa forma untada, bem espaçados, e deixe descansar por mais 1 hora.
Antes de colocar no forno, polvilhe uma mistura de açúcar e canela por cima. Deixe assar a 200 oC por aproximadamente 45 minutos, até que fiquem dourados.
Calda de açúcar
Quando os rolinhos estiverem quase prontos, faça a calda de açúcar. Em fogo baixo, coloque meia xícara de água e meia xícara de açúcar numa panela. Misture até ferver.
Tire a massa do forno e, com ela ainda quente, pincele a calda de açúcar por todos os rolinhos.
A culinária peruana vem surpreendendo e é a nova vedete da gastronomia mundial.
Um dos pratos que mais surpreendeu ao visitar o Peru foi o risoto de quinoa. Por isso nós tínhamos que tentar reproduzir a receita quando voltamos para casa.
Para contar mais um pouco sobre a receita, ainda em Lima, compramos o livro Cocina Peruana, do chef peruano Martín Morales. Em seu livro há várias receitas das comidas tradicionais do Peru, com seus diferentes ingredientes e muita história sobre cada prato.
Voltando ao risoto de quinoa, a receita sugerida pelo chef é o Quinotto, que segundo ele é uma variação do risoto de quinoa, pois a quinoa é cozida antes de adicionar os demais ingredientes. Na verdade, a quinoa é cozida separadamente, e só no final é adicionada ao "risoto".
Mas posso garantir que o "quinotto" faz jus a sua comparação com o risoto italiano!
Ingredientes:
- 250g de quinoa
- azeite de oliva
- 30g de manteiga
- 1 cebola picadinha
- 125g de champignom laminado
- 3 dentes de alho picadinhos
- 125 mL de vinho branco
- 125 mL de creme de leite
- Noz moscada ralada
- 50g de queijo parmesão ralado
- Salsinha e cebolinha bem picados
- Sal e pimenta a gosto
Preparo
Enxague a quinoa com muita água, várias vezes. Coloque em uma panela, cubra com água fria e acrescente uma pitada de sal. Leve ao fogo e, quando ferver, deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, até que a quinoa tenha absorvido toda a água.
Enquanto isso, numa panela grande, aqueça o azeite de oliva com a manteiga. Acrescente a cebola e os cogumelos, e salteie em fogo baixo até que a cebola fique transparente. Acrescente o alho e mexa por mais um minuto. Acrescente o vinho. Quando ferver, acrescente o creme de leite e tempere com a noz moscada e pimenta.
Deixe a mistura ferver novamente e acrescente a quinoa cozida. Baixe o fogo e deixe o quinotto cozinhando, mexendo sempre, até que tenha a mesma textura que um risoto. Acrescente metade do parmesão e o cheiro verde, e corrija o sal.
Sirva com parmesão e cheiro verde por cima do prato!