enchalotes

enchalotes

domingo, 28 de setembro de 2014

Buffalo Wings

Buffalo Wings, ou Asas de Frango À Buffalo, é um petisco criado na cidade de Bufallo, estado de Nova York. São coxinhas e tulipas da asa de frango, temperadas com pimenta, que se comem mergulhadas num molho de queijo picante (Roquefort, Gorgonzola, Danish Blue ou Bresse Blue). Por incrível que pareça, o picante do molho de pimenta e o picante do queijo se anulam, reforçando o gosto dos temperos e dos queijos. Perfeito para uma noite de sábado, acompanhado por uma cerveja bem gelada!
(Embora ontem experimentamos com um Malbec simples, junto com uma mesa de queijos e salames, e ficou muito bom!)
Vou primeiro transcrever a receita aqui, tirada de um livro antigo que ganhei da minha mãe quando fui morar sozinha. Depois, coloco as dicas com nossas modificações para deixar os petiscos ainda mais fáceis de preparar.



Coxinhas de Asas de Frando À Buffalo

  • 1 kg de asas de frango (12 asas)
  • Óleo para fritar
  • 50g (1/4 de xícara) de manteiga ou margarina
  • 1 colher (sopa) de molho de pimenta-malagueta
  • 1 talo pequeno de aipo (salsão)

Separe as tulipas e as coxinhas das asas. Frite-as aos poucos em óleo quente (190 oC) por 12 - 15 minutos, até que fiquem bem douradas
Escorra a primeira parte das asas fritas numa assadeira forrada com papel toalha e mantenha aquecida. Repita o processo para fritar todas as asinhas.
Enquanto isso, numa tigela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo e junto o molho de pimenta. 
Envolva bem as asas de frango já escorridas na mistura de molho  de pimenta.
Corte o aipo em tirinhas de 6 cm de comprimento e arrume com o frango numa travessa grande. Sirva oferecendo a pasta de queijo à parte.


Pasta de Queijo tipo Roquefort

  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1/2 xícara de maionese
  • 25 g de queijo tipo Roquefort amassado (1/4 de xícara)
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 1/2 colher (chá) de molho inglês

Numa tigela pequena, misture o creme de leite, a maionese, o queijo amassado, a salsinha e o molho inglês. Tampe e guarde na geladeira até a hora de servir.


DICAS:

  • Fritar frango é demorado e sempre corremos o risco de ficar meio crú. Para fazer em grandes quantidades, ao invés de fritar as asinhas, uma ideia fácil é utilizar a churrasqueira. Depois de assado, é só misturar o frango com o molho de pimenta e servir com o molho de queijo.
  • Se você, como eu, mora em apartamento e não tem ou não quer usar a churrasqueira, outra alternativa é comprar frango assado congelado. Achamos recentemente no mercado. São pedaços de frango a passarinho já assados e congelados, que ficam prontos depois de alguns minutos no forno ou microondas (não são asinhas, mas os cortes pequenos à passarinho ficam tão gostosos quanto). Depois, é só seguir a receita, misturando o frango pronto ao molho de pimenta.
  • O primeiro post deste blog foi sobre pipoca. E nós usamos a mesma pipoqueira, que é uma panela grande com o misturador na tampa, para misturar o molho de pimenta uniformemente no frango.
  • Se só o frango com molho de queijo não for suficiente para a noite de petiscos, uma tábua de queijos e frios funciona muito bem! Nós preparamos uma com parmesão e gran padano nos queijos, salame italiano, linguiça húngara, copa e presunto serrano nos demais frios. Ficou perfeita acompanhando um Merlot!




domingo, 14 de setembro de 2014

e-chalotas traz seu pacote de viagens em menos de 3 dias!

Finalmente você agendou suas férias! Agora é só ir a agência de turismo mais próxima, ver as opções de viagens no Brasil ou no exterior que você sempre sonhou em fazer e tomar o avião, certo? Não.

Nas minhas últimas férias, estávamos em dúvida se iríamos ao Chile ou a Cusco / Machu Picchu. Tivemos a péssima ideia de procurar uma agência de turismo para tentar responder nossa dúvida. Além de sugerirem dois pacotes caríssimos para escolhermos, os horários dos vôos eram absurdos (do tipo ficar 12h durante a madrugada no aeroporto de Lima ou pagar uma diária a mais só porque o vôo chegava ao seu destino as 6:00 AM) e os vendedores não tinham a menor noção sobre as atrações que estávamos procurando.

Resultado: compramos o pacote sem intermédio de agência, apenas usando a internet. E como muitas pessoas acabam me perguntando como fazemos isso, veio a ideia deste post.

Primeiro Passo: Definir um local

Se você já sabe para onde que ir nas suas férias, fácil. Se não, fuçar no facebook dos amigos é um bom começo. Lá tem fotos, check in em restaurantes, atrações turísticas, hotéis, etc. e você sempre pode pedir dicas para alguém com gostos parecidos com os seus.
Blogs de viagens / turismo também são uma boa opção.

Segundo Passo: Comprar a passagem / Reservar o hotel
Com a data da viagem definida, você pode ir aos sites das companhias aéreas e pesquisar qual deles tem a passagem com melhor horário e preço e fazer a compra. Mas hoje em dia, até isso está mais fácil de fazer: há vários sites que pesquisam as opções de vôo e listam por ordem de preço para você.


Por comodidade, sempre usei Decolar.com. Foi o primeiro site que testei para reservar hotel em Buenos Aires e deu tudo certo. Depois usei para comprar passagem aérea e também não tive problemas. Até que finalmente, com a ajuda do site fechei um pacote completo e mais passeios extras, e tudo correu bem.
Para reservar hotéis e comprar passagens aéreas no Decolar.com é fácil, basta ir preenchendo os formulários e fazendo suas escolhas. Mas a função mais legal é a procura por pacotes. Basta escrever onde você está, para onde quer viajar e, se não tem uma data definida e quer pesquisar os pacotes disponível num determinado mês, basta selecionar "Ainda não defini as datas".

PS: Antes de fechar um pacote com hotel, eu sempre procuro o site oficial do hotel. Sites especializados em turismo também tem páginas com opinião de quem já visitou o local. É sempre bom pesquisar antes para não ser pego de surpresa.

Terceiro Passo: Programar os passeios
Agora que você já está com as passagens compradas e o hotel reservado,  é hora de procurar o que fazer nesses dias de férias. Para isso, os blogs de viagens são excelentes companheiros. Basta digitar no Google "dicas de viagem" e o destino desejado.
Aí a dica é não deixar para comprar ingressos de passeios concorridos no dia. Muitos sites possibilitam a compra antecipada, inclusive o Decolar.com - se você já fechou o pacote lá, pode aproveitar para reservar alguns passeios também. Outras opções são agências locais com página na internet, que já reservam o passeio com antecedência. Assim você já sai de casa sem o stress de brigar por vaga num passeio, e se pagá-lo no ato da reserva, ainda tem a facilidade de viajar com menos dinheiro. A palavrinha mágica para digitar no Google nesses casos é "Day trip + passeio/cidade/local".


Mais Dicas:

* Os hotéis da Accor tem um cartão fidelidade que faz parte da rede Multiplus. Se você não conseguir trocar seus pontos de milhagens por passagem aérea, pode aproveitar para garantir sua estadia!
Mais informações em Le Club Accorhotels

**Se você vai para uma cidade que tem metrô, muitas vezes é possível baixar o mapa das linhas pela internet, e planejar seu deslocamento.
Saiba mais em: mapas de metrô

***Uma dica presente em tudo que é blog de turismo: antes de viajar, baixe os mapas dos lugares que pretende conhecer a pé, ou de carro alugado. E economize no plano de internet móvel e abuse do GPS. ;)
Como baixar mapas offline do googlemaps

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Crumble com Frutas Vermelhas

Segundo a Wikipedia, Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura, farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Mas nessa sobremesa, modificada a partir das peras caramelizadas com crumble do Claude Troisgros, fazemos o crumble separadamente, para depois usá-lo como acompanhante de um coulis de frutas vermelhas e sorvete.

Assim, esse post são duas receitas em uma: o crumble, que pode ser usado para cobrir tortas de frutas e deixá-las muito mais crocantes e gostosas; e o coulis de frutas vermelhas, que também pode ser usado como cobertura ou recheio de várias sobremesas.

Crumble

Ingredientes

  • 100g de manteiga amolecida
  • 150g de açúcar refinado
  • 30g de açúcar de confeiteiro
  • 100g de farinha de trigo
  • 75g de castanha do pará triturada
  • 75g de amêndoas laminadas

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes com a mão. Abra a massa sobre uma forma antiaderente e leve ao forno por 20 min a 180 oC. Se com esse tempo, já tiver dourado, basta tirar do forno e esperar esfriar. Se não, desligue o forno e deixe a massa dentro para terminar de cozinhar.
Depois de frio, basta esfarelar e usar!


Coulis de Frutas Vermelhas

Ingredientes
  • 500g de frutas vermelhas (morangos / cerejas cortados ao meio, framboesas, amoras, etc.)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de conhaque para flambar
  • 2 colheres (sopa) de licor de cassis

Modo de Preparo:

Puxe as frutas vermelhas na manteiga por 5 minutos em fogo baixo. Em seguida adicione o açúcar e deixe caramelizar. Flambe com o conhaque e, depois, acrescente o licor de cassis para adoçar. Deixe ferver até engrossar.


Montagem:

Coloque o coulis de frutas vermelhas por baixo, uma bola de sorvete de creme no meio e adicione o crumble por cima. Se quiser, enfeite com um pouquinho de açúcar de confeiteiro.


domingo, 7 de setembro de 2014

Bolo de fubá e limão

Esse bolo e chá com limão fazem a combinação perfeita.  A receita é do curso de culinária do Gordon Ramsay. Segue a receita.

Ingredientes

  • 250g de manteiga
  • 100g de fubá
  • 250g de açúcar
  • 250g de amendoas moídas
  • 3 ovos
  • Raspas de 3 limões siciliano
  • Suco de 1 limão siciliano
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer

Misture a manteiga e o açúcar até formar uma mistura homogênea.  Adicione os ovos lentamente e continue misturando até formar uma mistura homogênea.  Adicione o fubá,  as amêndoas moídas, o fermento,  as raspas de limão e o suco de limão.

Asse por 40 minutos à 180°C.

Depois de assado coloque sobre o bolo uma calda do suco de 1 limão siciliano com 2 colheres de sopa de açúcar fervida.