Esta receita tem uma história muito interessante. Após o terremoto de 2012 na Itália os produtores do Parmesiano Reggano da região de Módena estavam prestes a perder toda sua produção e correndo o risco de deixar de ser uma das regiões mais tradicionais de produção do queijo parmesão. O chef Massimo Bottura, um dos melhores chefs da atualidade, que é dessa região fez uma campanha para ajudar a região. Ele criou esta receita e vários chefs do mundo reproduziram a receita e os queijos que danificaram durante o terremoto foram consumidos. Para conhecer um pouco desta história e sobre o chef vale assistir a série chefs in the table no Netflix. A receita surpreende no equilíbrio de sabores. Vale a pena fazer!
A receita não é complicada. Só exige planejamento, pois ela é feita em duas etapas. E a primeira deve ser feita no dia anterior. Consiste em cozinhar o parmesão para obter o caldo do risoto e um creme de parmesão para finalizar.
Segue a receita para 4 pessoas:
Caldo e creme de parmesão
- 900g de parmesão de boa qualidade cortado em pedaços
- 8 1/2 xícaras de água
Coloque tudo numa panela e cozinhe até todo queijo derreter. Deixe esfriar e repita o aquecimento até todo queijo derreter novamente. Mexendo de vez em quando. Guarde na geladeira por no mínimo 8h ou uma noite. Após este período o sistema terá 3 fases. A superior, o creme de parmesão, que deve ser retirado com auxílio de uma escumadeira. O caldo que deve ser coado e reservado. E uma massa de queijo que é descartado.
Risoto
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 xícaras de arroz para risoto
- Caldo de parmesão
- 1/2 xicara diCreme de parmesão
- Pimenta a gosto
Frite a cebola e o alho. Adicione o arroz e frite um pouco na manteiga. Vá adicione o caldo de parmesão, previamente aquecido, aos poucos e mexendo sempre até o arroz ficar ao dente. Para finalizar adicione o creme de parmesão. Para servir moa a pimenta sobre o arroz já no prato. Pronto para servir.