A receita é baseada no Brigadeiro ao Conhaque do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce e do ICKFD. Mas como o amaretto é muito mais saboroso, veio a ideia de usá-lo no lugar do conhaque!
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de glucose
- 3 colheres (sopa) de amaretto
Preparo:
Misture todos os ingredientes na panela, menos o amaretto e cozinhe em fogo baixo até chega em ponto de brigadeiro. (Eu ainda deixo ele apurar um pouquinho mais no fogo, porque ele vai amolecer um pouquinho quando adicionar o amaretto).
Desligue o fogo, transfira para um pirex frio e continue mexendo até amornar (em torno de 30 oC). Acrescente o amaretto e misture bem.
Cubra com papel filme e leva à geladeira até esfriar
Faça bolinhas e cubra com chocolate granulado ou outro confeito de preferência.
***DICA: Você pode parar de cozinhar o brigadeiro um pouco antes para fazer um brigadeiro de
colher. E para deixar ainda mais gostoso, use-o como cobertura, mergulhando um físalis (ou physalis) - aquela frutinha linda e deliciosa - aberto e depois cobrindo com o chocolate granulado, como na foto. Fica maravilhoso!
***DICA: Não é muito fácil (nem barato) encontrar o Amaretto original por aí. Nós usamos o licor de amaretto (foto) produzido pela Cantina Strapazzon, em Bento Gonçalves - RS. Para saber mais sobre a vinícula:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/CantinaStrapazzon/
TripAdvisor: Reviews Cantina Strapazzon (para quem pretende viajar a Gramado ou a outros destinos da Serra Gaúcha, #fikdik)
Informações Turísticas: Serra Gaúcha - Cantina Strapazzon