enchalotes

enchalotes

domingo, 19 de junho de 2016

Brigadeiro Gourmet de Amaretto

Pra quem acha que brigadeiro é doce de criança, aqui vai uma receita proibida para menores...
A receita é baseada no Brigadeiro ao Conhaque do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce e do ICKFD. Mas como o amaretto é muito mais saboroso, veio a ideia de usá-lo no lugar do conhaque!

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de glucose
  • 3 colheres (sopa) de amaretto


Preparo:

Misture todos os ingredientes na panela, menos o amaretto e cozinhe em fogo baixo até chega em ponto de brigadeiro. (Eu ainda deixo ele apurar um pouquinho mais no fogo, porque ele vai amolecer um pouquinho quando adicionar o amaretto).

Desligue o fogo, transfira para um pirex frio e continue mexendo até amornar (em torno de 30 oC). Acrescente o amaretto e misture bem.

Cubra com papel filme e leva à geladeira até esfriar

Faça bolinhas e cubra com chocolate granulado ou outro confeito de preferência.

***DICA: Você pode parar de cozinhar o brigadeiro um pouco antes para fazer um brigadeiro de
colher. E para deixar ainda mais gostoso, use-o como cobertura, mergulhando um físalis (ou physalis) - aquela frutinha linda e deliciosa - aberto e depois cobrindo com o chocolate granulado, como na foto. Fica maravilhoso!

***DICA: Não é muito fácil (nem barato) encontrar o Amaretto original por aí. Nós usamos o licor de amaretto (foto) produzido pela Cantina Strapazzon, em Bento Gonçalves - RS. Para saber mais sobre a vinícula:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/CantinaStrapazzon/
TripAdvisor: Reviews Cantina Strapazzon (para quem pretende viajar a Gramado ou a outros destinos da Serra Gaúcha, #fikdik)
Informações Turísticas: Serra Gaúcha - Cantina Strapazzon



sábado, 18 de junho de 2016

Brigadeiro de Paçoca


Junho é tempo de festa, e nada melhor que combinar um clássico das Festas Juninas com o docinho mais querido dos aniversários!


Essa receita foi inspirada nas variações de brigadeiro do livro Por Uma Vida Mais Doce, da Danielle Noce, do site ICKFD. Só que nós fizemos umas mexidinhas, e ficou um brigadeiro de colher muito bom!



Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 paçocas bem amassadas / trituradas + 3 paçocas amassadas para enfeitar
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó solúvel 100%
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal

Preparo
Misture todos os ingredientes na panela e cozinhe em fogo baixo até dar ponto de brigadeiro,
desgrudando do fundo da panela (se for fazer brigadeiro de colher, eu tiro do fogo um pouquinho antes do ponto de brigadeiro, para ficar mais mole).

Brigadeiro: leve na geladeira com um filme plástico por cima e, depois de frio, enrole usando a paçoca amassada para efeitar (substituindo o chocolate granulado)

Brigadeiro de colher: Arrume em copinhos intercalando camadas do brigadeiro e da paçoca, deixando uma última camada de paçoca. Leve para gelar e sirva quando quiser!

**Dica: Pra quem nunca fez brigadeiro, a Danielle Noce tem um vídeo ensinando como reconhecer o famoso ponto de brigadeiro: http://bit.ly/ickfd-22